8 Doenças mais comuns em cães: fique atento e conheça-as melhor

Existem diversos tipos de doenças que afetam os cães, mas algumas delas ocorrem com maior frequência. Confira quais as doenças mais comuns em cães.

Powered by: Vetecare
8 Doenças mais comuns em cães: fique atento e conheça-as melhor
Conheça as doenças que mais afetam o seu amigo de quatro patas.

Existem algumas doenças que afetam principalmente os cães. Dependendo da raça, idade e outros fatores, pode existir uma maior incidência de certas doenças, assim sendo, conheça as doenças mais comuns em cães.

8 Doenças mais comuns em cães


Otite, parvovirose e obesidade são algumas das doenças mais comuns em cães. Em caso de alguma das patologias descritas de seguida serem diagnosticadas, tome nota que o seu patudo deve ser devidamente acompanhado pelo médico veterinário.

Para evitar gastos inesperados, saiba que com o Plano de Saúde Vetecare Platinium pode poupar em tratamentos e consultas e, por apenas 13€ por mês, tem acesso a uma vasta rede de profissionais que podem ajudar no tratamento do seu amigo de quatro patas.

1. Otite

doencas mais comuns em caes cao com otite

A otite é uma inflamação do ouvido que pode ser causada por bactérias, fungos ou parasitas. É das doenças mais comuns em cães principalmente em cães com orelhas caída, pois a própria orelha impede o ouvido de arejar, tornando-se um local quente e húmido, ótimo para o desenvolvimento destes agentes infeciosos.

Deve ter alguns cuidados com o seu cão, especialmente se tem predisposição para este problema, como por exemplo, proteger os ouvidos quando lhe dá banho e fazer uma limpeza regular do ouvido, uma vez por semana ou quinzenalmente, com um produto próprio. Deve sempre consultar o seu médico veterinário acerca do produto e frequência de limpeza ideal para o seu cão.

Os sintomas de otite no seu cão incluem:

  • Abanar a cabeça;
  • Coçar as orelhas;
  • Andar com a cabeça caída para um dos lados;
  • Dor ao toque na região dos ouvidos.

Se suspeitar que o seu cão pode ter uma otite deve levá-lo de imediato ao veterinário, para que possa ser avaliado através da observação do ouvido com um otoscópio e outos exames que o seu médico veterinário achar conveniente.

O tratamento normalmente é feito por colocação de produtos topicamente no interior do ouvido. Cada cão é um cão e cada problema requer um medicamento diferente. Nunca medique o seu cão sem consultar o médio veterinário.

Saiba mais como prevenir o aparecimento de otites aqui >>

2. Insuficiência Renal Crónica

doencas mais comuns em caes cao com sede

Os problemas renais são comuns, por norma, em cães mais velhos, no entanto as causas podem ser variadas. Causas genéticas, envelhecimento, tumores, são exemplos de causas de doença renal em cães.

É importante estar atento aos primeiros sintomas no seu cão, de forma a evitar um desgaste progressivo do rim. A doença renal crónica não é possível ser tratada, uma vez que se trata de lesões em porções do próprio rim, e desta forma não é possível recuperar o que já está afetado. É possível no entanto, impedir que a doença progrida e afete zonas sãs do rim.

Alguns sintomas de insuficiência renal em cães:

  • Poliúria (aumento de frequência urinária);
  • Polidipsia (aumento da ingestão de água);
  • Hematúria;
  • Vómitos;
  • Diarreia;
  • Anorexia;
  • Mau hálito;

O diagnóstico é feito através de ecografia, RX, exames ao sangue e urina, entre outros que o médico veterinário ache mais adequados.

3. Tosse do canil

doencas mais comuns em caes tosse do canil

A tosse de canil é uma das doenças mais comuns em cães, principalmente em cachorros. Trata-se de uma infeção das vias respiratórias superiores, causada por um misto de bactérias e vírus.

É mais frequente que cães que estão em locais com muitos outros apanhem a doença, pois é de fácil dispersão por aerossol, tal como as nossas constipações.

O tratamento é feito à base de repouso e se necessário é prescrito antibiótico e anti-inflamatório. Na maioria dos casos, a doença é auto-limitante, ou seja, de resolução espontânea.

4. Parvovirose

doencas mais comuns em caes parvovirose

A parvovirose é uma doença infeciosa transmissível entre cães que afeta principalmente cachorros. Tem uma alta taxa de mortalidade, mas pode ser evitada vacinando corretamento o seu cão. Assim sendo, consulte o calendário de vacinação dos cães e previna esta doença.

Os sintomas da parvovirose incluem diarreia com sangue, vómitos, letargia, febre e anorexia. O tratamento consiste em terapêutica de suporte ou sintomática, de acordo com os sintomas, pois não há tratamento especifico para o vírus.

5. Esgana

doencas mais comuns em caes cao com sintomas de doenca

A esgana é uma doença altamente transmissível entre cães e também com alta taxa de morbilidade e mortalidade. Os sintomas podem ser respiratórios, neurológicos ou digestivos.

O tratamento é sintomático e difícil, sendo o prognóstico reservado. Os animais que sobrevivem podem ficar com sequelas para toda a vida.

6. Leishmaniose

doencas mais comuns em caes cao com leishmaniose

A leishmaniose é uma doença transmitida por um mosquito especifico (flebótomo). É uma das doenças mais comuns em cães mas também pode afetar outras espécies como gatos e pessoas.

O tratamento é bastante dispendioso e baseia-se em xaropes, comprimidos e injeções.

Sintomas de leishmaniose:

  • Feridas com difícil cicatrização;
  • Perda de peso e apetite;
  • Claudicação (mancar);
  • Aumento do tamanho dos gânglios linfáticos;
  • Sangramento nasal;
  • Crescimento exagerado das unhas.

Como prevenção, existem vacinas para a leishmaniose e também repelentes em forma de coleiras e pipetas spot-on, de forma a impedir que o mosquito entre em contacto com o animal.

7. Alergias

doencas mais comuns em caes cao abatido

Tal como as pessoas, os animais também podem sofrer de alergias. Estas podem ser de vários tipos como ambientais, de contacto, alimentares.

Regra geral, nos cães a manifestação mais comum de alergia é através da pele, no entanto, também podem manifestar sintomas gastrointestinais como diarreia e vómitos.

O tratamento das alergias consiste na eliminação da causa e alivio dos sintomas através de medicamentos prescritos pelo seu médico veterinário.

8. Obesidade

doencas mais comuns em caes cao obeso

Cada vez mais, tanto nas pessoas como nos animais, temos mais casos de obesidade. O excesso de alimentação do seu cão, ou alimentação inadequada, somando ao escasso ou nenhum exercício são os fatores a apontar como causas deste grave problema.

A obesidade tem consequências nefastas como problemas cardíacos, articulares, diabetes. O tratamento e prevenção da obesidade consistem em exercitar o seu cão todos os dias e em fornecer uma dieta balanceada e adequada.

Para iniciar qualquer dieta ao seu animal deve sempre aconselhar-se com o médico veterinário. Para que possa sempre assegurar o melhor tratamento para o seu animal, o Plano de Saúde Vetecare Platinum pode ser uma ajuda valiosa. Saiba todas as condições aqui.

Veja também:

Dra. Patrícia Azevedo Dra. Patrícia Azevedo

Patrícia Azevedo é médica veterinária natural de Braga. Desde a sua infância que é apaixonada por animais e sempre teve a ambição de ser médica veterinária. Trabalhou como voluntária em associações de proteção e ajuda a animais errantes desde os 11 anos de idade . Iniciou o seu percurso como estudante desta área na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e concluiu os seus estudos no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Tem três gatos e uma cadela retirados da rua. Trabalha atualmente na sua cidade natal, em medicina e cirurgia de pequenos animais.