Publicidade:

Extração de leite materno: dicas úteis para o dia-a-dia

A extração de leite materno é muito útil se souber que vai falhar uma mamada ou se tiver que regressar ao trabalho. Além disso, armazenar leite materno é fácil, basta saber como fazê-lo. Como escolher o extrator de leite indicado para si e como usá-lo corretamente? Descubra os benefícios da extração de leite materno neste artigo.

 
Extração de leite materno: dicas úteis para o dia-a-dia
A amamentação é benéfica tanto para si como para o seu bebé.

A extração de leite materno pode ser uma grande ajuda nas seguintes situações:

  • Em caso de ingurgitamento mamário (é a designação aplicada às mamas endurecidas, muito aumentadas, vermelhas e quentes) e/ou se os seus mamilos estiverem doridos;
  • Se não for possível amamentar diretamente o seu bebé – por exemplo, se for prematuro;
  • Se falhar uma mamada porque o seu bebé não tinha fome;
  • Se quiser ter leite armazenado para uma emergência;
  • Se quiser ou precisar que outra pessoa alimente o seu bebé;
  • Se tiver que regressar ao trabalho.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a amamentação em exclusivo até aos 6 meses. A extração de leite materno é uma ajuda crucial para conseguir manter o leite materno durante mais tempo na vida do seu bebé.

CONHECE OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO ALEITAMENTO MATERNO?


extracao de leite materno e relacao mae e bebe

Benefícios para o seu bebé:

  • Será mais saudável, uma vez que o leite materno tem propriedades especiais que evitam o crescimento de bactérias nocivas no intestino;
  • Terá menos probabilidade de desenvolver infeções e um risco menor de ter alergias, diabetes infantil e obesidade;
  • Terá melhor desenvolvimento cerebral.

Benefícios para a mamã:

 

COMO ESCOLHER O EXTRATOR DE LEITE MATERNO?


extrator de leite materno

Todas as mães que amamentam têm um estilo de vida e atitude única no que toca à amamentação. À semelhança, de entre uma variedade de extratores de leite, é possível optar por um que se adapte a cada situação ou estilo de vida.

A escolha varia essencialmente entre duplo ou simples? Extrator manual ou elétrico?

A escolha de um extrator de leite começa com a decisão de com que frequência planeia alimentar o seu bebé com leite materno com um biberão.

Se sabe que vai partilhar as responsabilidades de alimentação com outras pessoas mais do que duas vezes por semana, é recomendado um extrator de leite que lhe permita extrair leite das duas mamas ao mesmo tempo, pois a extração simultânea ajuda a manter melhor a produção de leite – Extração dupla.

Se alimenta o bebé com leite materno com um biberão duas vezes por semana ou menos, será mais indicado escolher um extrator de leite simples e decidir se utiliza uma versão manual ou elétrica.

Para a escolha ser a acertada é essencial procurar a ajuda de um profissional de saúde, seja o médico pediatra que a acompanha, um enfermeiro ou farmacêutico.

10 DICAS ÚTEIS DE EXTRAÇÃO DE LEITE MATERNO


mae a extrair leite materno

A extração de leite materno é uma tarefa que corre melhor quando se está relaxada, é essencial que seja realizada em momentos tranquilos e assim, garantidamente, pode até tornar-se numa pausa agradável do stress diário.

Atente nas seguintes dicas:

  1. Seguir uma rotina estimula um bom fluxo de leite. Se estabelecer uma hora fixa do dia para extrair leite, o seu corpo pode preparar-se para o aumento da sua produção de leite;
  2. É mais fácil extrair leite se estiver relaxada. Não tenha pressa. Sentir-se apressada afetará a descida do leite;
  3. Procure privacidade e evite distrações;
  4. Tenha tudo o que precisa ao seu alcance;
  5. Coloque compressas quentes sobre o peito para estimular a descida e o fluxo de leite;
  6. Algumas mulheres preferem massajar o peito antes da extração para estimular o reflexo de descida do leite;
  7. Relaxe os ombros e certifique-se de que tem as costas e os braços bem apoiados;
  8. Segure o funil do kit de extração entre o polegar e o indicador. Use a palma da mão e os outros dedos para apoiar a mama. Deste modo, ajuda a manter uma boa vedação entre o funil e a mama, e evita empurrar os bordos do funil contra o tecido mamário, o que pode causar a obstrução dos canais de leite;
  9. Antes e durante a sessão de extração, tenha à mão uma boa bebida e um petisco saudável;
  10. Descanse o máximo possível.

Veja também:

Farmacêutica Cátia Rocha Farmacêutica Cátia Rocha

Cátia Rocha é farmacêutica. Como apaixonada pela profissão, acredita na importância da educação para a saúde e num papel interventivo dos profissionais de modo a transmitir conhecimentos que considera importantes e fundamentais para o bem-estar da população. É Mestre em Ciências Farmacêuticas pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte e exerce atualmente o cargo de farmacêutica na Farmácia Agra.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].