5 Alimentos que permitem aumentar o metabolismo

Saiba como aumentar o metabolismo. incluindo 5 alimentos específicos na sua alimentação, que o poderão ajudar neste efeito.

5 Alimentos que permitem aumentar o metabolismo
Descubra 5 alimentos que o poderão ajudar a aumentar o seu metabolismo.

Mais do que saber aumentar o metolismo, é importante saber do que se trata e o que pode influenciar o seu funcionamento.

O metabolismo é o termo usado para o conjunto de reações químicas que ocorrem no organismo. Frequentemente, quando associado ao peso e à nutrição, falamos de metabolismo quando, e ainda que não seja a definição científica, nos referimos à taxa matabólica: a quantidade de calorias que perdemos/usamos.

Quanto maior é, mais calorias o seu organismo utiliza para as necessidades do dia-a-dia, significando também uma maior facilidade em perder peso.

O metabolismo é influenciado por diversos fatores, tais como: idade, género, peso, altura, temperatura, prática de atividade física e exercício, presença de infecção ou patologia específica e ainda o tipo de alimentos na dieta, entre outros fatores.

5 alimentos que permitem aumentar o metabolismo


1. Alimentos ricos em proteína

alimentos ricos em proteina e aumentar o metabolismo

O consumo de alimentos ricos em proteína é fundamental, entre muitas outras coisas, para aumentar e preservar a massa muscular. Alimentos como a carne, peixe, ovos, lácteos e derivados (e alternativas vegetais) e frutos secos são exemplos disso mesmo.

A proteína dos alimentos aumenta o efeito térmico dos alimentos, fator este que tem efeito no metabolismo. Assim, a proteína consegue aumentar a taxa metabólica em 20-30%, em comparação com os hidratos de carbono ou gorduras.

2. Café

cafe e aumentar o metabolismo

Estudos comprovam o efeito do café, mais propriamente da cafeína, no aumento da taxa metabólica. Se não existir contra-indicação, poderá beber até 3 cafés por dia.

Não só o aumentos da taxa metabólica, alguns estudos também sugerem que o consumo de café induz saciedade e é rico em antioxidantes, sendo também benéfico para a saúde e prevenção de doença.

3. Gengibre

gengibre e aumentar o metabolismo

O gengibre é um alimento com várias funções e benefícios no organismo sendo que, um deles, é o aumento do metabolismo quando adicionado a preparados ou até mesmo na forma de chá.

Poderá beber ao longo do dia, na forma de chá, ou adicionar aos preparados e refeições principais. Além do efeito no metabolismo, tem também efeito saciante, à semelhança do café.

4. Óleo de Coco

oleo de coco e aumentar o metabolismo

O óleo de coco tem ganho popularidade. A particularidade deste óleo prende-se com o facto de ser constituído por triglicéridos de cadeia média.

Estudos demonstram que o uso de óleo de coco, em detrimento de óleos constituídos maioritariamente por triglicéridos de cadeia longa pode aumentar o metabolismo e permitir a utilização de gordura para obter energia.

5. Pimentas

pimentas e aumentar o metabolismo

Alguns compostos existentes nas pimentas permitem aumentar o metabolismo e induzem saciedade.

Além disso, promovem a oxidação de gordura, sendo por isso interessante para quem deseja perder peso. Poderá adicionar aos seus preparados, consoante o seu gosto.

Nota Final


Mais do que escolher alimentos que permitem aumentar o metabolismo, o importante é sempre ter uma alimentação saudável e fazer exercício físico regularmente, fator este importante para regularizar o seu metabolismo.

Sempre que tiver algum dúvida ou precisar de acompanhamento específico, não deixe de contactar um profissional de saúde, nomeadamente o nutricionista.

Veja também:

Nutricionista Margarida Beja Nutricionista Margarida Beja

Margarida Beja é Nutricionista (1859NE) e trabalha atualmente no Reino Unido na área da gestão de peso. Anteriormente, trabalhou também no âmbito da nutrição comunitária e nutrição clínica e esteve envolvida em projetos ligados à prevenção da obesidade infantil, coaching e marketing nutricional. É licenciada em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.