Oriental Shorthair: tudo o que precisa de saber sobre esta raça

Dotado de uma aparência bastante peculiar, o Oriental Shorthair é talvez o primo do Siamês que mais popularidade tem ganho a nível mundial. Igualmente carinhoso, sociável, conversador e dependente dos donos, é o gato ideal para viver com famílias numerosas, de duas ou quatro patas, pois só se sente feliz quando acompanhado.

Oriental Shorthair: tudo o que precisa de saber sobre esta raça
O Oriental Shorthair não admite a indiferença.

O Oriental Shorthair ou Oriental de Pelo Curto é um gato bastante idêntico ao Siamês, tanto na fisionomia quanto no comportamento, excetuando-se a cor da pelagem e dos olhos. Aliás, o padrão colourpoint não é aceite neste caso exatamente porque é o único a ser admitido para a raça homóloga.

O seu nome é uma homenagem ao seu local de origem e no Reino Unido é conhecido por Foreign (Estrangeiro), termo que geralmente vem acompanhado por White, a variedade preferida dos britânicos.

Este gato também existe na versão de manto comprido, tendo sido obtido através do cruzamento entre um Oriental Shorthair e um Balinês, que mais não é do que um Siamês com pelo semi-longo.

Características gerais do Oriental Shorthair


Grupo: Gatos de pelo curto

País de Origem: Tailândia e Reino Unido

Porte: médio

Peso ideal: de 4kg a 6,5kg

Cor: São admitidas quase todas as cores, desde os uniformes, até aos tigrados (tabby), tartaruga ou fumados. Preto, branco, azul, chocolate, lilás, castanho, canela e creme são algumas das cores encontradas.

Esperança Média de Vida: de 12 a 15 anos

Preço médio: de 400€ a 900€

 

Características específicas do Oriental Shorthair


Este gato herdou a vontade de falar do Siamês: é uma raça que possui um miado alto e forte, usando-o insistentemente para chamar a atenção dos donos e dos seus companheiros animais. Se estes não forem tão ativos quanto o Oriental Shorthair, podem ficar cansados e aborrecidos com as suas brincadeiras constantes. Isto porque ele prefere interagir com todos os membros da sua família, do que entreter-se sozinho.

Embora se adapte bem a espaços pequenos e fechados, como apartamentos, apreciando a rotina diária do lar, ele precisa de muita estimulação física e mental para evitar sentir-se ansioso e entediado. É aconselhável oferecer-lhe pequenos objetos que despertem o seu instinto de caçador e uma caixa de papel vazia. Dentro de casa, nenhum lugar será alto o suficiente para ele, que facilmente chegará ao topo.

Energia
Inteligência
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor
Cuidados de higiene
Queda de pelo
Tendência para problemas de saúde
Facilidade de aprendizagem
Socialização com crianças
Socialização com estranhos
Socialização com cães
Socialização com gatos

Fases da vida do Oriental Shorthair


Bebé

0 – 12 meses

Adulto

12 meses – 12 anos

Idoso

12 – 15 anos

 

Físico do Oriental Shorthair


Oriental Shorthair

É um gato com uma aparência muito peculiar, sobretudo devido ao formato da sua cabeça, que é bastante alongada e triangular, composta por um focinho fino e definido e um nariz largo e reto. As orelhas são grandes, pontiagudas, afastadas e de inserção bastante baixa; e os olhos são amendoados e muito oblíquos, surgindo maioritariamente na cor verde-esmeralda ou jade, exceto no caso dos gatos brancos, que os têm azuis.

O seu corpo é do tipo oriental, ou seja, magro, tubular, com pernas compridas, pescoço esguio e ossos finos. Apesar disso, é um animal atlético e de músculos fortes. O manto é curto e lustroso, numa ampla gama de cores.

Temperamento do Oriental Shorthair


Apresenta um comportamento muito semelhante ao do Siamês e, tal como ele, é muito vivo, extrovertido e sociável, odiando ser deixado sozinho. Relativamente ao dono, é possessivo, exigente e, por vezes, até autoritário, o que pode estar relacionado com mimo a mais. Por norma, gostam de toda a gente, saltando de colo para colo.

No entanto, é considerado um pouco mais dócil e calmo que o seu homólogo, embora possa assustar-se com facilidade. Aceita bem a presença de outros gatos e animais, mantendo um espírito curioso, ativo e brincalhão até na idade adulta.

Problemas de Saúde do Oriental Shorthair


Coração

  • Cardiomiopatia hipertrófica.
  • Estenose aórtica.

Olhos

  • Estrabismo.

Sistema respiratório

  • Asma.

Fígado

  • Amiloidose.

Esófago

  • Megaesófago.

 

Cuidados a ter com o Oriental Shorthair


Alimentação

  • Estes gatos têm necessidades nutricionais específicas, pelo que necessitam de uma dieta de qualidade, com vitaminas, taurina e ingredientes encontrados em produtos à base de carne.

Pelo e pele

  • É um gato de manto curto, mas perde algum pelo, por isso deve ser escovado uma vez por semana. Mas atenção: fazê-lo com uma escova inadequada ou com muita força poderá causar queimaduras na sua pele, causando irritação.

 

Origem do Oriental Shorthair


A história do Oriental Shorthair está profundamente ligada à do Siamês, com quem partilha o país de origem, a Tailândia. Alguns acreditam que esta raça seja a original e o Siamês uma das suas variedades, outros são da opinião contrária. A verdade é que ambas chegaram ao Reino Unido no final do século XIX, mas o Oriental só começou a chamar a atenção dos criadores ingleses na década de 50 do século seguinte.

Diz-se que, nessa altura, a ideia era produzir um gato semelhante ao Siamês, mas com uma variedade maior de cores. Para isso cruzaram a raça com Ingleses de Pelo Curto, Azuis Russos, Abissínios e outros gatos domésticos, afastando assim o típico padrão de pontas escuras. Nos anos 70, a raça chegou aos Estados Unidos da América, que alargou ainda mais a paleta.

Curiosidades sobre o Oriental Shorthair


O Oriental Shorthair é um dos gatos mais “coloridos”, ultrapassando, em diversidade, gatos comuns como o Gato de Pelo Curto Americano ou o British Shorthair. Esta raça surge em quase 300 padrões e combinações de cores.

No início, cada gato obtido no programa de criação recebia uma designação de acordo com a sua cor, mas como as variedades obtidas eram tantas, os criadores decidiram agrupá-las numa única raça. O branco unicolor ainda é chamado de Foreign White (Branco Estrangeiro/Branco Oriental) e o preto de Ebony.


Conheça mais raças de gatos:

Todas as raças de gatos

Todas as
raças de gatos

Raças de gatos sem pelo

Raças de gatos
sem pelo

Raças de gatos de pelo curto

Raças de gatos
de pelo curto

Raças de gatos de pelo longo

Raças de gatos
de pelo longo