Publicidade:

Vitaminas para cabelo e unhas: quais são?

Existe um conjunto de minerais e vitaminas para cabelo e unhas que deve ingerir diariamente, seja através da alimentação ou da suplementação.

 
Vitaminas para cabelo e unhas: quais são?
Alimentação desequilibrada é a principal causa da falta de saúde de cabelo e unhas

As vitaminas e minerais são micronutrientes essenciais à saúde, desempenhando um papel ativo em inúmeras reações metabólicas cruciais para o organismo.

Dentro dos minerais essenciais e vitaminas para cabelo e unhas destacam-se o zinco, ferro e selénio, e as vitaminas do complexo B (vitamina B3, B5 e B7, em particular), vitamina A, C e E (1).

Além destes, importa também destacar a importância do colagénio, uma proteína estrutural fundamental para a saúde de todos os tecidos e manutenção do cabelo e unhas, em particular.

Cabelo e unhas: a importância da queratina


Vitaminas para cabelos e unhas

O cabelo e as unhas são constituídos, na sua maior parte, por uma proteína estrutural denominada queratina.

Tanto o cabelo como as unhas refletem de forma significativa o estado nutricional do indivíduo, visto que quando estão desnutridos, ficam baços, quebradiços e com aspeto pouco saudável.

Qualquer fator externo que afete o metabolismo e o processo de síntese proteica natural, impactará negativamente o crescimento destas estruturas.

Dietas demasiado restritivas, hábitos alimentares desequilibrados, excesso de stress, tabagismo ou toma excessiva de medicação, implicam, quase diretamente, a perda do brilho e a interrupção do crescimento dos fios de cabelo, e a quebra fácil das unhas.

Importância dos minerais e vitaminas para cabelo e unhas


Vitaminas para cabelos e unhas

Embora não sejam nutrientes energéticos, as vitaminas e minerais são essenciais para a saúde da maioria das células e tecidos e o cabelo e unhas não são exceção (1).

No entanto, devido a um estilo de vida menos saudável, no qual não prevalece uma alimentação variada, rica em hortofrutícolas e cereais integrais, mas sim rica em alimentos processados e industrializados, ricos em açúcar, sal e gordura, a ingestão de vitaminas e minerais é muito inferior ao recomendado.

Neste contexto, e devido à importância dos micronutrientes, surgiram no mercado suplementos alimentares específicos destinados à saúde do cabelo e unhas.

Estes suplementos podem incluir um ou mais dos micronutrientes mencionados, em concentrações variáveis, sendo que, por norma, cada dose diária destes suplementos (uma ou mais cápsulas) apresenta 100% ou mais da dose diária recomendada do nutriente ou dos nutrientes que o compõem.

Constituem, por isso, uma forma fácil, rápida e prática de assegurar uma ingestão adequada de micronutrientes e evitar possíveis carências dos mesmos, potenciando o bom funcionamento de todo o organismo (2).

Vitaminas e minerais essenciais para cabelo e unhas e principais mecanismos de ação

Dentro das vitaminas e minerais essenciais para cabelo e unhas salientam-se os seguintes:

  • As vitaminas do complexo B contribuem para o normal metabolismo energético necessário para a manutenção de cabelo e unhas saudáveis. Neste contexto, importa salientar que a vitamina B2 é uma das principais responsáveis pela multiplicação celular e pela integridade dos diferentes tecidos;
  • A vitamina B5 parece influenciar a pigmentação do cabelo, retardando o surgimento de fios brancos;
  • A biotina (vitamina B7) contribui para a produção de queratina, uma proteína estrutural do cabelo e unhas. Uma carência de vitamina B7 manifesta-se com queda de cabelo, falta de brilho capilar, unhas quebradiças, entre outros sintomas;
  • Vitaminas A, C e E, assim como o selénio, têm propriedades antioxidantes para neutralizar os efeitos nocivos causados pelos radicais livres, que influenciam a saúde e aspeto do cabelo e unhas;
  • A vitamina C contribui para a normal formação de colagénio, outra proteína estrutural do cabelo, responsável pela força dos fios, pela aparência forte e brilhante e pelo seu crescimento normal e saudável. O colagénio atua juntamente com a elastina, uma proteína que, como o próprio nome indica, promove a elasticidade, resistência e flexibilidade dos fios;
  • O Ferro tem um papel essencial na prevenção da anemia, ajudando a evitar o enfraquecimento do cabelo e das unhas;
  • O Cálcio é um mineral fundamental para o crescimento e fortalecimento das unhas;
  • O Zinco é um mineral fundamental para evitar a queda de cabelo.

Posto isto, na escolha de um bom suplemento de minerais e vitaminas para cabelo e unhas importa atentar na sua composição e ver se tem estes nutrientes na sua composição (1).

Todavia, importa salientar que estes suplementos não devem ser usados indiscriminadamente nem como substituição de uma alimentação saudável e variada.

Note-se, ainda que a toma de suplementos deverá ser precedida sempre por uma análise criteriosa do estado nutricional, de modo a verificar se se justifica a sua toma ou não.

Efeitos secundários

Apesar de tudo o que foi referido anteriormente, mesmo estes suplementos de minerais essenciais e vitaminas para cabelo e unhas não são desprovidos de risco, sendo, por isso, fulcral que o consumidor tenha conhecimento dos riscos subjacentes a uma toma desajustada e exagerada dos mesmos.

Por outro lado, se sofre de uma doença crónica ou está a tomar medicação, recomenda-se que consulte o seu médico antes de tomar qualquer suplemento vitamínico ou mineral (2).

Veja também:

Fontes

1. DiBaise, M. (2019). Hair, Nails and Skin: Differentiating Cutaneous Manifestations of Micronutrient Deficiency.” Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/31144371
2.Katta, R. et al. (2019). “Skin, Hair and Nail Supplements: An Evidence-Based Approach”. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/31584785

Nutricionista Rita Lima Nutricionista Rita Lima

Rita Lima é nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto em 2016 e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade. É membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].