Embora esta perda de gordura não aconteça da noite para o dia, nem com exercícios milagrosos, há determinados exercícios para perder gordura abdominal que potenciam esta missão.

É uma das maiores “lutas” de quem ganhou aqueles quilos a mais, muito provavelmente devido aos excessos alimentares ou à ausência de bons hábitos relacionados com exercício. Falamos na perda de gordura que “teima” em se acumular na zona abdominal.

Seja no ginásio, em casa, ou num estúdio de exercício, elegemos estes cinco exercícios que podem ser realizados em qualquer lugar, a qualquer momento, com um nível de exigência moderado e a acessível a todos.

Se os cumprir à risca, nunca se esqueça: a alimentação é fundamental e imprescindível a qualquer processo de perda de gordura, esteja ela onde estiver. Ou seja, o défice calórico terá sempre um papel decisivo no sucesso dos exercícios que detalhamos abaixo.

Como criar o meu treino para perder gordura abdominal?

Antes de mais, é fundamental perceber que é impossível perder gordura localizada. Significa isto que o nosso corpo não “escolhe” onde vai perder gordura, seja nas pernas, nos braços, na anca ou mesmo na barriga. A perda de gordura dá-se, normalmente, de uma forma geral no corpo todo sendo que, muitas vezes, esta perda de gordura em sítios específicos dependerá das caraterísticas de cada pessoa.

Por isso, fazer exercícios de abdominais em excesso, de forma a potenciar a perda de gordura na barriga, não será a melhor estratégia. O que propomos são exercícios que estimulem uma grande quantidade de massa muscular para que, dessa forma, exista um maior dispêndio energético enquanto conseguimos uma manutenção da massa muscular referente à barriga (e ao corpo todo).

Aliar um treino de musculação a um treino HIIT (treino intervalado de alta intensidade) poderá ser uma boa estratégia para manter a massa muscular de base, ao mesmo tempo que o corpo despenderá o máximo de calorias possível e, assim, levar à perda de gordura abdominal.

treino em circuito de 20 minutos com abdominais
Veja também Abdominais são os melhores exercícios para perder barriga?

5 exercício para perder gordura abdominal

Estes exercícios deverão ser efetuados em circuito. Significa que, depois de realizar o primeiro (Jumping Jacks), deverá avançar para o seguinte (flexões) e assim sucessivamente.

Para tal, é necessário respeitar os tempos descanso entre exercícios, os quais vão variar consoante o tipo de exercício. Assim, ao mesmo tempo que estimulará os músculos do seu corpo, conseguirá um treino intervalado de alta intensidade fazendo a sua frequência aumentar para os valores ideais, em exercício.

1.

Jumping Jacks

exercicios de resistencia diferentes

Indicações:

2.

Flexões

8 exercícios para perder celulite

Indicações:

3.

Agachamento com salto

Treino em casa sem equipamento: mulher a fazer agachamento com salto

Indicações:

4.

Mountain Climbers

Exercícios de glúteos para fazer em casa: mountain climber

Indicações:

5.

Burpees

exercicios de resistencia para o fisico

Indicações:

4 passos para perder gordura abdominal de forma mais eficaz

1.

Défice Calórico

É o princípio imprescindível para a perda de gordura. Independentemente do tipo de treino que efetuar, se a alimentação não estiver controlada, em situações normais, não haverá perda de gordura.

Ora vejamos, se a sua ingestão calórica diária recomendada for de 2500 calorias (nº médio de calorias diárias necessárias para manter o peso atual) e se continuar, consistentemente, a consumir mais calorias do que esse limite, então, em condições normais, não haverá perda de gordura. Neste caso, muito provavelmente acontecerá o contrário: ganho de peso.

De forma a que a perda de gordura corresponda ao seu esforço é necessário estar em défice calórico (consumir menos calorias do que gasta) e que esse défice seja controlado diariamente ou semanalmente.

2.

Estimular a massa muscular

Porque será necessário estimular a massa muscular através do exercício se pretende perder gordura? Por baixo da camada de gordura que tanto deseja perder, está o tecido muscular que é o que dá a forma/estrutura do seu corpo.

Ora, se não estimular a massa muscular com exercícios para esse fim (e se a ingestão calórica diária não estiver adequada) o que acontecerá é que, juntamente com a gordura, também perderá massa muscular.

Manter ou aumentar a massa muscular durante o processo de perda de gordura é essencial, a longo prazo, para manter a taxa metabólica de repouso (nº de calorias gastas em repouso) elevada e, dessa forma, não acumular gordura tão rapidamente.

3.

Bom descanso

Um bom descanso é sempre fundamental seja qual for o objetivo. Tentar manter um padrão de 7-9 horas de sono por noite, e alguns períodos de descanso durante o dia é fundamental para que os impactos diários não sejam desgastantes o que levaria a um excesso na alimentação como forma de compensar o gasto.

Evitar ambientes de elevado stress também é recomendável para otimizar o seu repouso.

4.

Consistência

Grande parte do que se conquista vem com muito esforço e vontade. A perda de gordura não é contrária a isto, portanto, para que perca gordura abdominal é necessária muita paciência porque possivelmente não verá grandes resultados logo nas primeiras semanas.

Se houver persistência com os treinos, uma alimentação equilibrada e um período de descanso ideal, verá que atingiu não só o corpo que procurava, mas também adquiriu melhores hábitos de vida.

Veja também