Quer saber como disfarçar as olheiras? Conheça 11 tratamentos eficazes!

Quem as tem agradece os esclarecimentos e truques para saber como disfarçar as olheiras. Se também é o seu caso, fique atento e acabe com este problema.

Quer saber como disfarçar as olheiras? Conheça 11 tratamentos eficazes!
Descubra as várias opções para resolver este inestético problema.

Os círculos escuros por baixo dos olhos são muitos comuns em homens e mulheres e podem efetivamente envelhecer qualquer um. Assim, damos várias dicas para saber como disfarçar as olheiras.

Embora possam afetar qualquer pessoa, as olheiras são mais comuns em pessoas:

  • Idosas;
  • Que têm uma predisposição genética para esta condição, que é denominada de hiperpigmentação periorbital;
  • Possuem tons de pele mais escuras.

 

O que causa as olheiras?


rapariga com olheiras

Embora a fadiga seja mesmo a explicação mais lógica o aparecimento de olheiras, há vários outros fatores que podem contribuir para o seu aparecimento. Descubra quais são.

1. Fadiga

E aqui inclui-se várias situações, como dormir mais horas do que aquelas a que está habituado, dormir pouco, ter horários de sono irregulares e fadiga extrema.

2. Envelhecimento

O envelhecimento natural do ser humano é outra causa comum para o aparecimento de olheiras. Isto acontece, porque à medida que envelhecemos a pele fica mais fina, perde a gordura e o colagénio necessários para manter a elasticidade da pele. Como consequência, os vasos sanguíneos que se encontram debaixo da pele tornam-se mais visíveis, fazendo com que a área abaixo dos olhos se torne mais escura.

3. Tensão ocular

Muitas horas em frente ao computador, televisão, telemóvel ou tablet podem causar uma pressão significativa nos olhos que, por sua vez, pode levar ao aumento dos vasos sanguíneos em redor dos olhos, fazendo com que a mesma escureça.

4. Alergias

Quando tem uma reação alérgica, o corpo liberta histamina como resposta a bactérias nocivas. Além de causar sintomas desconfortáveis, como comichão, vermelhidão e olhos inchados, os medicamentos anti-histamínicos também fazem com que os vasos sanguíneos se dilatem e se tornem mais visíveis sob a pele.

5. Desidratação

Nunca é demais relembrar que o nosso corpo precisa constantemente de água e que isso é preponderante para o bom funcionamento geral de todos os órgãos e para proporcionar um mínimo de bem-estar. E mais uma consequência de não de hidratar devidamente é precisamente o aparecimento de olheiras.

6. Exposição solar excessiva

Estar demasiado tempo ao sol também tem as suas consequências, pois levam ao excesso de produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele e que, em casos excessivos, podem provocar o escurecimento em redor dos olhos.

7. Genética

A história da família também pode te rum papel importante no desenvolvimento de círculos escuros debaixo dos olhos. E tanto pode ser um traço visível desde a infância, como pode ser algo que piora à medida que se vai envelhecendo.

Como disfarçar as olheiras: dicas e tratamentos


Sendo tantos e distintos os motivos para o aparecimento das manchas inestéticas, deverá, então, ter vários cuidados que passam por uma rotina robusta de cuidados com a pele, privilegiando produtos com vitamina C e ácido hialurónico. Além disso, e obrigada ciência, existem também tratamentos médicos que podem ajudar a recuperar o aspeto que tanto deseja.

Tratamentos caseiros

como disfarcar as olheiras e dormir bem

São pequenos truques que pode fazer diariamente e que ajudam a ter um aspeto mais fresco, rejuvenescido e descanso.

  • Compressas frias: a sua aplicação ajuda a reduzir o inchaço e a diminuir os vasos sanguíneos dilatados, logo, diminui o aparecimento de papos e ajuda a eliminar as olheiras;
  • Dormir mais: as horas indicadas de sono (entre 7 a 8 horas) também ajudam a melhorar a aparência das olheiras, dado que a privação do sono pode fazer com que sua pele pareça pálida, tornando as olheiras mais óbvias;
  • Elevar a cabeça: dormir com a cabeça um pouco mais alta que o resto do corpo evita que o líquido se acumule sob os olhos, o que pode fazê-los parecer inchados e de aspeto cansado;
  • Colocar sacos de chá frios em cima dos olhos, preferencialmente com cafeína, dado que podem ajudar a estimular a circulação sanguínea, encolher os vasos sanguíneos e reduzir a retenção de líquidos sob a pele;
  • Usar um bom corretor de olheiras.

Tratamentos médicos

Peeling quimico

Para uma solução mais eficaz e permanente, e quando os tratamentos caseiros falham, pode contar com o mundo da dermocosmética que apresenta algumas soluções de sucesso. Os métodos infalíveis incluem:

  • Peelings químicos para reduzir a pigmentação;
  • Cirurgia a laser para ressurgir a pele e melhorar o endurecimento da pele;
  • Tatuagens médicas para injetar pigmento em áreas da pele de desbaste;
  • Preenchedores de tecido para esconder vasos sanguíneos e melanina que causam descoloração da pele abaixo de seus olhos;
  • Blefaroplastia, cirurgia de remoção de gordura para remover o excesso de gordura e pele, revelando uma superfície mais lisa e uniforme;
  • Implantes cirúrgicos de produtos gordurosos ou sintéticos.

Todavia, antes de decidir sobre qualquer procedimento cosmético, analise as suas opções com um médico da sua confiança. Apesar de bastante comuns, não deixam de ser tratamentos médicos dispendiosos, alguns invasivos e com efeitos secundários.

Veja também: