Polenta: um prato versátil para adicionar ao seu cardápio

À base de farinha de milho, a polenta é um prato italiano muito simples de preparar e que pode combinar com diversos acompanhamentos, como molho e queijo.

 
Polenta: um prato versátil para adicionar ao seu cardápio
Sirva um prato muito simples e absolutamente saboroso.

A polenta é um prato típico da cozinha italiana, feito à base de farinha de milho diluída em água e temperada com sal. É muito simples de preparar, mas exige atenção na confeção para que não queime e não se perca o ponto.

A polenta pode ser feita com farinha mais fina, para obter um creme, ou pode ser feita com uma farinha de milho mais grossa para uma maior consistência. Essa farinha também se pode chamar de fubá, na sua versão mais fina, e qualquer uma delas não contém glúten.

Todas as formas de polenta são ótimas para servir com carne de vaca, porco, de caça e aves, idealmente com molho. O queijo é um acompanhamento indispensável, tal como os enchidos e os ovos escalfados ou fritos, que ficam sempre bem com este prato.

Vai ver agora uma receita simples e tradicional para fazer polenta e também sugestões de polenta com acompanhamentos para surpreender e fazer as delícias de todos.

Receita tradicional de polenta e receitas alternativas


1. Receita tradicional de polenta

Receita tradicional de polenta

Essa é uma receita simples, que leva sal, mas se quiser pode substituir por caldo de carne ou frango.

– Ingredientes –

  • 500 g de fubá grosso (farinha de milho)
  • 2 colheres (sopa) de sal
  • 2 litros de água

– Modo de preparação –

  1. Coloque a água com sal a ferver numa caçarola funda.
  2. Quando levantar fervura, coloque aos poucos o fubá, deixando-o cair aos pouquinhos, mexendo sempre com uma colher de pau. Não pare de mexer até a polenta engrossar.
  3. Baixe o lume e deixe-a cozinhar sem tapar a panela, durante 1 hora, mexendo de vez enquando.
  4. Quando a massa começar a despegar do fundo da panela (onde se forma uma casca grossa), após uma hora de cozimento, a polenta está no ponto.
  5. Pode servir dessa forma, a acompanhar com diversas carnes, seja frango, vaca ou a que desejar. A quantidade que sobrar, deixe arrefecer, deite num tabuleiro e guarde no frigorífico. No dia seguinte corte em fatias e asse ou frite com queijo por cima.

2. Polenta com carne picada ao forno

Polenta com carne picada ao forno

Para começar, uma opção de prato principal no qual deve colocar uma camada de molho de carne picada por cima da polenta e levar ao forno a gratinar. Sirva com uma salada fresca e queijo ralado.

– Ingredientes da polenta –

  • 5 chávenas de água fria
  • 1 chávena de fubá pré-cozido
  • 1 colher de sopa de azeite ou margarina
  • 1 tablete de caldo de carne

– Ingredientes do molho –

  • 300 g de carne picada
  • 3 colheres de sopa de óleo ou azeite
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 tomates maduros picados
  • 1 caixa de massa de tomate
  • 1 chávena de água
  • 1 tablete de caldo de carne
  • Orégano, salsa, pimenta e sal q.b.

– Modo de preparação –

  1. Leve os ingredientes da polenta ao lume e deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo sempre.
  2. Para o molho, refogue no óleo ou azeite a cebola, o alho e a carne picada até ficar bem soltinha.
  3. Acrescente os tomates, o molho, a água e o caldo de carne. Deixar apurar por mais ou menos 15 minutos. Adicione os temperos e desligue.
  4. Coloque a polenta numa tabuleiro de forno e o molho por cima. Polvilhe com o queijo parmesão ralado e leve ao forno já aquecido por 10 a 15 minutos.

3. Polenta cremosa com bacalhau

Polenta cremosa com bacalhau

Para misturar as culturas culinárias, veja como preparar uma polenta cremosa, como na receita anterior, mas com bacalhau a acompanhar.

– Ingredientes da polenta –

  • 1 litro de caldo de legumes
  • 1 chávena de fubá
  • 1 chávena de queijo parmesão ralado

– Ingredientes do bacalhau –

  • 500 g de postas de bacalhau dessalgado
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 tomates sem sementes picados
  • 1 pimentão amarelo picado
  • 1/3 de chávena de salsa e cebolinho picados
  • Azeite q.b.

