Gato de Pelo Curto Americano: tudo o que precisa de saber sobre esta raça

Para uns, o Gato de Pelo Curto Americano pode ser demasiado vulgar, para outros, é uma das escolhas mais seguras enquanto animal de companhia. Descendente de gatos que caçavam roedores, a raça é conhecida pela sua longevidade e capacidade de adaptação, estando entre as mais procuradas, sobretudo, no seu país de origem.

Gato de Pelo Curto Americano: tudo o que precisa de saber sobre esta raça
São descritos como calmos, pacientes e sociáveis.

O Gato de Pelo Curto Americano ou American Shorthair é uma das raças felinas mais comuns do mundo. Estão em todo o lado, inclusive em gatis para serem adotados, e, embora não haja raças mais especiais que outras, é fácil perceber por que razão muitas pessoas os vêem como um típico gato de casa. Até porque, em tempos, já foi registado com o nome Doméstico de Pelo Curto, que acabou por ser mudado, pois existem muitos animais sem Pedigree com as mesmas características.

Este gato é homólogo do Inglês de Pelo Curto, mais arredondado e encorpado, e do Europeu de Pelo Curto, que apresenta a cabeça mais triangular e o focinho mais bem definido.

Características gerais do Gato de Pelo Curto Americano


Grupo: Gatos de pelo curto

País de Origem: Estados Unidos da América

Porte: médio

Peso ideal: de 4kg a 6,5kg

Cor: São aceites todas as cores e padrões, embora o tabby clássico em prateado, castanho ou fulvo seja o mais vulgar.

Esperança Média de Vida: de 15 a 20 anos

Preço médio: de 330€ a 750€

 

Características específicas do Gato de Pelo Curto Americano


Apesar do seu apego às pessoas, o Gato de Pelo Curto Americano é relativamente independente, não se importando de passar parte do dia sozinho. Gosta de partilhar as suas brincadeiras com os vários elementos da família, mas quando não tem companhia sabe distrair-se por conta própria.

É um gato de energia moderada, com as fêmeas a serem mais agitadas que os machos. Está sempre atento a tudo o que se passa ao seu redor e vai apreciar um espaço onde possa explorar e exercitar-se à vontade, caso contrário torna-se entediado e preguiçoso.

Considerada de fácil criação, a raça é bastante resistente e saudável, podendo ultrapassar facilmente a faixa dos 15 anos de idade, quando tratada de forma adequada.

Energia
Inteligência
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor
Cuidados de higiene
Queda de pelo
Tendência para problemas de saúde
Facilidade de aprendizagem
Socialização com crianças
Socialização com estranhos
Socialização com cães
Socialização com gatos

Fases da vida do Gato de Pelo Curto Americano


Bebé

0 – 12 meses

Adulto

12 meses – 15 anos

Idoso

15 – 20 anos

 

Físico do Gato de Pelo Curto Americano


Gato de Pelo Curto Americano

É um gato muito atlético, com um corpo forte e musculoso, mais comprido do que alto, embora bem proporcionado. A cabeça é grande e ovalada, com bochechas cheias, orelhas afastadas de ponta arredondada e olhos amendoados com os cantos externos mais altos que os cantos internos e uma distância entre eles de aproximadamente um olho.

A cauda, de comprimento médio, é grossa na base, afilando-se até à ponta. Apesar de, como o nome da raça indica, o pelo ser curto, este apresenta-se espesso e muito denso com textura dura.

Temperamento do Gato de Pelo Curto Americano


É um gato afetuoso mas não demasiado dependente, que costuma chamar a atenção dos donos com mordidelas de amor ou suaves miados. Calmo, bem comportado e extremamente equilibrado, é uma das raças mais adaptáveis a qualquer tipo de ambiente familiar, sendo muito sociável com outros animais e crianças.

O passado de caçador reflete-se no seu comportamento atual: gosta da vida ao ar livre e de brincar mesmo na idade adulta, mas também tem os seus momentos de relaxamento, que, por vezes, podem traduzir-se numa certa preguiça.

Problemas de Saúde do Gato de Pelo Curto Americano


Coração

  • Cardiomiopatia hipertrófica.

Outros

  • Obesidade.

 

Cuidados a ter com o Gato de Pelo Curto Americano


Alimentação

  • Este gato tem muito apetite e tendência a engordar, pelo que a qualidade e quantidade da sua dieta devem ser controladas. A raça prefere beber água corrente, sendo interessante disponibilizar-se uma fonte para gatos.

Pelo

  • Como possui uma pelagem muito densa, a escovagem deve ser feita semanalmente e com mais frequência na altura da muda, utilizando uma escova de borracha.

 

Origem do Gato de Pelo Curto Americano


O Gato de Pelo Curto Americano é descendente dos gatos domésticos que chegaram à América do Norte no século XVII com os primeiros colonos vindos da Europa. Ao longo do tempo, foi cruzando com outras espécies e adaptou-se às condições locais, desenvolvendo mantos espessos e crescendo mais do que os seus primos europeus.

Inicialmente eram utilizados para ajudar no controlo da população de roedores, existentes em casas, armazéns e celeiros. A criação da raça como a conhecemos hoje começou no início do século XX, através de um programa de reprodução seletiva que visava preservar as melhores características deste gato.

Numa primeira fase, deram-lhe o nome de Doméstico de Pelo Curto, que foi depois alterado nos anos 60 para melhor representar a sua origem e diferenciá-lo de outros gatos sem Pedigree com as mesmas características.

Curiosidades sobre o Gato de Pelo Curto Americano


O Gato de Pelo Curto Americano foi uma das primeiras cinco raças felinas a ser reconhecida pela CFA (Cat Fancier’s Association), que a registou em 1906. Também foi o primeiro a ganhar o concurso “Gato do Ano” em 1965, promovido pela associação, mas por pouco… O exemplar de Nikki Horner, uma criadora do Kentucky, era o favorito para receber o título, mas acabou por ser outro a ganhar. Horner sabia que havia um erro nos cálculos, contactou os oficiais e ficou provado que estava certa.


Conheça mais raças de gatos:

Todas as raças de gatos

Todas as
raças de gatos

Raças de gatos sem pelo

Raças de gatos
sem pelo

Raças de gatos de pelo curto

Raças de gatos
de pelo curto

Raças de gatos de pelo longo

Raças de gatos
de pelo longo