Publicidade:

Alimentos com nicotina: serão as quantidades presentes preocupantes?

Alguns alimentos bem conhecidos de todos nós, são alimentos com nicotina. Apesar de serem quantidades muito pequenas, esta substância encontra-se presente.

Alimentos com nicotina: serão as quantidades presentes preocupantes?
Conheça o teor de nicotina presente nestes alimentos.

Certamente já ouviu falar de nicotina, mas sabe que existem alimentos com nicotina presentes na sua alimentação? É verdade. Existem uma série de alimentos que possuem esta substância que é considerada uma droga viciante.

Segundo a American Heart Association, a nicotina provoca mudanças no cérebro que fazem com a pessoa queira sempre mais e mais.

A exposição à nicotina também provoca algumas consequências indesejáveis para a saúde, como aumento da pressão arterial e aumento da frequência cardíaca. 

4 Alimentos com nicotina: fique atento


Dos alimentos com nicotina que entram nesta lista, não existe nenhum (em principio) que não seja conhecido. Alias, todos eles são bastante utilizados para fazer sopas e saladas, por exemplo.

Mas serão as quantidades de nicotina presentes nestes alimentos suficientes para atingir a quantidade de nicotina de um cigarro? Descubra agora.

1. Beringela

alimentos com nicotina beringela em rodelas

Provavelmente, a beringela é o alimento mais associado a esta categoria, já que contém nicotina em concentrações mais elevadas do que os restantes alimentos.

Por cada grama de alimento, existem cerca de 100 nanogramas de nicotina ou 10 gramas de beringela contêm 1 micrograma de nicotina.

Mas não é só de nicotina que a beringela é composta, bem pelo contrário. Este vegetal de cor escura possui ainda na sua composição vitaminas (A, do complexo B e C), minerais (como fósforo, cálcio, potássio, ferro ou magnésio) e fibras solúveis em quantidades muito superiores à nicotina.

Os benefícios para a saúde do consumo de beringela estão diretamente ligados à presença de um forte antioxidante chamado nasunina, que protege o corpo contra os danos dos radicais livres, ajuda a livrar o corpo do excesso de ferro e ajuda a baixar os níveis de colesterol.

2. Tomates verdes

alimentos com nicotina tomates verdes

Apesar de a nicotina estar presente em menor quantidade, também existe nos tomates verdes. O teor de nicotina dos tomates verdes é de 42,8 nanogramas por cada grama de tomate, ou seja, cada 10 gramas de tomate verde obtém-se 0,428 microgramas de nicotina.

A nicotina está presente no tomate que se encontra no seu estado mais verde, mas vai diminuindo à medida que este amadurece.

Mas o tomate é rico noutros nutrientes essenciais e benéficos para o organismo, nomeadamente potássio, fósforo, vitamina C, ácido fólico e cálcio. Para atingir uma quantidade equivalente

3. Couve-flor

alimentos com nicotina cove flor

Em terceiro lugar na lista de alimentos com nicotina encontra-se a couve-flor. A concentração de nicotina presente na couve-flor é de 16,8 nanogramas por cada grama de alimento, o que equivale a 0,168 microgramas de nicotina por cada 10 gramas de couve-flor.

A couve-flor é também uma excelente fonte alimentar de vitamina K, vitamina C, folato e fibras. O consumo regular de couve-flor promove alguns benefícios para a saúde, como proteção contra algumas formas de cancro e proteção contra a artrite reumatóide.

4. Batatas

alimentos com nicotina variedade de batatas

Outro alimento que contêm alguma quantidade de nicotina é a batata. As batatas contêm uma concentração de nicotina de 7,1 nanogramas por cada grama de alimento, ou seja, 10 gramas de batata, fornecem 0,071 microgramas de nicotina.

As batatas são dos tubérculos mais utilizados em Portugal e os seus benefícios e nutrientes são bem conhecidos. São uma boa fonte de vitamina B6, vitamina A e potássio. A combinação destes nutrientes faz com que o consumo de batatas assadas ou cozidas seja uma prevenção eficaz contra doenças cardiovasculares.

Serão estas quantidades de nicotina alarmantes?


Em todos os estados-membros da União Europeia não podem ser comercializados cigarros com mais de 10 mg de alcatrão, 1 mg de nicotina e 10 mg de monóxido de carbono.

Comparando com um cigarro, por exemplo, percebe-se que estes alimentos não possuem quantidades muito grandes desta substância. A maioria deles necessitava de ser ingerida em grandes quantidades para atingir 1mg de nicotina.

A beringela é a que possui um teor mais elevado de nicotina.

Veja também:

Nutricionista Inês Sanches Nutricionista Inês Sanches

Inês Sanches é licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Colaborou com as Instituições Sociais de Solidariedade Social, Qualificar para Incluir e Centro Social de Ermesinde e fez parte da equipa de Nutrição do projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto durante 1 ano.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].