Cozer ovos: truques para uns ovos perfeitos

Descubra como cozer ovos na perfeição. Os truques e tempos ideais para tirar partido do sabor e valor nutricional de uns bons ovos cozidos.

Cozer ovos: truques para uns ovos perfeitos
Altamente nutritivos e simples de preparar, os ovos cozidos são muito apreciados na cozinha portuguesa

Cozer ovos é, aparentemente, uma tarefa fácil ou não fosse o método de cozedura e a preparação simples. Mas a verdade é que, por vezes, conseguir o ponto perfeito parece quase missão impossível. Ou porque ficam mal cozidos ou porque cozem demais e ficam com uma consistência um tanto ao quanto esponjosa ou ainda porque descascá-los é uma verdadeira dor de cabeça e a clara fica agarrada à casca… enfim, até o mais simples pode, em certos casos, ser desafiante.

Mas até para o maior dos desafios há alguns truques que podem dar uma ajuda. E sendo os ovos cozidos tão apreciados na nossa gastronomia, sem falar que os ovos são também altamente nutritivos e muito versáteis, aqui ficam algumas dicas para que consiga uns ovos cozidos na perfeição.

O segredo para cozer ovos na perfeição: conhecer os tempos


cozer ovos

jessicagavin.com

Memorize esta regra: cozer ovos, ainda que seja simples, é uma tarefa que requer exatidão principalmente no tempo de cozedura. E esta é a primeira coisa que deve saber de cor e salteado se quer cozer ovos na perfeição. Saber os tempos exatos para o ponto de cozedura pretendido vão garantir que tem o seu ovo como mais gosta dele, mas precisamente a consistência da gema. E os tempos são os seguintes:

  • 4 minutos: se pretende a gema ligeiramente líquida, cremosa e macia
  • 6 minutos: se gosta da gema mole e macia
  • 10 minutos: para que a gema fique firme e macia
  • 15 minutos: se gosta do ovo bem cozido

Para garantir que não falha o melhor é usar um temporizador.

Cozer ovos: passo-a-passo


cozer ovos passo a passo

  1. Coloque os ovos (já lavados) numa panela ou tacho com água suficiente para cobrir os ovos. Adicione um pouco de sal, para que os ovos flutuem enquanto cozem. Isto também vai fazer com que seja mais fácil descascá-los depois.
  2. Leve a panela ao lume sem tapar.
  3. Quando levantar fervura, coloque a tampa e desligue o lume, deixando a repousar durante 4 a 15 minutos (o tempo necessário para obter a consistência da gema pretendida).
  4. Ao fim do tempo pretendido, coloque os ovos numa taça com água fria e gelo durante a dois minutos. De seguida, passe por água a correr e seque os ovos.
  5. Agora só falta descascar. Parta um pouco da casca em dois lados e depois role o ovo gentilmente para quebrar a casca. Por fim, remova a casca. Simples assim. Abra o ovo ao meio, tempere com sal e pimenta e delicie-se com esta pequena iguaria.

 

Algumas dicas adicionais


E porque algumas vezes a cozedura pode não sair da forma devida, existem dicas que podem ajudar a remediar ou a cozer mais corretamente o ovo:

  • Se quer evitar que a casca rache, só precisa de adicionar um pouco de vinagre à água da cozedura.
  • Se durante a cozedura a casca rachar e verificar que a clara começa a verter, junte algumas gotas de azeite à água. Isto vai evitar que a clara se espalhe na água da cozedura.
  • Idealmente, retire os ovos do frigorífico cerca de 30 minutos antes da cozedura para que estejam à temperatura à ambiente e assim garanta uma gema perfeita no centro da clara.
  • Para que descascar o ovo seja ainda mais fácil, mergulhe o ovo sucessivamente em água fria. Isto vai descolar a casca da clara e, depois, será mais fácil de remover a casca.
  • Para evitar que a gema se esfarele ao partir o ovo use uma faca previamente mergulhada em água quente.

Veja também: