As principais diferenças entre creme de dia e creme de noite

Saber as diferenças entre creme de dia e creme de noite é imprescindível para poder tratar do seu rosto de forma mais intensa e correta possível. Saiba tudo.

 
As principais diferenças entre creme de dia e creme de noite
A utilização de um, não substitui a do outro

Antes de poder escolher os melhores cremes de acordo com o seu rosto e o seu tipo de pele é importante perceber quais as diferenças entre creme de dia e creme de noite.

Como é de conhecimento geral, a hidratação do rosto é o fator fundamental para ter um rosto luminoso e saudável, e esta deve ser feita com os produtos certos.

Hoje em dia, existem já no mercado imensas linhas de cremes que possuem um creme de dia e um creme de noite que se complementam, intensificando o efeito de cada um. E por diversos testes já realizados, concluiu-se que não é apenas marketing. É realmente importante utilizar cremes diferentes no início do seu dia e quando se deita.

Venha descobrir as principais diferenças entre creme de dia e creme de noite.

Diferenças entre creme de dia e creme de noite


diferencas entre creme de dia e creme de noite creme hidratante

Atualmente, é habitual que na rotina de beleza da pele da mulher e do homem já estejam incorporados cremes para diversas partes do rosto, cremes para determinadas situações, cremes para anteceder a maquilhagem e cremes de dia e de noite.

Uma vez que a pele é o órgão mais extenso do corpo humano, e por sua vez o órgão que mais exposto está a agressões, deve ser bem protegido, de forma a zelar cada vez mais pela saúde cutânea.

A rotina de beleza eficaz deve respeitar o tipo de pele da pessoa, bem como incluir uma utilização adequada dos cremes. Os cremes de dia e de noite, além da nutrição, têm algumas funções diferentes entre si.

1. Creme de dia

diferencas entre creme de dia e creme de noite mulher a colocar creme

O creme de dia deve ser aplicado de manhã, após passar o rosto por água e lava-lo com um gel de limpeza.

Este tipo de cremes está vocacionado para a hidratação da pele, mas tem também outra função quase tão importante como a anterior: a proteção. Os cremes de dia tendem a proteger a pele para o dia que se segue, criando uma espécie de barreira contra diversos agentes agressores, combatendo os radicais livres gerados pela radiação solar, poluição e luz.

Além de proteção e hidratação, fornecem também energia às células para que estas suportem o stress oxidativo causado pelo excesso de toxinas.

Têm então como principal ativo, o reforço da camada protetora da epiderme para combater a desidratação, evitando assim o aspeto mais cansado e envelhecido de uma pele desidratada.

Além de todas estas vantagens, uma grande parte dos cremes de dia que se encontram, já apresentam também o acréscimo de terem ação fotoprotetora, com fatores de proteção que podem variar entre os 5 e os 50. Estes vão agir contra os efeitos dos raios ultravioleta e contra os danos causados pelos radicais livres.

De um modo geral, os cremes de dia são mais leves, costumam ser cremes mais fluidos, com uma absorção bastante rápida dando uma sensação fresca na pele.

Sempre que estes são utilizados fora da altura própria para eles, podem trazer alguma oleosidade à pele.

2. Creme de noite

diferencas entre creme de dia e creme de noite boiao de creme

Estes cremes devem ser aplicados após uma limpeza profunda da pele, antes de se deitar. Normalmente apresentam texturas mais ricas, mais densas, de forma a serem absorvidos mais lentamente e terem uma ação mais prolongada.

Enquanto que os cremes de dia têm como principal função a proteção e hidratação, os cremes de noite apresentam a regeneração da pele como principal objetivo.

Esta regeneração vai permitir à pele recuperar das agressões que possa ter sofrido ao longo do dia bem como tratar a pele em profundidade. A regeneração das células é feita de forma mais eficiente e rápida durante a noite, uma vez que o organismo está em repouso e não sofre agressões externas, sendo por isso o período ideal para utilizar estes cremes, facilitando assim a renovação celular.

Ajudam também na hidratação da pele durante a noite, especialmente porque é durante o sono que se verifica uma maior perda de água por evaporação, podendo deixa-la mais desidratada.

Acabam por ser cremes mais nutritivos e geralmente possuem ácidos e outros ativos que são fotossensíveis, o que invalida a utilização destes durante o dia, uma vez que podem causar irritações e manchas quando a pele fica exposta ao sol. O facto de não apresentarem fator de proteção, também indica não se tratarem de cremes de dia.

Todas estes benefícios são assegurados durante a noite, já que a pele está mais calma e recetiva, absorvendo melhor os nutrientes do creme, repondo também as defesas e a imunidade para o dia seguinte.

É necessário usar os dois cremes?


diferencas entre creme de dia e creme de noite mulher a colocar creme

A partir do momento que a pele do rosto começar a mostrar sinais de envelhecimento, com o aparecimento das primeiras rugas, é aconselhada a utilização de um creme de dia e um creme de noite.

As manchas, rugas e flacidez são sinais de que os processos de regeneração da pele começam a ter falhas, sendo o ideal utilizar cremes que tentem repor essas mesmas falhas.

Sabendo agora as principais diferenças entre creme de dia e creme de noite, deve estudar os cremes mais indicados para o seu tipo de pele, podendo (e devendo mesmo!) visitar um dermatologista que o ajude nesta decisão.

Estes dois cremes, quando usados diariamente, complementam-se para potenciar a eficácia dos produtos, sendo mais eficazes quando se tratam de cremes da mesma linha de tratamento ou da mesma marca.

Veja também:

Farmacêutica Rita Teixeira Farmacêutica Rita Teixeira

Licenciada em Estudos Básicos de Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e a terminar o mestrado em Ciências Farmacêuticas na mesma Universidade. É apaixonada pela escrita, por viagens e pela organização de eventos de saúde.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].