4 Formas de prevenir as bolas de pelo nos gatos

As bolas de pelo nos gatos são quase um mal necessário para quem vive com felinos. Mas há formas de as conseguir prevenir. Saiba tudo sobre o assunto.

Powered by: Vetecare
4 Formas de prevenir as bolas de pelo nos gatos
São desagradáveis, mas há formas de prevenir.

Não é só o transtorno de ter que limpar as bolas de pelo nos gatos, mas também é preciso ter em conta o mal que as mesmas podem provocar nos animais, como bloqueios intestinais.

Mas se as bolas de pelos nos gatos são inevitáveis nos felinos, há, todavia, formas de prevenção, que ajudam a diminuir não só a frequência com que as mesmas são expelidas, como também minorar as consequências que podem provocar.

O que causa as bolas de pelo nos gatos?


bolas de pelo nos gatos

As bolas de pelo nos gatos têm um aspeto desagradável, mas decorrem da rotina saudável e da cuidadosa de higiene do seu gato.

Quando o seu gato se lambe, existem pequenas estruturas semelhantes a ganchos na sua língua que prendem os pelos soltos e mortos do corpo, que é, então, engolido. A maioria deste pelo passa pelo trato digestivo sem problemas. Porém, pode ficar acumulado no estômago, formando as ditas bolas de pelo. O que acontece normalmente é que o gato vai vomitar a bola de pelo, para expulsá-la do organismo.

Isto é algo inerente a todas as raças de gato, mas mais frequentes naqueles que possuem pelo comprido ou em animais que se limpam compulsivamente. Além disso, é algo que vai aparecendo com a idade, à medida que os animais crescem.

4 formas de prevenção das bolas de pelo


escovar pelo de gato

É certo que não há uma poção mágica para impedir a 100% as bolas de pelo nos gatos. Todavia, há pequenas coisas que os donos podem fazer para reduzir a probabilidade do sue gato ter bolas de pelo ou, pelo menos, diminuir a sua frequência.

1. Escove o pelo frequentemente

Assim, quanto mais pelo remover do seu gato, menos ele vai engolir. Pentear ou escovar o gato diariamente pode ser uma forma eficaz de minimizar as bolas de pelo, além de proporcionar uma forma divertida de se relacionar com o seu gato.

Se não o consegue fazer em casa, opte por recorrer a um profissional habilitado, de seis em seis meses. Na rede de parceiros Vetecare, o plano de saúde animal mais completo do mercado, e a partir de 13 euros por mês, terá acesso a uma lista completa, em todo o país, de veterinários, serviços de grooming e até spa animal, para providenciar ao seu gato tudo o que ele precisa para se sentir bem, saudável e feliz.

2. Dê ao seu gato uma comida de gato especializada para ajudar a expulsar as bolas de pelo

São rações preparadas à base de fórmulas de alta fibra projetadas para melhorar a saúde do pelo do seu gato, para minimizar a quantidade de expulsão e ajudar a que as bolas de pelo passem com mais facilidade pelo sistema digestivo.

3. Use um produto que facilite a expulsão das bolas de pelo ou até mesmo um laxante

Existem determinados medicamentos e pastas orais que favorecem a eliminação do pelo através do estômago, intestinos até este ser expelido. Alguns desses produtos podem, inclusive, ter um efeito laxante, facilitando a eliminação do pelo.

Estas pastas podem ser adicionadas diretamente na comida ou espalhadas pelas patas e zonas onde o gato tende a lamber mais.

4. Desencoraje as constantes lambidelas

Quanto mais um gato de lamber, mais pelo irá engolir. Tente remover esse comportamento, distraindo-o com uma brincadeira, por exemplo e fique atento a este comportamento principalmente em fase de mudança de pelo!

No caso de ter dificuldade em ensinar o seu animal a mudar este comportamento, então, seria importante ponderar ajuda profissional, nomeadamente de treino animal – engane-se se acha que isto apenas serve para os cães. Tudo isto será extremamente fácil se aderir ao plano de saúde animal Vetecare, o mais completo do mercado e que lhe permite, a partir de 13 euros por mês, aceder a uma grande variedade de produtos e serviços que visam sempre o bem-estar animal doméstico e o descanso dos donos.

Sintomas das bolas de pelo nos gatos


gato em baixo

Pode ser perturbador observar e até ouvir um gato a eliminar as bolas de pelo, assemelhando-se em som e forma a um vómito ou engasgo. Se após isso se seguir a expulsão da bola de pelo, está tudo bem. Caso contrário, deverá estar atento aos seguintes sinais que podem provocar um bloqueio fatal:

  • Vómitos ou engasgos sem expelir uma bola de pelo;
  • Falta de apetite;
  • Letargia;
  • Prisão de ventre;
  • Diarreia.

Nestes casos, e por mais pequenos que sejam os sinais, será mais indicado consultar um veterinário que o possa aconselhar sobre a melhor forma de proceder para devolver o bem-estar ao seu gato. Se aderir ao plano de saúde animal Vetecare, terá ao seu dispor vários profissionais de excelência perto da sua área de residência.

Veja também: