A combinação perfeita para combater a flacidez nas pernas

A flacidez nas pernas é um problema que a incomoda? A combinação destes quatro factores é fundamental para conseguir umas pernas firmes e bonitas.

Powered by: BodyScience
A combinação perfeita para combater a flacidez nas pernas
Aprenda truques para ganhar esta batalha!

A flacidez nas pernas acontece quando as fibras de sustentação da pele, nomeadamente o colagénio e a elastina, se partem ou se tornam enfraquecidas.

Esta situação pode levar a problemas de auto-estima, condicionando a tomada de decisão em vestir determinadas peças de roupa e até mesmo as idas à piscina ou praia.

Causas da flacidez nas pernas


flacidez nas pernas e sendentarismo e ma alimentacao

A flacidez é uma consequência do avançar da idade e uma questão inevitável tendo em conta o enfraquecimento das fibras de sustentação da pele. Pode também ser uma questão genética e, por isso, mais difícil de contornar. No entanto, há vários fatores que podem antecipar a flacidez das pernas, nomeadamente:

  1. Vida sedentária;
  2. Má alimentação;
  3. Aumento ou perda brusca de peso;
  4. Obesidade;
  5. Distúrbios hormonais;
  6. Tabagismo.

 Tratamento da flacidez nas pernas


Se as causas da flacidez são os maus hábitos alimentares e a falta de exercício físico, a situação pode ser reversível, especialmente quando a flacidez se apresenta no tecido epidérmico e não na massa muscular.

Modificar alguns maus hábitos diários é, sem dúvida, a única forma de obter melhores resultados quando se trata de prevenir e combater a flacidez corporal.

Tratamento da flacidez nas pernas: prática de exercício físico

exercicio fisico com agachamentos

A realização de exercício físico adequado e regular, ativa a circulação sanguínea e contribui para a manutenção da massa muscular.

Com o aumento da massa muscular, a pele adapta-se às novas formas do corpo, proporcionando uma aparência mais “esticada”, diminuindo o aspeto da flacidez e mostrando um corpo mais definido.

Assim, se as pernas estão flácidas e com pouca massa muscular, a prática de musculação nos membros inferiores torna-se fundamental. No fina, o objetivo é trabalhar as pernas de forma a ficarem mais fortes e mais definidas.

Aconselhe-se sempre com um profissional de desporto que ajudará a determinar o plano de treino para atingir os seus objetivos mais eficazmente.

Tratamento da flacidez nas pernas: alimentação saudável

alimentacao saudavel

O enfraquecimentos dos tecidos pode estar diretamente relacionado com o aumento de peso mas, também, com uma alimentação pobre em nutrientes essenciais para a boa manutenção das fibras da pele.

Assim, a ingestão de alimentos ricos em proteína, antioxidantes e água é fundamental para combater a flacidez. Adicione os seguintes alimentos à sua dieta:

  1. Clara de ovo: é rica em proteínas, principalmente em leucina, que contribui para a manutenção de massa magra;
  2. Batata-doce: possui baixo índice glicémico e possui vitaminas do complexo B;
  3. Gelatina (agar-agar): rica em colagénio e com baixas calorias;
  4. Legumes com folhas verde-escuras: devido ao seu poder antioxidante, evitam o envelhecimento e a perda de elasticidade precoce da pele em todo o corpo;
  5. Aveia: por conter altas quantidades de silício, que atua na síntese do colagénio;
  6. Frutos do mar: são ricos em cobre, que também atuam positivamente na absorção do colagénio;
  7. Frutos vermelhos: são fontes de vitaminas A e C, que atuam contra os radicais livres;
  8. Carne de frango e perú: é uma proteína magra que auxilia na reconstrução das fibras musculares;
  9. Quinoa: é rica em proteína, importante na manutenção da massa muscular;
  10. Suplementos de colagénio.

Evite comer: açúcares, carnes gordas ou com gordura, fritos, bebidas alcoólicas, doces e outros produtos processados.

