Publicidade:

Dia Mundial da Diabetes: os números da doença em Portugal

No Dia Mundial da Diabetes conheça o impacto da doença em Portugal e aprenda a reconhecer alguns dos principais sintomas.

 
Dia Mundial da Diabetes: os números da doença em Portugal
Conheça os principais sintomas

No Dia Mundial da Diabetes, é de destacar os números da doença em Portugal, referidos em relatório pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico: há mais de um milhão de diabéticos em Portugal, sendo este, aliás o país da Europa com a taxa mais elevada de prevalência da doença.

Assim, estima-se que 13% da população entre os 20 e os 79 anos tenham diabetes, sendo que metade destas pessoas desconhece que tem a doença, dado que é muitas vezes silenciosa e assintomática, principalmente no caso da diabetes tipo 2.

De acordo com a Associação Protectora dos Diabéticos em Portugal, que presta um grande apoio aos doentes e disponibiliza consultas médicas de diferentes especialidades, esta é ainda a doença que consome mais de 10% dos custos com a saúde.

Sintomas e diagnóstico da diabetes


dia mundial da diabetes medicacao para diabetes

Os sintomas da doença derivam da quantidade de açúcar no sangue: o aumento dos níveis de açúcar corresponde à hiperglicemia, e a diminuição dos níveis de açúcar corresponde à hipoglicemia.

Hiperglicemia

Esta condição acontece quando a doença está descontrolada ou quando há uma elevada ingestão de hidratos de carbono e pode provocar os seguintes sintomas:

  • Urinar com frequência;
  • Sede constante e intensa;
  • Sensação de boca seca;
  • Fome constante e difícil de saciar;
  • Cansaço;
  • Comichão no corpo;
  • Visão turva.

Hipoglicemia

A hipoglicemia ocorre essencialmente por três motivos: toma incorreta da medicação, jejum prolongado e exercício físico inadequado.

Verifica-se em doentes que tomam medicação para controlar a doença, seja insulina ou antidiabéticos orais, e pode provocar os seguintes sintomas:

  • Dificuldade em raciocinar;
  • Tremores;
  • Palidez;
  • Palpitações;
  • Formigueiro nos lábios e língua;
  • Convulsões;
  • Perda de consciência;
  • Coma.

O diagnóstico da doença é realizado através dos sintomas manifestados e pelos resultados de análises ao sangue e urina.

Sábados desportivos da Associação Protectora dos Diabetes em Portugal


No próximo sábado, 16 de novembro irá decorrer mais uma ação promovida pela Associação Protectora dos Diabetes em Portugal, no âmbito dos Sábados Desportivos.

O ponto de encontro é às 10h, no Parque da Quinta das Conchas, em Lisboa, e o objetivo é praticar exercício em grupo e ao ar livre, numa aula dinamizada por um professor de educação física, num claro incentivo à prática desportiva preponderante quer ao nível preventivo, quer para controlar a doenças.

As próximas ações irão decorrer nos dias 07 e 21 de dezembro de 2019.

Veja também:

Fontes

1. TSF: debate “A Realidade da Diabetes em Portugal”
2. Associação Protectora dos Diabéticos em Portugal

Mónica Carvalho Mónica Carvalho

Mónica Carvalho é licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação, com Pós-Graduação em Comunicação, Assessoria e Marketing. Vê na produção de conteúdos uma forma de tornar o mundo um lugar mais interessante, curioso e acessível. Os livros, filmes, séries, música, desporto e, acima de tudo, as histórias das pessoas inspiram-na a querer sempre fazer mais e melhor.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].