6 dos melhores alimentos para controlar a diabetes

Para manter os níveis de açúcar no sangue, é fundamental uma alimentação adequada às necessidades individuais. Conheça alguns alimentos para manter a diabetes controlada.

6 dos melhores alimentos para controlar a diabetes
Saiba quais os alimentos que ajudam a controlar a glicemia

O principal objetivo de fazer uma alimentação que ajude a controlar a diabetes prende-se com a manutenção dos níveis de açúcar no sangue bem controlados e estáveis.

No entanto, também é importante comer alimentos que ajudam a prevenir complicações desta doença, como é o caso das doenças cardíacas ou problemas de visão.

Neste artigo juntamos 6 dos melhores alimentos para controlar a diabetes, tanto do tipo 1 como do tipo 2.

Alimentos para controlar a diabetes: evite problemas maiores


1. Peixe gordo

alimentos para controlar a diabetes e peixe gordo

Apesar da sua denominação de “gordo”, a ingestão deste tipo de peixe é muito importante. Tanto o salmão, a sardinha, a cavala ou o atum são ótimas fontes de ácidos gordos ómega-3, que têm grandes benefícios para a saúde do coração.

É essencial consumir este tipo de gorduras regularmente, em especial os diabéticos, que têm um risco superior de sofrer problemas cardíacos.

Os ómega-3 protegem as células que revestem os vasos sanguíneos, reduzem os marcadores da inflamação e melhoram o funcionamento das artérias após a refeição.

Vários estudos sugerem que quem come peixes gordos regularmente tem um risco menor de insuficiência cardíaca e menor probabilidade de morrer de doenças cardíacas.

2. Vegetais de folhas verdes

vegetais de folha verde

Os vegetais de folhas verdes são extremamente nutritivos, baixos em calorias e um dos melhores alimentos para controlar a diabetes.

Os espinafres, as couves verdes, as nabiças e outras verduras são fontes de várias vitaminas e minerais, incluindo vitamina C. O aumento da ingestão de vitamina C pode reduzir os marcadores inflamatórios e os níveis de açúcar no sangue em jejum de pessoas com diabetes tipo 2 ou hipertensão arterial.

Além disso, as folhas verdes são boas fontes dos antioxidantes que protegem os olhos da degeneração macular e das cataratas, que são complicações comuns da diabetes.

3. Canela

canela em po e pau de canela

A canela é uma deliciosa especiaria com uma potente atividade antioxidante. Vários estudos mostraram que a canela pode reduzir os níveis de açúcar no sangue e melhorar a sensibilidade à insulina.

O controlo do diabetes a longo prazo é tipicamente determinado pela medição da hemoglobina A1c, que reflete o nível médio de açúcar no sangue de dois a três meses. Os pacientes que comem canela com regularidade podem ter este valor diminuído ao fim de poucos meses.

4. Ovos

caixa com ovos crus

Os ovos fornecem benefícios surpreendentes para a saúde e são um dos melhores alimentos para manter uma pessoa saciada por mais tempo.

O consumo regular de ovos (um por dia) também pode reduzir o risco de doenças cardíacas de várias maneiras: os ovos diminuem a inflamação, melhoram a sensibilidade à insulina, aumentam os o colesterol HDL e modificam o tamanho e a forma do colesterol LDL.

5. Morangos

conjunto de morangos

Os morangos são uma das frutas mais nutritivas que se pode comer. São ricos em antioxidantes, conhecidos como antocianinas, que lhes dão sua cor vermelha.

As antocianinas reduzem os níveis de colesterol e insulina após uma refeição. Também melhoram os fatores de risco de doenças cardíacas e o açúcar no sangue nas pessoas com diabetes tipo 2.

Uma porção de morangos também fornece mais de 100% da dose diária recomendada de vitamina C, o que proporciona benefícios anti-inflamatórios para a saúde do coração.

6. Alho

cabecas de alho

O alho é uma erva deliciosa com benefícios para a saúde impressionantes. Vários estudos demonstraram que o alho pode reduzir a inflamação, o açúcar no sangue e o colesterol LDL em pessoas com diabetes tipo 2. Também pode ser muito eficaz na redução da pressão arterial.

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Os peixes gordos contêm gorduras ómega-3 que reduzem a inflamação e outros fatores de risco para doenças cardíacas.

Os vegetais de folhas verdes são ricos em nutrientes e antioxidantes que protegem a saúde dos olhos e do coração.

A canela pode melhorar o controlo do açúcar no sangue, a sensibilidade à insulina, os níveis de colesterol e triglicerídeos.

Os ovos melhoram os fatores de risco para doenças cardíacas, promovem o bom controlo da glicemia e protegem a saúde dos olhos.

Os morangos são frutas com baixo teor de açúcar que têm fortes propriedades anti-inflamatórias e podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas.

O alho ajuda a diminuir o açúcar no sangue, a inflamação, o colesterol LDL (“mau” colesterol) e a pressão arterial em pessoas com diabetes.

Apesar destes serem alguns dos alimentos para controlar a diabetes, existem muitos outros que trazem vantagens para a saúde de quem sofre deste problema.

Caso seja diabético, informe-se com o seu médico ou nutricionista sobre os alimentos a privilegiar na sua alimentação.

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