Tratamento da flacidez nas pernas: hidratação

banho de agua fria

A água é fundamental para a manutenção da elasticidade da pele e tem um contributo fundamental na sua firmeza. Assim, a ingestão frequente de água ao longo do dia é crucial, devendo perfazer o consumo de, pelo menos, 2 litros.

Quanto aos cremes, optar por produtos com coenzima Q10, colagénio, retinol ou elastina, conciliando com uma correta aplicação e com massagens. Procure a descrição do tipo de massagem a fazer na embalagem do creme mas, caso não encontre essas instruções, efetue movimentos circulares, rápidos e firmes aquando da sua aplicação.

No banho, a água quente ou morna não ajuda a tonificar sua epiderme. Se não conseguir tomar o banho totalmente em água fria, use água morna e, no fim do banho, deixe correr a água totalmente fria.

Tratamento da flacidez nas pernas: tratamentos estéticos

LPG

Aliar as práticas que descrevemos com tratamentos estéticos, é uma forma eficaz de se obterem resultados mais rápidos e duradouros.

Pode contar com a ajuda das Clinicas BodyScience, que contam com mais de 10 anos de experiência no campo da estética, e dispõem de tecnologias inovadoras e de um acompanhamento profissional, personalizado e adaptado ao seu estilo de vida.

Antes de ser prescrito qualquer tratamento, é realizada uma consulta de avaliação inicial gratuita e após, concluído o diagnóstico, é determinado o tratamento mais indicado para ajudar a combater a flacidez nas pernas.

Alguns dos tratamentos que pode realizar para obter um corpo modelado e uma pele firme, sem flacidez e gordura localizada, são:

  • Drenagem linfática, o processo é realizado com cremes emolientes e uma massagem revigorante que estimula as regiões próximas aos centros linfáticos do corpo, facilitando a tonificação da pele e a eliminação de impurezas do organismo.
  • Radiofrequência Tripolar Cronus, é um tratamento inovador, não invasivo, indolor e eficaz que trata a flacidez nas pernas. Atua simultaneamente nas diferentes camadas da pele, conseguindo obter resultados mais rápidos e mais eficazes.
  • Bodyshape, neste tratamento cada sessão tem uma duração de 30 minutos e equivale a 750 abdominais. Sem exercício e de forma indolor, graças à ação em simultâneo de duas tecnologias, o corpo é induzido a queimar gorduras e a tonificar os músculos.
  • Powershape combina os seguintes métodos:
    • Estimulação mecânica e sucção: uma massagem local profunda que atua como uma drenagem linfática mecânica e elimina a gordura em excesso;
    • Radiofrequência tripolar: na camada mais superficial, combate a flacidez ao tonificar os tecidos, na camada mais profunda, aquece as células adiposas, acelera o metabolismo e reduz a percentagem de gordura no organismo;
    • Ultrassom convergente de alta penetração: rompe as estruturas das células de gordura, facilitando a sua eliminação através do sistema linfático e das funções naturais do organismo.

 

Formas de prevenção da flacidez nas pernas


beber bastante agua

É impossível travar o envelhecimento, mas existem várias práticas que pode fazer para prevenir a flacidez nas pernas, como por exemplo:

  • Evitar oscilações bruscas de peso;
  • Evitar dietas radicais, opte por um acompanhamento nutricional e físico, de forma a perder peso gradualmente;
  • Fazer uma alimentação saudável e evite o consumo de doces, álcool, refrigerantes, fritos e gorduras;
  • Beber, pelo menos, 2 litros de água por dia;
  • Aplicar sempre protetor solar com fator de proteção superior a 30 e evite a exposição solar excessiva;
  • Fazer exercício físico, no mínimo, 3 vezes por semana;
  • Evitar usar roupa demasiado justa, que diminui a circulação sanguínea;
  • Evitar permanecer muitas horas sentada.

Veja também: