Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária
Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária
28 Out, 2019 - 10:37

6 doenças infeciosas em gatos

Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária

Existem várias doenças infeciosas em gatos que podem ser graves. Sabe quais são estas doenças? Conheça melhor 6 destas patologias e aprenda a identificá-las.

doencas infecciosas em gatos

Os felinos, tal como qualquer outra espécie, podem sofrer de várias doenças, sendo que as doenças infeciosas, ou seja, causadas por determinados agentes infeciosos, são responsáveis por grande parte das patologias felinas. Assim, é importante conhecer as doenças infeciosas em gatos e estar atento aos sintomas que podem causar, para que sejam diagnosticadas e tratadas o mais depressa possível.

Doenças infeciosas em gatos: o que são?

doencas-infeciosas-em-gatos-o-que-saber

As doenças infeciosas em gatos definem-se como qualquer doença causada por vírus, bactérias, fungos, parasitas, que se multiplicam no organismo, causando sintomas e lesões no indivíduo. Estas doenças podem ou não ser transmissíveis entre a mesma espécie ou entre espécies diferentes.

Cada agente patogénico pode causar variados sintomas, no entanto alguns sintomas são comuns a várias doenças, como febre, mal-estar, anorexia (deixar de comer), perda de peso, apatia. É importante estar atento a sintomas que podem indicar que o seu gato está doente, de forma a perceber que o felino está doente logo aos primeiros sintomas.

6 doenças infeciosas em gatos

1. Panleucopenia Felina

A panleucopenia felina é uma doença que afeta apenas os felinos, causada por um parvovírus que tem especial tropismo (afinidade) com as células do intestino e medula óssea. Pode afetar gatos de todas as idades, sendo que os gatinhos jovens sem vacinas são os mais suscetíveis a esta doença.

A transmissão ocorre por contacto direto entre gatos infetados, sendo que o vírus é excretado nas fezes de gatos doentes. Também é possível ocorrer contágio através de vetores como roupas, calçado ou objetos que tenham estado em contacto com gatos doentes.

Os sintomas de panleucopenia passam por sinais digestivos como diarreia que podem ser sanguinolentas, vómitos, prostração, grave desidratação, febre, anemia e baixa nas defesas o que os pode levar à morte (1).

2. SIDA Felina

A SIDA felina – assim denominada por ser provocada por um vírus semelhante ao vírus da SIDA nos humanos – é o vírus da imunodeficiência felina (FIV). É um vírus transmissível apenas aos felinos, em nenhuma circunstância sendo contagiosa a outras espécies nem aos humanos.

O contágio, tal como nos humanos, ocorre através do sangue, principalmente através de lutas entre gatos que têm acesso ao exterior.

Não existe cura para o FIV, o vírus vai-se manifestando gradualmente ao longo da vida. Desde que o gato é contagiado e os primeiros sintomas surgirem podem passar anos.

Gatos com FIV estão mais suscetíveis a ganhar infeções recorrentes, pelo que devem ser tomadas precauções para evitar a sua exposição a agentes infeciosos (2).

3. Leucemina Felina

A Leucemia felina é uma das doenças infeciosas em gatos mais graves, que é facilmente transmissível e não tem cura. O contágio da doença ocorre através de secreções como saliva, urina, fezes, secreções nasais e lacrimais. Os gatos mais suscetíveis são os que estão em contacto com gatos vadios.

Esta doença é provocada por um vírus, o vírus da leucemia felina (FeLV), que afeta a medula óssea, fazendo com que haja uma destruição das células de defesa do organismo, plaquetas e glóbulos vermelhos.

Os sintomas variam consoante o estado da doença, de acordo com as células afetadas e caso surja alguma patologia infeciosa concomitante, devido ao comprometimento do sistema imunitário.

Não existe cura para esta doença, no entanto a vacinação em gatos em grupo de risco é uma maneira de evitar a doença (3).

4. Rinotraqueíte Felina

A rinotraqueite felina é causada pelo herpes vírus felino tipo 1 e é um dos agentes que podem estar envolvidos na gripe felina.

Os sintomas são semelhantes ao de uma gripe nos humanos, como espirros, febre, apatia, conjuntivite, secreção ocular e nasal, no entanto não é transmissível às pessoas, apenas entre gatos.

O contágio ocorre facilmente através de aerossóis, ou seja, partículas infeciosas no ar, devido aos espirros e outras secreções.

Em gatos jovens a infeção pode evoluir para sintomas mais graves provocando pneumonia, o que pode levar a por em risco a sua vida (4).

5. Calicivirose Felina

Esta doença causada pelo calicivirus felino, que também é um dos vírus que pode estar envolvido no complexo gripe felina.

Este vírus costuma provocar úlceras dolorosas na boca e língua, impedindo o gato de se alimentar, ulceras na córnea, e em alguns casos mais graves, em que a infeção se torna sistémica pode surgir claudicação, mancar, devido a artrite (5).

6. Peritonite Infeciosa Felina

Esta é também uma das doenças infeciosas em gatos mais graves e que os pode levar à morte em pouco tempo, mesmo sob tratamento.

A peritonite infeciosa felina (PIF) é uma consequência da infeção felina através de um vírus denominado coronavírus. Quando os gatos se infetam com este vírus, não significa que desenvolvam a doença, uma vez que é necessário que o vírus sofra uma mutação no organismo no animal. No entanto, a forma como se desenvolve essa mutação não é conhecida.

O coronavírus é altamente contagioso entre os felinos e o contágio ocorre normalmente através da partilha das caixas de areia em casas com mais do que um gato.
Os sintomas mais frequentes da infeção por coronavírus são febre, diarreia vómitos, acumulação de líquido na cavidade abdominal e pleural, podendo levar a dificuldade respiratória (6, 7).

Fontes

1. ABCD – Feline Panleukopenia.  Disponível em: http://www.abcdcatsvets.org/abcd-guidelines-on-feline-panleukopenia-2012-edition/
2. ABCD – Feline Immunodeficiency. Disponível em: http://www.abcdcatsvets.org/feline-immunodeficiency/
3. ABCD – Feline Leukaemia Virus Infection. Disponível em: http://www.abcdcatsvets.org/feline-leukaemia-virus-infection/
4. ABCD – Feline Herpesvirus Infection. Disponível em: http://www.abcdcatsvets.org/feline-herpesvirus/
5. ABCD – Feline calicivirus infection. Disponível em: http://www.abcdcatsvets.org/feline-calicivirus-infection-2012-edition/
6. ABCD – Feline Infectious Peritonitis. Disponível em: http://www.abcdcatsvets.org/feline-infectious-peritonitis/
7. Feline Infectious Peritonitis and Coronavirus Website. Disponível em: http://www.catvirus.com/WhatIsFIP.htm#WhatisFIP

Veja também

Artigos Relacionados