– Modo de preparação –

  1. Leve ao lume o caldo e deixe ferver. Misture o fubá com 2/3 de chávena de água para dissolvê-lo bem e adicione essa mistura aos poucos (e mexendo sempre) ao caldo que está a ferver.
  2. Depois de engrossar, continue a mexer durante 10 minutos para tirar o gosto forte de fubá. Desligue o lume, junte o parmesão ralado. Acerte o sal, se achar necessário.
  3. Descongele o bacalhau, retire a pele e corte os lombos em pedaços grandes. Faça um vinagrete misturando todos os ingredientes já picados (cebola, alho, tomate e pimentão).
  4. Regue o fundo de um tabuleiro de ir ao forno com azeite, coloque o vinagrete e salpique sal e pimenta preta. Coloque por cima o bacalhau. Regue com mais azeite e salpique novamente sal e pimenta.
  5. Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por 30 minutos ou até dourar o bacalhau levemente.
  6. Na hora de servir, coloque uma porção da polenta, desmanche o bacalhau em lascas grandes e coloque sobre ela, acrescentando também o molho que ficou no fundo do tabuleiro. Regue com um fio de azeite.

4. Palitos de polenta ao forno

Palitos de polenta ao forno

Para servir como entrada ou petisco, esta é uma opção deliciosa que fica crocante e pode servir com variados tipos de molhos.

– Ingredientes –

  • 2 chávenas de fubá para polenta
  • 1,75 l de água
  • ½ chávena de queijo parmesão ralado
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 colheres de chá de sal

– Modo de preparação –

  1. Coloque a água na panela de pressão (sem a tampa) e leve ao fogo alto. Quando começarem a subir as primeiras bolhas, acrescente o sal e junte o fubá aos poucos, mexendo com um batedor de arame para não empelotar.
  2. Tape a panela e mantenha em fogo alto. Assim que começar a apitar, reduza o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos.
  3. Enquanto isso, unte com azeite um tabuleiro de ir ao forno, que seja grande de 30 cm x 40 cm.
  4. Desligue o fogo e, com um garfo, levante a válvula para liberar toda a pressão antes de abrir a panela. Mexa bem com um batedor de arame até a polenta ficar lisa, pois quando abrir a panela, a superfície vai estar mais líquida e separada da polenta no fundo.
  5. Volte a panela ao fogo brando e mexa com o batedor por mais 2 minutos, até a polenta ficar cremosa. Desligue o fogo e misture a manteiga e o parmesão ralado. Prove e ajuste o sal.
  6. Deite a polenta ainda quente e mole no tabuleiro e nivele com uma espátula. A ideia é que a polenta fique com, no máximo, 1,5 cm de altura. Cubra com película aderente e leve ao frigorífico por, pelo menos, 1 hora até firmar.

– Ingredientes para assar a polenta –

  • Azeite q.b.
  • Queijo parmesão ralado fino q.b.
  • Pimenta-do-reino moída na hora q.b.

– Modo de preparação –

  1. Pré-aqueça o forno a 240 graus.
  2. Retire a polenta do frio e, sobre uma tábua, vire o tabuleiro de uma só vez para desenformar. Com uma faca grande, corte a polenta em palitos de 10 cm de comprimento.
  3. Unte mais dois tabuleiros grandes com azeite e distribua os palitos de polenta, um ao lado do outro, sem sobrepor. Quanto mais espaçados, mais crocantes ficam.
  4. Regue os palitos com um fio de azeite, tempere com pimenta a gosto e polvilhe com queijo parmesão ralado.
  5. Leve ao forno para assar durante de 40 minutos, até a polenta ficar crocante por fora mas ainda macia por dentro. Na metade do tempo vire os palitos com uma pinça para alourar por igual. Sirva de seguida.

> As receitas presentes neste artigo foram adaptadas das páginas Receitas e ComidasTudo GostosoPanelaterapia e Panelinha, respetivamente.

Veja também:

Priscilla Fortinho Priscilla Fortinho

Graduada em Comunicação Social, optou por trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais cor, sabor, bem-estar e criatividade.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].