Publicidade:

Conchas de amamentação: uma opção prática para mais conforto

As conchas de amamentação proporcionam um cuidado e conforto adicional durante a amamentação, ajudando a ultrapassar alguns dos desconfortos.

 
Conchas de amamentação: uma opção prática para mais conforto
São um meio para aliviar o ingurgitamento mamário.

As conchas de amamentação, conhecidas também por coletores de leite materno, são um artigo de puericultura relativamente novo e que apresentam inúmeros benefícios, principalmente para a mãe, sendo um objeto que poderá facilitar o processo delicado e por vezes difícil da amamentação.

Este objeto foi concebido de forma a ser de fácil utilização e discreto, pelo que, quando colocados corretamente, a maioria das pessoas não se consegue aperceber que a mulher os está a utilizar por baixo do soutien.

É importante que tenha a noção que o orifício das conchas de amamentação onde o bico do peito é introduzido deve ser grande o suficiente para que uma parte do mamilo entre no coletor sem causar pressão excessiva.

Conchas de amamentação: o que são e para que servem?


conchas de amamentacao mae a amamentar

As conchas de amamentação são objeto de silicone ou plástico, com o formato redondo e semi-côncavo, com um pequeno reservatório e uns orifícios, que deve ser colocado entre o mamilo e o soutien de amamentação. Estes coletores geralmente adaptam-se flexivelmente ao seio materno.

Este coletores foram criados com os seguintes propósitos:

  • São locais onde se armazenam a acumulação do leite materno que se vai libertando entre mamadas;
  • Evitam o vazamento de leite materno para as roupas da mãe, desta forma estas mantêm-se limpas e secas e sem manchas de leite materno;
  • Fornecem algum alívio nas dores no início da amamentação;
  • Ajudam no processo de inversão, no caso dos mamilos invertidos, ainda durante a gravidez.

 

Conchas de amamentação: quais são as indicações?


conchas de amamentacao amamentar o bebe

Poderá utilizar as conchas em diversas situações, tais como:

  • Deverão ser colocadas sobre os seios maternos, entre mamadas, de forma a recolher o leite materno excedente que pode pingar mesmo quando o bebé não está a mamar;
  • Utilizar quando a sua produção de leite materno é tão grande que excede a capacidade dos discos absorventes da amamentação;
  • Utilizar no caso de apresentar os mamilos dolorosos, ou caso verifique que estes estão com fissuras/gretas ou macerados, geralmente consequências de uma má pega do bebé durante a amamentação, favorecendo a cicatrização tecidular, devido a permitirem uma circulação de ar;
  • Utilizar no caso de estar perante uma mastite;
  • Podem ser utilizados como forma de tentar resolver os mamilos invertidos (mamilos virados para dentro) ou mamilos planos (rasos), ainda durante a gravidez, ajudando a formar o “bico” do mamilo e a torna-lo mais eficaz para a amamentação. No entanto se não surtir efeito, pode sempre recorrer ao uso do mamilo de silicone, que é uma mais valia para muitas recém-mamãs;
  • Evitar o contacto direto com o soutien.

 

Conchas de amamentação: dicas importantes


conchas de amamentacao bebe a mamar

No caso de pensar em usar as conchas de amamentação, estas dicas são importantes para que o seu uso seja simplificado.

  1. É importante que tenha a noção de que existem marcas a vender este tipo de artigos e que podem apresentar particularidades específicas, tais como:
    1. Base rígida (adequadas para corrigir o tipo de mamilo);
    2. Base flexível (óptimas na proteção do seio materno e para colheita do excedente de leite);
    3. Orifício pode ser grande ou pequeno, pelo que antes de comprar deve de ver se adequa a si.
  2. A concha deve de ser transparente, de forma a visualizar facilmente o seu estado de limpeza e conservação;
  3. É importante realizar uma limpeza e esterilização frequente, no mínimo uma vez por dia;
  4. Escolha conchas com orifícios, de forma a prevenir infeções, e coloque a parte da concha com os orifícios na parte superior do seio, de forma a evitar que o leite excedente verta por essa zona;
  5. Não utilize conchas rígidas ou com orifícios pequenos mais de 3 horas por dia;
  6. Não durma com elas colocadas, por vários motivos, mas principalmente para não causar excesso de pressão nos seios, desconforto e porque devido aos orifícios e devido à mulher dormir numa posição horizontal, possivelmente ocorreria uma escorrência de leite para o tórax, molhando as roupas e tecidos.

O uso excessivo das conchas de amamentação pode levar a deformação dos mamilos, fazendo com que estes fiquem muito alongados. Evite utiliza-las durante muito tempo, basta alguns minutos antes de amamentar.

Veja também:

Enfª Bárbara Andrade Enfª Bárbara Andrade

Bárbara Andrade é Enfermeira Especialista em Reabilitação e Formadora em várias entidades. Desta forma, tem como princípios a promoção e a educação para a Saúde nas diferentes faixas etárias. Terminou a Especialidade em Enfermagem de Reabilitação na ESEnfCVPOA e exerce atualmente o cargo de enfermeira no CHEDV - HSS.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].