Publicidade:

Receitas de molotof: uma sobremesa de "comer e chorar pois mais"

Quer fazer molotof mas não sabe a receita? Veja como fazer a versão simples, uma com doces de ovos, com caramelo caseiro e até sem precisar do forno.

 
Receitas de molotof: uma sobremesa de
Tenha este doce para a sobremesa do fim-de-semana.

Cada família tem uma receita tradicional de molotof que passa de geração em geração. Esta sobremesa doce é muito fácil de fazer e há variações da sua preparação.

Pode fazer o caramelo em casa ou comprar pronto, escolher o tipo de açúcar e se vai cozinhar com ou sem banho-maria. Aliás, se preferir, nem precisa ir ao forno. Veja a seguir diferentes sugestões e eleja a de sua preferência para experimentar.

Receitas de molotof para fazer em casa


1. Molotof simples

Esta receita é a que dá menos trabalho, pois pode comprar o caramelo pronto. Atenção ao tempo de forno para não perder o ponto ideal.

– Ingredientes –

  • 8 claras de ovos
  • 8 colheres de sopa de açúcar
  • Caramelo pronto

– Modo de preparação –

  1. Coloque as 8 claras de ovos na batedeira e bata até que as claras fiquem consistentes no ponto.
  2. De seguida, vá juntando o açúcar aos poucos. Não pode adicionar o açúcar antes das claras estarem no ponto castelo. Após ter adicionado o açúcar, junte um pouco de caramelo para dar um leve sabor.
  3. Prepare a forma, que deverá ser com um buraco no centro. Unte a forma muito bem com caramelo para que o preparado não agarre.
  4. Verta o preparado para a forma e calque batendo com a forma na bancada. Pré-aqueça o forno a 180 graus. Leve a cozer durante 8 minutos e desligue de seguida o forno. Um minuto por clara.
  5. Sem abrir o forno, deixe o molotof lá dentro durante cerca de 30 minutos para repousar e não abater.
  6. Retire o molotof do forno e desenforme. Regue com caramelo a gosto e sirva.

2. Molotof com doce de ovos

Clássico da pastelaria portuguesa, o doce de ovos também fica ótimo por cima dessa sobremesa.

– Ingredientes –

  • 12 ovos à temperatura ambiente
  • 12 colheres de sopa de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • Caramelo líquido q.b.
  • 250 ml de água
  • 280 g de açúcar
  • 2 casquinhas de limão
  • Amêndoa laminada torrada

– Modo de preparação –

  1. Forre muito bem com caramelo líquido uma forma grande anti-aderente com buraco.
  2. Parta os ovos e separe as gemas das claras. Coloque as gemas numa taça e as claras numa tigela grande ou num alguidar.
    Às claras, junte uma pitada de sal e bata muito bem em castelo. Quando as claras estiverem bem consistentes e sem parar de bater, adicione as 12 colheres de açúcar uma a uma.
  3. Bata muito bem até que fique um merengue. Por fim, adicione uma colher de sopa de caramelo e bata mais um pouco. É importante que as claras fiquem bem batidas. Todo o processo deve demorar aproximadamente 15 minutos.
  4. Na forma, espalhe colheres de claras. Vá alisando e bata a forma na bancada para que fique tudo bem compacto.
  5. Leve ao forno pré-aquecido nos 180 graus de modo a que a forma fique bem centrada no forno. Deixe cozer durante 20 minutos.
  6. Passados os 20 minutos, abra ligeiramente a porta do forno e desligue-o. Deixe o molotof arrefecer durante 30 minutos no forno. Depois de frio, desenforme-o.
  7. Entretanto, faça o doce de ovos. Num tacho leve ao lume a água, os 280 g de açúcar e as casquinhas de limão. Mexa e deixe ferver.
  8. Quando entrar no ponto de ebulição, deixe ferver durante 5 minutos. Passados os 5 minutos, apague o lume, retire as casquinhas de limão e deixe arrefecer a calda.
  9. Mexa as gemas com um garfo. Passe as gemas numa rede fina e misture-as com a calda morna.
  10. Mexa muito bem com uma colher e leve novamente ao lume. Deixe cozinhar em lume moderado sem parar de mexer.
    Logo que as gemas engrossem e antes de começar a ferver, apague o lume e mexa mais um pouco para que as gemas não cozam.
  11. Depois do doce de ovos morno, guarde no frigorífico até que fique bem fresco. Na hora de servir, cubra o molotof com o doce de ovos e decore com a amêndoa.

3. Molotof sem forno

Se quiser que a receita seja ainda mais prática, nem precisa de levar ao forno. Veja esta opção.

– Ingredientes –

  • 9 claras a temperatura ambiente
  • 1 pitada de sal
  • 150 g de açúcar
  • 5 colheres de sopa de caramelo líquido
  • 9 folhas de gelatina
  • 7 colheres de sopa de caramelo líquido para untar a forma
  • Amêndoa laminada torrada para polvilhar

– Modo de preparação –

  1. Barre uma forma de buraco central com o caramelo líquido e ponha as folhas de gelatina a demolhar em água fria durante 5 minutos.
  2. Depois escorra e leve-a a derreter no microondas ou em banho-maria. De seguida, retire e deixe arrefecer.
  3. Numa tigela bata as claras com o sal até ficarem em castelo. Junte o açúcar aos poucos, batendo sempre até ficarem bem duras e brilhantes.
  4. Junte o caramelo e a gelatina derretida e misture bem. Deite na forma, alise e leve ao frio até solidificar.
  5. Antes de servir, mergulhe rapidamente a forma em água quente, desenforme e sirva polvilhado com amêndoa laminada.

4. Molotof com caramelo caseiro

Se não gostar do caramelo que compra, pois prefere o sabor do caseiro, esta é a receita ideal para si.

– Ingredientes –

  • 12 claras
  • 12 colheres de sopa de açúcar
  • 1 chávena de açúcar amarelo
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • ½ chávena de natas
  • 1 pitada de sal

– Modo de preparação –

  1. Pré-aqueça o forno em temperatura média.
  2. Numa taça grande, bata as claras em castelo. Quando estiverem no ponto, adicione o açúcar e volte a bater até estar consistente.
  3. Unte uma forma com manteiga, coloque as claras batidas e leve ao forno por 20 minutos. Passado o tempo, desligue e deixe a sobremesa lá dentro até o forno arrefecer.
  4. Para o caramelo, junte o açúcar amarelo com duas colheres de sopa de água e eleve ao lume até começar a escurecer, mexendo sempre.
  5. Retire do lume, adicione a manteiga, misture, adicione as natas e misture. Leve por mais 5 minutos ao lume para espessar, tempere com o sal e está pronto.

> As receitas presentes neste artigo foram adaptadas das páginas Pedro Jorge, Sabor Intenso, Chef Ermida e Iguaria, respetivamente.

Veja também:

Priscilla Fortinho Priscilla Fortinho

Graduada em Comunicação Social, optou por trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais cor, sabor, bem-estar e criatividade.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].