Publicidade:

4 Ideias de pequenos-almoços para crianças

Os pequenos-almoços para crianças devem ser tudo menos pequenos, ou seja, devem ser ricos em energia e nutrientes que vão impulsionar o bom funcionamento do organismo para o resto do dia. É fundamental escolher alternativas saudáveis e nutritivas para que a criança tenha uma boa aprendizagem. Conheça as receitas de seguida.

 
4 Ideias de pequenos-almoços para crianças
Experimente um pequeno-almoço diferente.

Da mesma forma que existe a preocupação com a primeira refeição dos bebés, também existe com as crianças mais velhinhas.

A primeira refeição do dia tem que ser nutritiva, e é por isso que os pequenos-almoços para crianças devem dar calorias para iniciar os processos metabólicos e energia para o dia, com recurso a alimentos saudáveis e saborosos.

Embora existam várias ideias, pode ser desafiante escolher uma nova opção todos os dias, e é por isso que neste artigo reunimos alguns exemplos de pequenos-almoços para crianças que pode experimentar todos os dias da semana e dessa forma combater a monotonia.

Como deve ser o pequeno-almoço das crianças?


Deve-se evitar a ingestão de produtos açucarados, como bolos, bolachas e chocolate, por exemplo. Os alimentos processados e ricos em gordura devem igualmente ficar no leque de opções a não utilizar nos pequenos-almoços das crianças.

Em vez disso, a utilização de hidratos de carbono de absorção lenta (pão de cereais, flocos de aveia, cereais weetabix, etc) e proteínas (leite ou iogurte) deve ser privilegiada, pois fornecem energia de forma constante até à próxima refeição, que é o lanche do meio da manha.

Um pequeno-almoço típico pode ser: 1 chávena de leite simples, 1 pão de centeio com fiambre de frango e uma maçã. Mas existem outras opções igualmente saudáveis que queremos que conheça.

5 Alternativas de pequenos-almoços para crianças


1. Smoothie de framboesas (2 porções)

Pequenos-almocos para criancas e Smoothie de framboesas


– Ingredientes –

– Modo de preparação –

  1. Num liquidificador, colocar as framboesas, a banana, o iogurte e o leite até ficar uma mistura homogénea.
  2. Servir numa tigela e no topo colocar a granola.

2. Papas de aveia com canela

Papas de aveia com canela

– Ingredientes –

  • 5 colheres de sopa de flocos de aveia finos
  • 200ml de leite
  • 1 maçã
  • Raspa de limão (opcional)
  • Canela q.b. (opcional)

– Modo de preparação –

  1. Num tacho coloque os flocos de aveia, o leite, a canela e a raspa de limão e mexa bem. Deixe em lume brando até engrossar e os flocos estarem macios e cozinhados. Se quiser a papa menos grossa junte um pouco mais de leite.
  2. Depois de pronta a papa, juntar maçã ralada e polvilhar com canela.
  3. Está pronta a servir.

3. Parfait de morangos

Parfait de morangos

– Ingredientes –

  • 1 iogurte natural ou de aromas
  • 1 chávena de morangos cortados aos cubos
  • 2 “bolachas” de cereais weetabix

– Modo de preparação –

  1. Antes de inicar o parfait, esmigalhe as bolachas de cereais weetabix e reserve-as numa tigela.
  2. De seguida, numa outra tigela ou copo transparente, colocar uma camada de iogurte, uma camada de morangos e uma camada de weetabix.
  3. Repetir as camadas até terminarem os ingredientes. O objetivo é ficarem varias camadas diferentes no copo, tentando que os cereais weetabix fiquem no topo.

4. Panquecas de banana e mel (9 porções)

Panquecas de banana e mel

– Ingredientes –

  • 1 banana madura
  • 1 banana às rodelas para servir
  • 1 colher de sopa de manteiga de amêndoa
  • 2 ovos
  • Mel q.b.

– Modo de preparação –

  1. Numa tigela, amasse a banana com a manteiga de amêndoa até ficar uma mistura homogénea. Usando um garfo, bata também os ovos.
  2. Aqueça uma frigideira anti-aderente em lume médio-baixo. Adicione a massa com auxílio de uma colher de sopa (cerca de 2 colheres de sopa cada panqueca) à frigideira e cozinhe até que se comecem a formar pequenas bolhas nas bordas. Virar e cozinhar mais 1 minuto.
  3. Repetir o processo até acabar a massa.
  4. No final, cobrir as panquecas com a banana às rodelas e um fio de mel.
  5. Estão prontas a ir para a mesa.

Veja também:

Nutricionista Inês Sanches Nutricionista Inês Sanches

Inês Sanches é licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Colaborou com as Instituições Sociais de Solidariedade Social, Qualificar para Incluir e Centro Social de Ermesinde e fez parte da equipa de Nutrição do projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto durante 1 ano.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].