Publicidade:

10 alimentos humanos que os gatos podem comer

Existem alguns alimentos humanos que os gatos podem comer, no entanto, a base da sua alimentação deve ser uma dieta apropriada para gatos. Descubra tudo.

10 alimentos humanos que os gatos podem comer
Saiba que alimentos pode oferecer ao seu gato

A melhor alimentação que pode dar ao seu gato é uma dieta adequada à espécie. No entanto, existem alguns alimentos humanos que os gatos podem comer sem prejuízos para a sua saúde.

10 Alimentos humanos que os gatos podem comer


1. Frango

alimentos humanos que os gatos podem comer peito de frango

A carne de frango é a carne mais saudável e também a que os gatos mais apreciam. Nunca, em nenhuma circunstância, deve dar ossos de frango pois podem provocar lesões graves de perfuração na boca e sistema digestivo.

Se quer oferecer frango ao seu gato, saiba que a melhor parte será a do peito, sem ossos nem peles, pois terá maior teor em proteína e menor de gordura. O frango deve ser cozido ou grelhado sem molhos nem temperos.

A carne de galinha e peru fazem também parte dos alimentos humanos que os gatos podem comer, sendo que devem ser oferecidas e cozinhadas da mesma forma que o frango.
As outras carnes, especialmente a de porco, são desaconselhadas e os gatos não fazem uma boa digestão podendo resultar em vómitos e diarreias.

2. Peixes brancos

alimentos humanos que os gatos podem comer peixes brancos

Os gatos são sempre associados ao peixe, e a verdade é que estes adoram este sabor. Mas nem todos os peixes são aconselháveis para o seu felino.

Os peixes brancos são os mais saudáveis e nunca deve dar espinhas ao gato, pois pela mesma razão dos ossos de frango, podem causar lesões graves.

Informe-se sempre com o seu médico veterinário antes de introduzir novos alimentos ou alterar a dieta do seu gato. Em determinadas situações, certos alimentos podem ser contra-indicados, como é o caso do peixe em gatos com insuficiência renal.

3. Batata

alimentos humanos que os gatos podem comer batata em saco

A batata é um dos alimentos humanos que os gatos podem comer, no entanto devem estar cozidas pois cruas podem ser prejudiciais. As batatas cruas contêm um alcalóide que é tóxico para gatos denominado de glicoalcalóide solanina.

Quando a batata é cozinhada, este alcalóide é destruído e deixa de ser tóxica.

A melhor forma de cozinhar as batatas, caso as queira oferecer ao gato, é através da cozedura sem temperos.

4. Cenoura

alimentos humanos que os gatos podem comer cenouras

As cenouras têm imensos benefícios para os humanos, o que também acontece com os gatos. É um legume bastante nutritivo que não oferece problemas ao seu felino.

5. Abóbora

alimentos humanos que os gatos podem comer abobora

A abóbora também é um dos alimentos humanos que os gatos podem comer, e é uma excelente fonte de fibra, especialmente em animais que também sofrem de prisão de ventre.

6. Ovo cozido

alimentos humanos que os gatos podem comer ovos cozidos

Os gatos são animais carnívoros, por isso a sua dieta é, essencialmente, à base de proteínas. Os ovos, especialmente as claras são ricas em proteínas, dessa forma podem ser inseridos na alimentação do gato. Idealmente devem ser oferecidos cozidos, sob a forma de petisco.

7. Arroz

alimentos humanos que os gatos podem comer arroz branco

Os gatos podem comer arroz, no entanto, este alimento é nutricionalmente pobre para os felinos.

Os gatos têm bastante dificuldade em digerir hidratos de carbono, especialmente massa. No entanto de todos os hidratos, o arroz é provavelmente o mais fácil de digerir.

Dessa forma, o arroz é muitas vezes utilizado em situações de estômago irritado e situações como diarreias. Aconselhe-se sempre com o seu médico veterinário antes de oferecer algum alimento ao gato, especialmente se o animal estiver com algum sinal de doença como diarreia ou vómitos.

O arroz deve sempre ser oferecido bem cozido, pois o arroz cru prejudica a digestão.

8. Melancia

alimentos humanos que os gatos podem comer melancia

A melancia é rica em vitaminas, fibras e cálcio, e é especialmente apetecível em alturas quentes como no verão, para ajudar a refrescar.
Deve ter sempre o cuidado de retirar a casca e as sementes da melancia, antes de as oferecer ao seu gato.

Toda a fruta deve ser dada com moderação, pois a fruta contém açúcares e a sua ingestão deve ser mínima.

9. Melão

alimentos humanos que os gatos podem comer melao em cubos

O melão é um dos alimentos humanos que os gatos podem comer, e oferece propriedades semelhantes melancia. Tal como qualquer fruta deve ser consumida pelo seu gato com moderação.

10. Mirtilos

alimentos humanos que os gatos podem comer mirtilos

Os mirtilos são saborosos e podem ser consumidos pelos gatos, desde que com moderação. De preferência ofereça os mirtilos ao seu gato como uma recompensa ou snack.

Conclusão…


Existem vários alimentos humanos que os gatos podem comer, no entanto, uma vez que os gatos são carnívoros obrigatórios, e o seu organismo não funciona de igual forma ao das pessoas, o alimento preferencial deve ser sempre um apropriado para gatos.

A comida humana, desde que não seja um alimento prejudicial, pode ser dado como um extra, mas nunca deve ser feita como uma alimentação exclusiva, sob risco de o animal não ingerir uma alimentação adequada e ficar com défices nutritivos.

Se pretender inserir algum alimento novo da alimentação do gato, deve sempre consultar o médico veterinário em primeiro lugar, pois para além de saber se o alimento é prejudicial aos gatos no geral, é necessário perceber se o animal tem algum problema que lhe provoque alguma limitação na alimentação.

Veja também:

Dra. Patrícia Azevedo Dra. Patrícia Azevedo

Patrícia Azevedo é médica veterinária natural de Braga. Desde a sua infância que é apaixonada por animais e sempre teve a ambição de ser médica veterinária. Trabalhou como voluntária em associações de proteção e ajuda a animais errantes desde os 11 anos de idade . Iniciou o seu percurso como estudante desta área na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e concluiu os seus estudos no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Tem três gatos e uma cadela retirados da rua. Trabalha atualmente na sua cidade natal, em medicina e cirurgia de pequenos animais.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].