Abdominoplastia e Lipoaspiração: 6 mitos que deve esquecer

A abdominoplastia e lipoaspiração são técnicas cirúrgicas que auxiliam na remodelação corporal. A abdominoplastia tem o objectivo de remover o excesso de pele e gordura do abdómen para reduzir a aparência de uma barriga flácida. A lipoaspiração é utilizada para remover a gordura indesejada em áreas específicas do corpo.

Abdominoplastia e Lipoaspiração: 6 mitos que deve esquecer
A abdominoplastia e lipoaspiração em simultâneo permitem remodelar a silhueta.

abdominoplastia e lipoaspiração são dois métodos cirúrgicos de remodelação corporal. A abdominoplastia permite remover estrias e alguma gordura localizada, corrigir a flacidez e a diástase (afastamento) dos músculos retos abdominais. Esta cirurgia consiste no tratamento dos músculos abdominais (que se traduz por uma melhor definição da cintura e faz o efeito de uma cinta interna) e extração do excesso de pele, com transposição do umbigo.

A lipoaspiração é feita sobretudo na região da barriga, esta intervenção também é utilizada nas coxas, costas e flancos e está indicada para eliminação de gorduras localizadas. Algumas vezes a lipoaspiração pode fazer parte de uma intervenção mais ampla, a lipoescultura, que retira gordura de um local para se inserir noutro.

Estes dois procedimentos, por serem cirúrgicos geram muitas dúvidas e inquietações. Importa esclarecer que devem ser sempre assegurados por uma equipa médica especializada que garantam a segurança de todos os procedimentos e resultados.

6 mitos que deve esquecer sobre a abdominoplastia e lipoaspiração


abdominoplastia e lipoaspiracao e excesso de gordura

1. A abdominoplastia pode ser feita por qualquer pessoa acima do peso

O objetivo da cirurgia não é o emagrecimento em si, mas sim melhorar o contorno corporal e dar firmeza à pele. Na verdade, quanto mais próxima estiver do peso real, melhor será o resultado e a recuperação.

2. A abdominoplastia e lipoaspiração emagrecem

Não se tratam de métodos de emagrecimento. As pessoas com indicação para a cirurgia devem ter um peso estável e algumas gorduras localizadas que desejam remover ou corrigir a flacidez da pele.

3. A cirurgia plástica dura para sempre

A cirurgia plástica permite modelar o corpo. Por vezes até é possível devolver a mesma silhueta que tinha antes de uma gestação por exemplo. E quem passa por uma cirurgia plástica consegue obter de imediato uma grande melhoria.

No entanto, claro que o corpo passa de igual forma por um processo de transformação e envelhecimento celular a longo prazo, embora quem tenha passado por um procedimento estético estará muito melhor do que quem não o fez.

4. Depois de ficar sem gordura, ela não vai voltar

As células de gordura que são removidas durante a lipoaspiração e abdominoplastia não são regeneradas. No entanto, ainda existem muitas células de gordura e estas células podem aumentar de tamanho o que se pode traduzir num ganho de peso.

Daí que para se manter o resultado obtido seja essencial que se siga um regime alimentar e um esquema de exercício físico constante.

5. Mulheres que deram à luz há pouco tempo podem optar pela abdominoplastia e lipoaspiração

Existe um critério de tempo a respeitar numa cirurgia plástica pós gestação, que pode variar de profissional para profissional ou de clínica para clínica.

Pelo menos 6 meses após o término da amamentação poderá ser um período razoável, isto porque existe uma grande alteração hormonal durante esta fase.

6. A abdominoplastia e lipoaspiração é só para mulheres

A lipoaspiração é realizada tanto em homens como em mulheres, com excelentes resultados em ambos os casos, desde que tenham indicação clara para os procedimentos.

Conseguir um corpo mais firme e bonito está intrinsecamente ligado à abdominoplastia e lipoaspiração, mas os resultados apenas vão perdurar se acompanhados por uma alimentação adequada, bem como de exercício físico regular.

>> Tem mais dúvidas sobre estes procedimentos? Esclareça-se aqui.

Veja também:

Ler mais
AgeClinic Logo Contactos

Av. dos Combatentes da Grande Guerra, 44
4200-185 PORTO
(+351) 223 250 044 | (+351) 914 599 898
[email protected]

Clínicas em: Porto | Guimarães | Vila do Conde