10 Essenciais para amamentar em público sem complicações

Deseja amamentar em todo e qualquer lugar, sem preocupações, de forma simples e rápida? Eis os 10 artigos para amamentar em público sem complicações.

10 Essenciais para amamentar em público sem complicações
Aproveite os descontos!

Amamentar em público pode ser desafiante porque nem sempre há um espaço onde o possa fazer com tranquilidade, porque o tempo é curto e não pode parar ou porque a roupa que veste não facilita o acesso. Se chegou aqui porque deseja simplificar a amamentação, temos duas dicas essenciais: esconder o relógio e esquecer as regras.

Não há horas certas para mamar. O bebé chorou? Maminha. O bebé acordou? Maminha. O bebé vai dormir? Maminha. O bebé sorriu? Maminha. A isto se chama amamentar em livre demanda, permitindo ao bebé mamar quando e quanto quiser – sim, os bebés têm apetites e vontades.

Toda esta liberdade vai, mais tarde ou mais cedo, levar a que tenha que dar maminha nos lugares mais inusitados e, dependendo da prática ou do tamanho do bebé, pode precisar de uma ajudinha. Eis os nossos essenciais para amamentar em público como “uma profissional”.

10 Essenciais para amamentar sem complicações onde quiser


1. Roupa prática

roupa amamentacao

A roupa desenhada para o período da gravidez ou da amamentação tem má fama, que é feia, que é desconfortável, que não é prática mas não é tanto assim.

Hoje em dia, as marcas têm criado peças práticas, que seguem tendências mas, também, clássicos intemporais que pode conjugar com outras peças que já tenha em casa. Especialmente para o período da amamentação, que pode ser bem longo, é boa ideia investir em algumas roupas que facilitam o acesso à maminha. Um bom soutien é essencial assim como um top de alças para garantir que não passa frio quando tem que amamentar em público.

Artigos:

2. Slings, panos e mochilas

porta bebes

Quando os bebés são muito pequeninos, mamam durante muito tempo. Quando os bebés são mais crescidos, são mais rápidos a alimentarem-se mas pesam muito mais. Não há braços que resistam. Para além disso, quando está a amamentar em público, é muito prático ter o bebé num pano, num sling ou numa mochila com apoio fisiológico porque, se assim entender, lhe permite continuar o que está a fazer, sem qualquer restrição de movimentos.

Artigos:

3. Saco de mudas

saco de mudas

Em princípio, um bebé amamentado será um bebé gastador de uma quantidade considerável de fraldas. Até aos 2 meses de idade, um bebé pode gastar cerca de 240 fraldas por mês e entre os 18 e os 24 meses os números apenas reduzem para cerca de 150 fraldas por cada 30 dias.

São muitas fraldas, toalhitas e porta-bebés para carregar e garantir que tem tudo o que precisa para alimentar e cuidar do seu pequeno quando está na rua. Um bom saco é mesmo imprescindível.

Artigos:

4. Almofada de amamentação

almofada amamentacao

Ok, pode não ser muito prático carregar a almofada de amamentação pelo centro comercial mas se for até ao parque infantil e estacionar o carro perto, já pode ser uma solução viável. Ou pode ser muito útil nos casos em que a amamentação em público é, na verdade, em casa de um familiar ou amigo.

Seja como for, se está grávida ou vai amamentar, este objeto é essencial, seja como apoio para o bebé ou para auxiliar a mamã na hora de dormir.

Artigos:

O que diz a OMS sobre a amamentação?


Por fim, reconhecemos que amamentar pode ser tão prazeroso quanto desafiante. Mas se o seu desejo é amamentar, saiba que a Organização Mundial de Saúde recomenda o aleitamento materno até aos 24 meses de idade, devendo este ser em exclusivo nos primeiros 6 meses de vida.

É a evidência científica que leva a Organização Mundial de Saúde a recomendar estes prazos, por isso, confie em si e no seu bebé. O seu corpo produz, de facto, tudo o que um bebé precisa nos primeiros meses de vida. Ainda assim, os desafios podem surgir, sejam motivados por questões relacionadas com a anatomia do seu bebé ou porque a mamã está a passar por um puerpério difícil.

Não desanime. Se, porventura, sentir qualquer dificuldade neste processo mas deseja continuar a amamentar, pode sempre contactar uma Conselheira em Aleitamento Materno.

 

Veja também:

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].