6 Formas eficazes de deixar de fumar: acabe com este vício de uma vez!

Os benefícios de deixar de fumar são bem conhecidos. Deixar de fumar adiciona anos à sua vida, mas como conseguir? Vejamos 6 dicas eficazes e definitivas.

6 Formas eficazes de deixar de fumar: acabe com este vício de uma vez!
Como deixar de fumar de forma definitiva?

Deixar de fumar é um grande desafio. Sejam quais forem as motivações para o fazer, fume ou não há muito tempo e, independentemente da idade, os benefícios serão imensos, contribuindo, de facto, para viver mais e de forma mais confortável e saudável.

Fumar não o afeta apenas a si, mas a todas as pessoas que o rodeiam todos os dias. No entanto, por si e pela sua saúde, o importante é tomar a decisão e levá-la avante, custe o que custar.

Depois da decisão tomada, existem várias formas de deixar de fumar, mas será positivo começar por quebrar os laços sociais e emocionais que o ligam ao ato de fumar.

6 FORMAS EFICAZES PARA DEIXAR DE FUMAR


1. Escolha o dia D.

mulher a conversar com amiga

Esta é uma das melhores formas de iniciar este processo de deixar de fumar. Escolha uma data e mantenha-se firme em cumpri-la. Prepare-se nas semanas anteriores, pode ser útil partilhar com os familiares e amigos esta decisão, uma vez que reforça a sensação de compromisso.

2. Registe por escrito

deixar de fumar e criar anotacoes

Faça uma lista das razões que o levam a tomar esta decisão: seja por motivos de saúde como o risco aumentado de doenças cardiovasculares, ou para se conseguir sentir mais ativo, não se cansando com tanta facilidade; seja por motivos estéticos, pois consegue melhorar a aparência da pele, melhorar o hálito e ter dentes mais brancos; seja por motivos emocionais, como melhorar a relação com alguém de quem gosta muito.

Tenha esta lista sempre consigo para que possa relê-la nos momentos mais difíceis.

3. Pense na poupança

poupar dinheiro

Esta é uma das formas mais eficazes e transversais à maioria das pessoas para conseguir deixar de fumar. Fazer contas, pensar no que poupa! Caso gaste dois euros por dia em tabaco, ao fim de 1 mês serão à volta de sessenta euros gastos.

Depois é só pensar em algo que lhe dê prazer para gastar esse valor e usufruir desta vitória da melhor forma, como ir de férias naquela viagem de sonho, comer mais vezes fora ou, simplesmente, tornar a sua vida financeira mais estável.

4. Opte pela terapêutica de substituição de nicotina

pastilhas nicotina

Enquanto algumas pessoas conseguem deixar de fumar sozinhas, para muitas é difícil fazê-lo. A terapêutica de substituição, seja através de pastilhas, gomas ou pensos, pode ajudar a lidar com a vontade de fumar e a lidar com os sintomas de privação de nicotina ao longo da sua viagem para deixar de fumar.

Ao utilizar uma terapêutica que o auxilia a deixar de fumar, duplica as suas hipóteses de deixar de fumar de forma bem-sucedida comparativamente com fazê-lo apenas com a força de vontade, tornando-se esta numa das formas mais eficazes de deixar de fumar.

5. Estipule metas

rapariga a pensar

Defina os objetivos diários, semanais ou, mensais. Este contrato consigo mesmo pode inspirar e ajudar a aumentar a confiança.

6. Se pensa em constituir família ou está grávida

gravida a deixar de fumar

Quem for fumador e estiver a planear constituir família, ou quem estiver grávida, precisa de saber que as substâncias químicas presentes no fumo do cigarro têm efeitos adversos para a saúde sexual, na fertilidade e para o feto. Esta é uma das formas de deixar de fumar mais comum entre as mulheres, pois sabem que logo que deixam de fumar, aumentam as suas hipóteses de ter uma gravidez mais saudável.

Caso ainda não esteja grávida, saiba que fumar provoca alterações hormonais. Em média, as fumadoras demoram mais tempo para conseguir engravidar, quando comparadas com mulheres não fumadoras.

Além disso, o tabagismo nas mulheres que tomam a pílula contracetiva promove a formação de coágulos, danifica e estreita as paredes dos vasos sanguíneos e aumenta significativamente o risco de complicações cardiovasculares – até mesmo de AVC.

Veja também:

Farmacêutica Cátia Rocha Farmacêutica Cátia Rocha

Cátia Rocha é farmacêutica. Como apaixonada pela profissão, acredita na importância da educação para a saúde e num papel interventivo dos profissionais de modo a transmitir conhecimentos que considera importantes e fundamentais para o bem-estar da população. É Mestre em Ciências Farmacêuticas pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte e exerce atualmente o cargo de farmacêutica na Farmácia Agra.