Publicidade:

Bernese Mountain Dog: tudo o que precisa de saber sobre esta raça

A aparência de urso de peluche do Bernese Mountain Dog não deixa ninguém indiferente, mas a verdadeira beleza está na sua personalidade. Calmo, equilibrado, meigo e esperto, reúne todas as condições para ser um cão de companhia fiel e dedicado, que, por sofrer muito com a solidão, tem tendência em seguir sempre o dono.

Bernese Mountain Dog: tudo o que precisa de saber sobre esta raça
O Bernese é uma das raças mais bonitas.

Também apelidado de Boieiro de Berna, o Bernese Mountain Dog é a mais reconhecida das quatro raças de Boieiros Suíços e, tal como as outras, sofreu com a industrialização das atividades que desempenhava no passado.

Embora não sejam do tipo de ficarem em constante movimento, são animais que, devido ao grande porte e à herança de cães de quinta, precisam de espaço para se exercitarem e gastarem energia.

Características gerais do Bernese Mountain Dog


Grupo: Grupo 2 – Cães de tipo Pinscher e Schnauzer, Molossóides e Cães de Montanha, e Boieiros Suíços

Finalidade: cão pastor e de companhia

Ambiente ideal: casa

País de Origem: Suíça

Porte: grande

Altura: de 58cm a 70cm

Peso ideal: de 40kg a 55kg

Cor: tricolor: fundo preto com marcas fogo nas bochechas, em cima dos olhos, membros e peito, e marcas brancas na cabeça (risca), pescoço, peito e patas

Esperança Média de Vida: entre 7 a 10 anos

Preço médio: de 550€ a 1200€

 

Características específicas do Bernese Mountain Dog


O Bernese Mountain Dog não é um cão particularmente fácil de lidar, sobretudo enquanto cachorro. Nos primeiros tempos de vida, e se não for adequadamente treinado, é um pouco indisciplinado e irrequieto, com tendência para roer objetos e plantas, cavar buracos no quintal ou subir para cima do sofá. Para evitar que ele faça o que quer, precisa de muita supervisão, firmeza e paciência.

Por terem sido utilizados, em tempos, como cães de pastoreio, lidam bem com outros cães e animais. Apesar do tamanho e de a sua presença afastar intrusos por si só, não serve bem como cão de guarda, apesar de dar o alerta sempre que necessário.

Energia
Inteligência
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor
Cuidados de higiene
Queda de pelo
Tendência para problemas de saúde
Facilidade de aprendizagem
Socialização com crianças
Socialização com estranhos
Socialização com cães
Socialização com gatos

 

Fases da vida do Bernese Mountain Dog


Bebé

0 – 24 meses

Adulto

24 meses – 7 anos

Idoso

7 – 10 anos

 

Físico do Bernese Mountain Dog


Bernese Mountain Dog

É um cão robusto, harmonioso e de boas proporções, com peito largo e profundo e membros vigorosos. A característica física mais marcante do Bernese Mountain Dog é, sem dúvida, a sua abundante pelagem tricolor, que parece ter sido delineada a caneta.

A cabeça é poderosa, com crânio ligeiramente arredondado, onde assentam orelhas triangulares caídas e olhos amendoados, de expressão meiga.

Temperamento do Bernese Mountain Dog


Devido à dedicação e lealdade para com os seus donos, os Bernese Mountain Dog são excelentes cães de companhia e não gostam de ficar sozinhos por longos períodos de tempo. Caso isso aconteça, é possível que deixem de comer e se tornem depressivos.

Têm um forte instinto de proteção e podem ficar desconfiados com a presença de estranhos. É um cão de família, que adora crianças, com as quais se mostra muito paciente.

Problemas de Saúde do Bernese Mountain Dog


Ossos

  • Displasia coxo-femoral e do cotovelo.

Estômago

  • Torção gástrica.

Outros

  • Cancro (vários tipos).

 

Cuidados a ter com o Bernese Mountain Dog


Pelo

  • Diz-se que o pelo do Bernese é “auto-lavável”, por isso não requer grandes cuidados, mas não deixa de ser longo e abundante, necessitando de ser escovado. Faça-o uma vez por semana e com mais frequência na muda do pelo.

Ossos

  • Não o deixe brincar ou correr em superfícies muito duras e pisos escorregadios, saltar muito ou puxar cargas pesadas até que o cão tenha, pelo menos, dois anos.

Alimentação

  • Alimente o seu cão duas vezes por dia e evite exercitá-lo após a refeição.

Unhas

  • Corte-as uma vez por mês.

 

Origem do Bernese Mountain Dog


Alguns especialistas dizem que o Bernese Mountain Dog surgiu graças aos romanos, que, quando invadiram a Suíça, cruzaram mastins com os cães que viviam nas montanhas, dando origem a quatro raças de boieiros, incluindo o Bernese.

As suas tarefas eram muito diversificadas: foi utilizado como auxiliar na condução de gado, na guarda e proteção de pessoas e propriedades e ainda como animal de tração, puxando pequenas carroças carregadas de leite, que os agricultores suíços usavam para a produção de queijo.

No final dos anos 1800, estava em risco de extinção, mas graças aos esforços do professor Albert Heim, a raça começou a ser mais divulgada e criada como cão de companhia.

Curiosidades sobre o Bernese Mountain Dog


Existe uma expressão suíça para definir a expectativa de vida do Bernese Mountain Dog: “Três anos um cão jovem, três anos um bom cão, três anos um cão velho. Tudo o resto é um presente de Deus.” Por outras palavras, a sua reforma antecipada pode ser um obstáculo para corações sensíveis.

Em 2015, um Bernese Mountain Dog chamado Nico tornou-se um herói nos Estados Unidos depois de ter salvado duas pessoas que estavam a ser levadas pela rebentação numa praia da Califórnia.


Conheça mais raças de cães:

Todas as raças de cães

Todas as
raças de cães

Raças de cães pequenos

Raças de
cães pequenos

Raças de cães médios

Raças de
cães médios

Raças de cães grandes

Raças de
cães grandes

Mafalda Braga Mafalda Braga

Depois da licenciatura em Comunicação Social e Cultural e do mestrado em Media e Jornalismo, tirados na Universidade Católica Portuguesa, fez um estágio na extinta Rádio Clube Português e outro na Revista Máxima, onde ficou a trabalhar durante cinco anos e meio. Passou ainda pela Revista Must, suplemento do Jornal de Negócios, e atualmente é jornalista freelancer. Além desta área, tem uma grande paixão por cinema, viagens, animais e comida, de preferência com muito sol a acompanhar.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].