Como aderir à dieta Paleo: 4 dicas fundamentais

Que saber como aderir à dieta paleo mas tem dúvidas de como iniciar? Comece por introduzir gradualmente pratos paleo, removendo os alimentos e ingredientes não-paleo na sua dieta.

Como aderir à dieta Paleo: 4 dicas fundamentais
Saiba as melhores formas de começar esta dieta.

A dieta do paleolítico consiste em consumir os alimentos básicos que existiam antigamente: carne e peixe, frutas e legumes frescos e evitar todos aqueles que passam por qualquer tipo de processamento.

Mas saberá agora como aderir à dieta paleo? Saber as regras pelas quais esta dieta se guia é meio caminho andado para ser bem sucedido na sua escolha. No entanto, isso poderá não ser suficiente e, por isso, damos a conhecer as melhores dicas para aderir à dieta paleo.

Como aderir à dieta paleo: passo a passo


Se pretende saber as melhores formas de como aderir à dieta paleo é nesta secção que vai encontrar essa informação. Estas dicas serão uma ajuda preciosa no começo do plano que podem vir a ter bastante sucesso mesmo a longo prazo.

1. Conhecer os alimentos paleo

como aderir a dieta paleo e alimentos permitidos

Para ser bem sucedido na sua nova dieta, tem que saber quais são os alimentos considerados paleo e quais são os que deve evitar.

Inseridos na lista de alimentos permitidos encontram-se:

Por outro lado, devem-se evitar os seguintes alimentos:

  • Queijo, leite e iogurtes (laticínios no geral);
  • Grãos, cereais e leguminosas em geral (arroz, ervilha, cevada, aveia, vagem, amendoim, feijão, lentilha, entre outros);
  • Batata;
  • Amendoim e pastas de amendoim;
  • Alimentos processados;
  • Alimentos com aditivos, conservantes e aromatizantes.

2. Inicie a dieta de forma gradual

salada ao natural

É importante que a dieta se inicie de forma lenta e avance gradualmente para que a mudança de estilo de vida não seja tão brusca, evitando assim que a pessoa perca a vontade e a determinação de a prosseguir.

À medida que o tempo passa, certamente saberá mais e melhor sobre as mudanças que a dieta está a ter na sua vida, daí a importância de não iniciar de forma brusca.

Numa fase inicial, poderá optar por apenas 2 refeições inseridas na dieta paleo. O objetivo é ir-se ambientando gradualmente. Se fizer refeições fora de casa, faça igualmente pedidos inseridos no estilo de vida paleo.

Com escolhas alimentares conscientes vai aprender a melhorar os hábitos alimentares paleo.

3. Inspire-se em receitas paleo

refogado de figado

Conhecer os tipos de receitas que existem nesta área e saber os alimentos utilizados em cada uma delas é uma grande ajuda, principalmente no início da mudança.

Se conseguir fazer um planeamento de refeições, se fizer as compras daquilo que é permitido, e se tiver tempo para cozinhar em casa, é uma excelente forma de se enquadrar com os novos hábitos, e além disso, motiva-se para conseguir dar o seu melhor.

Se não conseguir um planeamento adequado de todas as refeições e/ou se não tiver muito tempo de as confeccionar, não deixe de as fazer. Pode sempre procurar receitas paleo simples e rápidas e, dessa forma, não vai desistir por encontrar um obstáculo. Verá que ao final de algum tempo já estará habituado e será mais fácil ultrapassar as dúvidas que surgem habitualmente no início.

> Conheça aqui algumas receitas paleo para o dia-a-dia.

4. Desfaça-se das tentações que tem em casa

alimentos processados

É fundamental que se liberte de tentações, principalmente nas primeiras semanas. Apesar do início sere um momento de adaptação, poderá sentir falta dos alimentos que está habituado, mas isso não significa que os deve comer, principalmente aqueles mais densos do ponto de vista nutricional, nomeadamente, os processados.

Aumente os alimentos paleo na sua despensa, e assim quando se sentir com fome ou simplesmente com vontade de comer, já pode optar por alimentos inseridos na sua nova dieta.

A força de vontade é muito importante em qualquer mudança de hábitos, e por isso não se deixe ir abaixo antes de ter começado realmente.

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