Enfermeira Bárbara Andrade
Enfermeira Bárbara Andrade
02 Out, 2018 - 12:21

Ecografia das 12 semanas de gravidez: o exame mais esperado!

Enfermeira Bárbara Andrade

O exame mais esperado do primeiro trimestre é, sem dúvida, a ecografia das 12 semanas, sendo que os pais conhecem o seu filho pela primeira vez.

Ecografia das 12 semanas: casal a mostrar foto do bebé

Para muitas grávidas, o positivo do teste rápido de gravidez não é suficiente, pelo que, para elas, a gravidez só se torna real quando realizam a ecografia das 12 semanas ou ecografia do 1º trimestre.

Esta ecografia, para além de permitir ver o bebé pela primeira vez, permite também ouvir o bater do seu coração, sendo que é, sem dúvida, uma das melhores sensações para os futuros papás e será uma memória que vão recordar para sempre.

No entanto, esta poderá não ser a primeira ecografia da grávida, pois quando a mãe não tem uma noção aproximada da data da fecundação, o médico especialista pede uma ecografia de datação com caráter de urgência, de forma a se poder fazer uma estimativa da data provável em que ocorreu a gravidez.

Caso a sua gravidez seja considerada uma gravidez de baixo risco, o seu médico irá aconselhar a realização de três ecografias, uma por cada trimestre. No entanto, verifica-se que uma grande parte das grávidas optam por serem seguidas em clínicas privadas, para além do serviço nacional de saúde público, podendo realizar mais do que essas três ecografias previstas.

Exames e rastreios no 1º trimestre de gravidez: casal a ver ecografia do bebé
Veja também Exames e rastreios no 1º trimestre de gravidez

Ecografia das 12 semanas: pontos importantes a esclarecer

1.

Quando deve realizar?

Este exame de diagnóstico pré-natal é realizado entre a 11ª semana e a 13ª semana e 6 dias de gestação.

Mulher grávida a ver o seu bebé na ecografia das 12 semanas
2.

Porque é que é importante?

Todas as ecografias que são realizadas ao longo da gravidez têm como objetivos garantir que está tudo bem com o bebé e detetar alguma complicação ou malformação, de forma a se poder atuar o mais precocemente possível.

Nesta primeira ecografia é possível determinar os seguintes parâmetros:

  • Confirmar a gravidez
  • Verificar o estado, tamanho e localização da bolsa gestacional (intra-uterina ou ectópica)
  • Verificar a presença de batimento cardíaco fetal
  • Determinar o número de fetos
  • Determinação da idade gestacional, através das medições do tamanho do feto, o que permite precisar a data do início da gravidez e a data provável do parto (DPP)
  • Rastreio de cromossomopatias pelo estudo da anatomia fetal mediante a análise das principais estruturas do bebé (ossos e órgãos)
  • Avaliação de outros marcadores de cromossomopatias, tais como, presença de osso nasal, medição do ducto venoso e ver se há regurgitação da válvula tricúspide
  • Determinação do risco de trissomia 21 ou Síndrome de Down, com base na medida da translucência da nuca e idade materna
  • Em algumas grávidas, já é possível identificar o sexo do bebé, no entanto este só é confirmado a 100% na ecografia do 2º trimestre, pois as estruturas sexuais do bebé ainda estão em desenvolvimento
3.

Como é que é realizada?

As ecografias realizadas durante a gravidez tratam-se de uma técnica que pode ser realizada por via vaginal e/ou via abdominal (consoante a idade gestacional e as condições) e permite a visualização do feto, placenta, líquido amniótico, cordão umbilical e estruturas pélvicas maternas.

A ecografia das 12 semanas é realizada frequentemente através da via abdominal, desta forma a grávida deverá deitar-se na marquesa, de barriga para cima. O médico coloca sobre a barriga um gel que ajuda na obtenção da imagem e depois coloca o ecógrafo por cima desse gel.

No final, é entregue à grávida um relatório detalhado sobre o que foi observado, bem como algumas imagens fotográficas.

Mulher grávida a fazer a ecografia das 12 semanas
4.

Quais os riscos associados?

A ecografia é um método de adquirir informações sobre o interior do corpo através de ondas sonoras de alta frequência, sendo um exame que não tem quaisquer riscos ou complicações associados.

A ecografia obstétrica é um exame complementar de diagnóstico, imprescindível na vigilância de todas as grávidas. Serve para supervisionar o bom desenvolvimento fetal e detetar eventuais anomalias no feto.

No entanto, poderá existir a necessidade de outros exames complementares de diagnóstico para esclarecimento de situações clínicas suspeitas ou detetadas (amniocentese, biópsia de vilosidades coriónicas, etc.).

Veja também

A não esquecer

A informação disponibilizada no Vida Ativa não substitui o diagnóstico, tratamento ou acompanhamento por um profissional de saúde ou do exercício físico. Os conteúdos do Vida Ativa são de carácter meramente informativo e estão em constante atualização. Caso queira reportar algum erro ou melhoria, por favor contacte-nos através do e-mail: sugestõ[email protected]

Artigos Relacionados