Publicidade:

Acne nas costas: como eliminar este problema

Fisiopatologicamente, a acne nas costas não é diferente da acne no rosto, embora o peito, costas e ombros possam ser mais propensos a "acne mecânica". Os efeitos da pressão, oclusão, fricção e calor produzido por almofadas de ombros e outros equipamentos desportivos pode contribuir para a exacerbação da acne nesta parte do corpo.

 
Acne nas costas: como eliminar este problema
A acne pode desenvolver-se em qualquer idade e em qualquer parte do corpo.

Estima-se que a acne nas costas desenvolve-se em 61% das pessoas acometidas com acne. Existem muitas razões pelas quais as pessoas ficam com acne.

As glândulas sebáceas produzem uma matéria oleosa protetora, denominada sebo. A acne desenvolve-se quando existe sebo extra e acumulação de células mortas da pele. Essa acumulação obstrói os poros e promove o crescimento bacteriano.

A par de terapias anti-acne personalizadas, devem ser instituídas estratégias para minimizar as forças mecânicas nas costas.

Acne nas costas: cuidados essenciais


acne nas costas e roupa de algodao

Para ajudar as pessoas com acne nas costas a obter os melhores resultados, os dermatologistas recomendam o seguinte:

  • Use roupas de ginástica largas, de algodão e transpiráveis;
  • Lave as roupas de exercício físico após cada uso;
  • Troque de roupa o mais rápido possível depois de suar;
  • Lave e seque a sua pele suavemente (esfregar a pele piora a acne);
  • Aplique suavemente o tratamento tópico;
  • Procure não irritar a pele com produtos como sabonetes antibacterianos e esfoliantes abrasivos;
  • Use produtos de cuidados da pele sem óleo e cosméticos;
  • As embalagens dos produtos ideais podem salientar ser “não comedogênica”, “não-acnegênica”ou “sem óleo”;
  • Evite usar qualquer coisa que provoque fricção nas costas, como uma mochila;
  • Resista à tentação de espremer comedões da acne nas costas, isso só vai piorar a acne;
  • Proteja a sua pele do sol e use um protetor solar sem óleo – os raios do sol tendem a escurecer a acne e a fazer com que as suas cicratizes permaneçam por mais tempo;
  • Mude os seus lençóis e fronhas semanalmente. Lençóis limpos e fronhas são essenciais para limpar a acne. No final de uma semana, os lençóis e fronhas estão cheios de células mortas e bactérias. Ao lavar lençóis e fronhas, use detergente sem perfume e hipoalergénico.

 

Acne nas costas: tratamento


tratamento da acne nas costas

Soluções para tratamento sem receita médica

Estudos demostraram que os seguintes produtos, para tratamento da acne, sem receita médica podem ajudar em situações de acne ligeira a moderada, associado aos cuidados acima indicados:

1 – Peróxido de benzoíla (lavagem de espuma emoliente): ajuda a eliminar as bactérias potenciadoras da acne. Se for usado diariamente, pode ajudar a controlar a acne e a reduzir as incidências. Poderá encontrar a espuma de peróxido de benzoíla com diferentes concentrações. Usar um produto que contenha 5,3% de peróxido de benzoíla é menos provável de causar irritação da pele ou descamação. Se acha que precisa de remédios mais fortes, pode começar com uma lavagem com espuma que contenha 10% de peróxido de benzoíla. Essa é a concentração mais forte de peróxido de benzoíla que pode comprar sem receita médica.

2 – Retinóide (0,1% gel): Usar este produto juntamente com o peróxido de benzoíla pode melhorar os seus resultados. Este retinóide sem receita médica pode ajudar a desobstruir os poros, o que ajudará o peróxido de benzoíla a penetrar melhor.

Medicamentos para acne nas costas

Se sente que os seus cuidados diários não estão a ser suficientes e precisa de uma ajuda diferenciada, um dermatologista pode receitar medicamentos orais ou cremes medicinais. Um dermatologista é um médico especializado em doenças da pele, por isso, a pessoa indicada para desenvolver consigo um plano de tratamento específico.

Veja também:

Enfª Cátia Dias Enfª Cátia Dias

Cátia Dias é Licencida em Enfermagem. Desde cedo, percebeu que queria cuidar do outro, facilitar a sua autodeterminação e contribuir com possibilidades para a manutenção da sua qualidade de vida. De entre as várias vertentes da “arte do cuidar”, dá particular importância à Educação para a Saúde, que considera uma ferramenta essencial para ajudar o indivíduo a tomar decisões adequadas de forma holística e preventiva.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].