Cuidados a ter no consumo de bagas goji

Fique a par de todos os cuidados no consumo das bagas goji, as recomendações de consumo e possíveis interações com substâncias ativas dos medicamentos.

Cuidados a ter no consumo de bagas goji
Um superalimento para comer com moderação.

Andam nas bocas do mundo nos últimos anos, mas não é por isso que não se deve ter cuidado no consumo de bagas goji.

Com a crescente consciencialização na área da saúde, mais especificamente na alimentação e exercício físico, muitas pessoas estão a preferir os chamados superalimentos para dar mais valor nutricional às suas refeições.

Superalimento com consumo limitado?


cuidado no consumo de bagas goji

De facto, as bagas goji foram consideradas um dos mais potentes superalimentos devido às suas propriedades nutricionais e benefícios.

São ricas em aminoácidos, ácidos gordos ómega-3 e 6, em vitaminas C e do complexo B, antioxidantes e muitas propriedades anti-inflamatórias.

Estas bagas são conhecidas por reforçarem o sistema imunitário, prevenirem o envelhecimento do organismo e a impotência sexual. Podem ajudar a melhorar a qualidade do sono, os níveis de concentração, stress, ansiedade, depressão e bem-estar em geral.

Mas mesmo com todos estes benefícios, o seu consumo deve ser feito com precaução. E neste artigo vamos mostrar o porquê de ser preciso conhecer as interacções deste alimento com outras substâncias e todos os cuidados no consumo de bagas goji.

Cuidado no consumo de bagas goji: precauções e interações


bagas de goji

Neste tópico damos a conhecer as precauções especiais a ter antes do consumo de bagas goji assim como possíveis interacções que podem surgir com a sua ingestão.

1. Gravidez e aleitamento

Existe alguma preocupação de que este alimento possa causar a contração do útero, mas ainda não houve a confirmação em humanos. Por isso, até que o seu efeito seja realmente conhecido, será melhor evitar o uso.

2. Alergia a certos produtos

Quem tem alergia ao tabaco, pêssegos, tomates e nozes, poderá desenvolver uma reação alérgica às bagas de goji.

3. Diabetes

Quem tem diabetes, deverá consumir bagas goji com precaução. Estas bagas podem diminuir demasiado o açúcar no sangue, particularmente se forem combinados com os medicamentos próprios para o tratamento da diabetes.

A monitorização da glicemia é muito importante para prevenir situações prejudiciais para a saúde.

4. Pressão arterial baixa

As bagas goji podem baixar a pressão arterial. Quem tem a pressão arterial naturalmente baixa, necessita de ter cuidado ao consumir este alimento, para evitar que a pressão arterial diminua em demasia. Além disso, ingerir bagas goji juntamente com medicamentos para a hipertensão também pode levar a pressões arteriais muito baixas.

5. Interação com varfarina

As bagas de goji podem causar interações medicamentosas, nomeadamente em pacientes que tomam regularmente medicamentos anti-coagulantes, como a varfarina. O goji pode aumentar quanto tempo que a varfarina está no corpo e aumentar a probabilidade de ocorrência de hematomas e sangramento.

6. Alergias ao pólen

Quem sofre de alergias ao pólen pode ter que enfrentar sintomas como espirros, comichão na pele e olhos, congestão nasal e urticária, caso ingira as bagas goji. Em caso de problemas de saúde graves, poderá ser necessário consultar imediatamente um médico.

7. Problemas de sono

No caso das pessoas com problemas de sono ou insónias, apenas devem consumir este alimento durante o dia. As bagas goji, quando ingeridas à noite, interferem no padrão regular de sono e podem causar noites sem dormir. Isso geralmente ocorre se você comer em excesso.

8. Distúrbios digestivos

O consumo de bagas goji pode causar indigestão e distúrbios digestivos leves em pessoas com um sistema digestivo fraco. Excesso de ingestão de suplementos de goji pode causar indigestão, náuseas, vómitos e diarreia. 

Dose diária recomendada das bagas de Goji


As bagas goji podem ser consumidas cruas, em saladas, sumos, batidos, chás, com cereais ao pequeno-almoço, misturada nos iogurtes, na granola, também em saladas, batidos ou sumos e ainda há também quem as junte a molhos, arroz ou sopas. No entanto, o consumo de bagas goji não deve ultrapassar as 45 gramas diárias.

Ninguém o impede de desfrutar dos benefícios das bagas goji, no entanto, a sua ingestão deve ser limitada. Ter cuidado no consumo de bagas goji vai ajudá-lo a evitar problemas de saúde maiores e desconfortos desnecessários.

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