Publicidade:

Universidade do Porto altera estatuto do Estudante-Atleta

Com as novas alterações, o estatuto do Estudante-Atleta da Universidade do Porto chega a mais estudantes.

 
Universidade do Porto altera estatuto do Estudante-Atleta
Saiba as condições e como pode requerer

Com o objetivo de “facilitar a harmonização do estudo, treino e competição dos estudantes”, a Universidade do Porto atualizou o regulamento do Estatuto de Estudante-Atleta. Assim, fica mais fácil conciliar os estudos com a prática desportiva de alto rendimento.

O novo estatuto entra em vigor no ano letivo 2020/2021 e será aplicado a todos os estudantes da Universidade do Porto que representem a instituição nas competições do desporto universitário, ou que sejam atletas federados. Na prática, estes alunos “vão poder justificar as faltas às aulas para participar em competições oficiais, alterar as datas de avaliações que coincidam com os dias de competição, ter prioridade na escolha de horários, bem como usufruir de apoio pedagógico especial.”

Esta alteração é uma consequência natural dos bons resultados obtidos nos últimos anos e que têm levado o nome da Universidade do Porto bem longe, colocando a instituição no topo das melhores do país ao nível do desporto universitário.

Trata-se de um reconhecimento para com todos os atletas: “os estudantes atletas são excelentes exemplos para a sociedade e esperamos que, com a publicação deste regulamento, consigamos ajudar estes estudantes a conciliar a prática desportiva com as exigências naturais da sua vida académica. Esta poderá ser uma excelente forma de reconhecer o esforço e dedicação de todos aqueles que nos representam”, acrescenta Joana Carvalho, Pró-reitora da Qualidade de Vida e Desporto da Universidade do Porto.

Estatuto do Estudante-Atleta: como funciona?


estatuto do estudante atleta natacao

Quem pode aceder?

Estão abrangidos pelo novo Estatuto de Estudante-Atleta da Universidade do Porto os estudantes que:

  • Participem numa competição desportiva universitária nacional ou internacional, em representação da Universidade ou da Associação de Estudantes;
  • Estudantes que tenham participado, no ano anterior, em competições (não universitárias) com vista à atribuição de títulos nacionais ou internacionais;
  • Estudantes do primeiro ano que, estando inscritos como atletas no Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP) ou na Associação de Estudantes, tenham participado, no ano letivo anterior, em campeonatos escolares;
  • Praticantes de Desporto de Alto Rendimento e Atletas da Seleção Nacional.

Para que o estatuto seja atribuído, o estudante terá ainda de cumprir um conjunto de deveres e requisitos desportivos, como participações em eventos desportivos, presenças nos jogos, presenças nos treinos do ano desportivo corrente, assim como ter aprovação, no mínimo, a 36 ECTS ou a todos os créditos em que estiverem inscritos, caso o número seja inferior a 36.

Como solicitar o estatuto?

Todos os estudantes que cumpram com as condições referidas podem requerer o estatuto no final da presente época desportiva, solicitando ao Centro de Desporto da Universidade do Porto a sua inclusão na listagem do Estatuto de Estudante-Atleta da UP.

Será necessário preencher um documento que será disponibilizado online no site do CDUP-UP, bem como entregar os documentos que comprovem a sua participação nas competições.

Além disso, devem também solicitar a atribuição do estatuto ao diretor da faculdade que frequentam, através da requisição e preenchimento do respetivo modelo na secretaria da faculdade.

Veja também:

Mónica Carvalho Mónica Carvalho

Mónica Carvalho é licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação, com Pós-Graduação em Comunicação, Assessoria e Marketing. Vê na produção de conteúdos uma forma de tornar o mundo um lugar mais interessante, curioso e acessível. Os livros, filmes, séries, música, desporto e, acima de tudo, as histórias das pessoas inspiram-na a querer sempre fazer mais e melhor.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].