Calendário menstrual: como usar e calcular?

Conhecer o próprio calendário menstrual pode tornar-se muito útil no planeamento de uma viagem, aquela festa importante ou até o próprio casamento. O calendário menstrual permite não só prever a data aproximada do início da menstruação, como também controlar o período de ovulação, caso o seu objetivo seja mesmo engravidar.

Calendário menstrual: como usar e calcular?
Como conhecer o seu calendário menstrual?

Aprender a contar o calendário menstrual pode ser útil, tanto para saber quando será a próxima menstruação, como também para calcular o período fértil.

As hormonas sexuais femininas, o estrogénio e a progesterona, começam a sua produção ativa na puberdade, até que atingem um nível de amadurecimento, momento em que ocorre a primeira menstruação.

No entanto, a menstruação não começa de modo regular, é normal que após a primeira vez (menarca), demore algum tempo a voltar. Esta irregularidade é comum no inicio, geralmente regula mensalmente após 2 anos.

COMO CALCULAR O PERÍODO FÉRTIL E CALENDÁRIO MENSTRUAL


calendario menstrual

1.º Passo – Observação

Cada mulher terá o seu ciclo menstrual que tem uma duração variável, entre 25 e 35 dias. Assim, a observação permitirá saber de quanto tempo é o seu ciclo menstrual.

2.º Passo – Contar a duração do ciclo menstrual

A contagem do ciclo menstrual começa no primeiro dia de menstruação e termina quando a menstruação do mês seguinte inicia novamente (o primeiro dia de sangramento, independentemente do fluxo sanguíneo). O ideal será registar esta duração durante uns meses e fazer a média entre eles.

3º Passo – Conhecer melhor o ciclo menstrual

Conhecendo o calendário menstrual poderá identificar, pelos sinais transmitidos pelo seu corpo, cada etapa do ciclo.

O ciclo menstrual é dividido em três fases:

  • Folicular: Inicia-se no primeiro dia da menstruação, dura entre 5 e 12 dias. Nesta fase ocorre um amadurecimento dos óvulos, libertando hormonas, designadas como estrogénios.
    Segue até o início do aumento da produção da hormona luteinizante, cuja função será libertar o óvulo no período fértil.
  • Ovulatória: também conhecido como período fértil. Ocorre a ovulação, ou seja, a libertação do óvulo maduro para ser fecundado pelo espermatozóide.
    Esta fase geralmente acontece na metade do ciclo menstrual, por volta do 14º dia e dura cerca de 7 dias.
  • Lútea: inicia-se após a ovulação e continua durante 10 dias aproximadamente, até o primeiro dia da próxima menstruação.
    Esta fase prepara o útero para a próxima menstruação ou para uma possível gestação.

Assim, o calendário menstrual é estabelecido pela produção hormonal. Por isso, é individual de acordo com os níveis hormonais.

E SE O CICLO FOR IRREGULAR?


mulher a consultar o seu calendario menstrual

Caso o seu ciclo seja irregular, não terá como saber especificamente quando será a próxima menstruação.

Nesta situação, seria benéfico você procurar um ginecologista, pois a causa deverá ser investigada.

No entanto, não deve ser motivo de preocupação, pois ciclos irregulares são comuns no início e no final da vida fértil (menarca e menopausa), no pós-parto, em mulheres com anorexia, atletas, em períodos de mudança de anti-concecionais, situações de stress, disfunções no aparelho reprodutor feminino, problemas de tiroide e ovários poliquísticos.

APLICAÇÕES PARA TELEMÓVEL QUE AJUDAM NO CONTROLO DO CALENDÁRIO MENSTRUAL


aplicacoes de telemovel de calendario menstrual

Cerca de 200 milhões de pessoas já fizeram o download de aplicações deste género. Em alguns casos, estas apps são usadas para monitorizar a fertilidade, já que fornecem muitos detalhes sobre o Ciclo Menstrual.

1. CLUE

Se a descarregar, a aplicação vai lembrá-la quando começa a menstruação, o tempo de Tensão Pré-Menstrual (TPM) e a janela de fertilidade.

> Descarregue a aplicação no Google play ou na App store.

2. PERIOD TRACKER

A partir dos dados sobre os seus últimos três ciclos menstruais, a aplicação vai calcular a duração média do período, de forma a dar-lhe informações mais precisas sobre o dia em que começa a sua menstruação, os níveis de ovulação e fertilidade, o seu humor e alertando ainda para alguns sintomas que podem surgir.

> Descarregue a aplicação no Google play ou na App store.

3. PINK PAD

A Pink Pad é uma aplicação de saúde e lifestyle. Ou seja, não vai apenas ajudá-la em questões de saúde, como é o caso da monotorização do ciclo menstrual, como também pretende ligá-la a outras mulheres à volta do mundo para apoio e troca de informações.

Tal como as outras, prevê o dia em que vai começar o seu período e os dias de ovulação.

> Descarregue a aplicação na App store.

Veja também:

Farmacêutica Cátia Rocha Farmacêutica Cátia Rocha

Cátia Rocha é farmacêutica. Como apaixonada pela profissão, acredita na importância da educação para a saúde e num papel interventivo dos profissionais de modo a transmitir conhecimentos que considera importantes e fundamentais para o bem-estar da população. É Mestre em Ciências Farmacêuticas pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte e exerce atualmente o cargo de farmacêutica na Farmácia Agra.

Cofidis