Publicidade:

10 destinos de férias para vegans e vegetarianos

Todos adoram e por vezes pode ser difícil de fazer: viajar e comer bem. Mais propriamente em destinos de férias para vegans e vegetarianos.

 
10 destinos de férias para vegans e vegetarianos
Viajar e comer sem culpa

Encontrar destinos de férias para vegans e vegetarianos pode ser uma tarefa difícil – pelo menos numa primeira tentativa. Pois claro que deseja viajar sem abdicar dos seus gostos pessoais e sem ter necessidade de fazer grandes alterações às rotinas de alimentação.

Como tal, temos 10 sugestões de destinos para que viajar não seja um desafio insuperável, antes uma conquista que lhe abre portas para conhecer novas culturas, novas formas de vida.

Se em muitos países existe uma cultura gastronómica baseada no consumo de produtos de origem animal, há muitos outros em que tal cenário não acontece, ou que, pelo menos, têm maior diversidade de alimentos.

Vegans e vegetarianos: 10 cidades para se sentirem em casa


Visitar novos locais permite-lhe viver experiências únicas e inesquecíveis – afinal o mundo está repleto de locais que enchem a alma e enriquecem qualquer ser humano. Procura destinos de férias para vegans e vegetarianos? Atente, então, a estas 10 boas alternativas.

1. Turim, Itália

destino de ferias para vegans e vegetarianos turim

As políticas da autarquia de Turim têm sido implementadas no sentido de torná-la na “primeira cidade vegan oficial de Itália”.

Tal acontece através de vários projetos: desde cedo que as crianças são educadas para novas alternativas alimentares, assim como se privilegia o bem-estar animal. Nesse sentido, a cidade está bem alerta e existem dezenas de restaurantes e cafés que servem refeições totalmente vegans e vegetarianas.

2. Berlim, Alemanha

Berlim é considerada uma das novas capitais vegan na Europa. Afinal, existem mais de 50 restaurantes, cafés e gelatarias que não servem alimentos de origem animal.

Esta situação é uma consequência do crescente número de habitantes vegan, que foram criando os hábitos e a necessidade de criar opções para quem pratica esta forma de alimentação.

Além disso, o maior festival de verão da cidade é precisamente baseado no veganismo e atrai mais de 60 mil pessoas.

3. Helsínquia, Finlândia

destino de ferias para vegans e vegetarianos helsinquia

Em muito facilita a alimentação vegan ou vegetariana a existência do “nyhtökaura”, na Finlândia. Trata-se de um substituto da carne, constituído por aveia nórdica e feijão e que está rapidamente a tornar-se no produto mais exportando do país.

Os restaurantes exclusivamente vegan ou vegetarianos ainda escasseiam na cidade, todavia, nos restaurantes tradicionais, cada vez mais, se encontram opções vegan ou vegetarianas.

4. Tel Aviv, Israel

O veganismo tem tido um aumento exponencial nos últimos anos na capital de Israel, de tal forma que, em 2014, os soldados do exército israelita exigiram que começasse a haver opções vegan nas cafetarias.

Além disso, a própria população tem vindo a diminuir o consumo de carne, lacticínios e ovos das suas refeições, fazendo com que este país seja uma excelente opção na lista dos destinos de férias para vegans e vegetarianos.

5. Chennai, Índia

destino de ferias para vegans e vegetarianos chennai

É de conhecimento geral que na Índia as vacas são sagradas, o que diz muito da forma como este povo encara a sua forma de viver, mas também de se alimentar.

Estima-se que cerca de 50% da população indiana seja mesmo vegetariana e, a verdade, é que este estilo de alimentação tem uma grande tradição no país. Tal é especialmente evidente na gastronomia do Sul do país, onde não faltam também pratos vegan, feitos à base de arroz, legumes e leite de coco.

6. Nápoles, Itália

A cidade das pizzas também é uma boa opção para vegans e vegetariano, dado que as opções nesse sentido são cada vez mais frequentes.

E se os amantes de queijo acham que uma pizza fica totalmente sem piada sem esse ingrediente, então, saiba que uma das pizzas mais consumidas na região – a Marinara, é servida sem queijo!

7. Cracóvia, Polónia

destino de ferias para vegans e vegetarianos cracovia

A Cracóvia é uma cidade surpresa na lista de destinos de férias para vegans e vegetarianos. Mas uma surpresa daquelas boas, pois além de todas as belezas históricas e naturais, a cidade tem inúmeras opções – cheias de sabor, cuidado e qualidade, para quem abdica dos produtos de origem animal.

Se escolher este destino, saiba que deve visitar o restaurante Krowarzywa para experimentar um pastrami vegan, ou o Pod Norenami para comer uma imitação de “bife” estaladiço, acompanhado de molho picante de feijão preto.

8. Toronto, Canadá

A Yonge-Dundas Square é uma das mais longas ruas do mundo, onde encontra várias lojas, mas também restaurantes com opções vegan e vegetarianas, para que uma viagem a Toronto não implique abdicar dos seus gostos e opções pessoais.

Atente a algumas das atrações gastronómicas da cidade: hambúrguer de lentilhas, hummus, falafel com opções sem glúten e “unchicken and waffles” – que pode ser traduzido por “não frango com waffles” e que se refere a um prato feito com pedaços de proteína de soja, costados de modo a assemelharem-se a frango frito.

9. Japão, Tóquio

destinos de ferias para vegans e vegetarianos japao

Tóquio é um destino irreverente, alternativo, surreal, para muitos e uma experiência quase de outro mundo.

Após um dia de descobertas, entre, sem medos, num dos muitos restaurantes vegetarianos ou veganos e prove o sushi de couve e os tradicionais ramen – que têm vindo a ganhar popularidade nas cidades ocidentais, mas têm grande tradição no Japão.

10. Ghent, Bélgica

Todos reconhecem em Ghent a atrativa arquitetura medieval, o que a torna numa cidade bem peculiar e única. E tal reflete-se, consequentemente, em vários pormenores alternativos, ao nível da cultura e também gastronomia.

É uma cidade “veggie-friendly”, onde se destacam dois restaurantes de elevada procura pela qualidade dos pratos disponibilidades: Greenway e Cucumber Time.

Fontes

1. Associação Vegetariana Portuguesa, 9 Melhores destinos europeus para amantes de comida vegan. Disponível em:
https://www.avp.org.pt

2. Volta ao Mundo. Disponível em:
https://www.voltaaomundo.pt

 

Veja também:

Mónica Carvalho Mónica Carvalho

Mónica Carvalho é licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação, com Pós-Graduação em Comunicação, Assessoria e Marketing. Vê na produção de conteúdos uma forma de tornar o mundo um lugar mais interessante, curioso e acessível. Os livros, filmes, séries, música, desporto e, acima de tudo, as histórias das pessoas inspiram-na a querer sempre fazer mais e melhor.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].