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Abdominais inferiores: 5 exercícios para trabalhar o "V"

Os abdominais inferiores bem trabalhados dão origem ao famoso e tão desejado "V". Se quer ter sucesso nesta tarefa, veja as nossas sugestões.

 
Abdominais inferiores: 5 exercícios para trabalhar o
5 Exercícios para trabalhar abdominais inferiores

O abdómen, além de ser um músculo apreciado por todos, pois a maioria das pessoas quer ter uns abdominais definidos, tem uma extrema importância a nível da saúde e não apenas estética. Hoje vamos sugerir -lhe 5 exercícios de abdominais inferiores.

5 Exercícios para o abdominal inferior


A parte inferior do abdómen é solicitada com levantamento das pernas e quadril à custa da força do abdómen.

1. Abdominal Invertido

Abdominais inferiores e Abdominal Invertido

– Execução –

  1. Deitado virado para cima, os joelhos juntos e as pernas dobradas a fazerem um ângulo de 90 graus, com os pés apoiados no chão, braços ao lado do tronco apoiados no chão;
  2. Contrair o abdominal para levantar os quadris do chão enquanto comprime os joelhos na direção do peito e descer voltando à posição inicial sem curvar a coluna lombar.

2. Tesoura

abdominais

– Execução –

  1. Deitado de costas no chão, coloque as mãos ao lado do corpo, levante as pernas alguns centímetros do chão, mantenha o abdominal bem contraído, a lombar apoiada no chão;
  2. Alterne as pernas elevando uma de cada vez como se fosse uma tesoura, é importante manter a lombar sempre bem assente contra o colchão.

3. Abdominal invertido no banco declinado

abdominal invertido no banco declinado

– Execução –

  1. Deitado de costas no banco declinado com o tronco para cima, apoiado, coloque os braços para trás da cabeça e à parte superior do banco;
  2. Levante as pernas para cima e em direção à cabeça flectindo completamente os quadris;
  3. Continue a elevar os joelhos em direção aos ombros e elevando os glúteos do banco;
  4. E retorne à posição inicial e repita o movimento.

4. Elevação das pernas na barra

elevacao das pernas na barra

– Execução –

  1. Agarre e pendure-se numa barra fixa com as mãos em pronação;
  2. Levante as pernas para cima, flectindo os quadris até que que estes fiquem um pouco acima da linha da cintura, controlando todo o movimento para evitar balancear;
  3. Contraia e desça lentamente até descendo os quadris e repita o movimento.

5. Abdominal com pés apoiados na fitball

abdominais com os pes na bola

– Execução –

  1. Apoie as mãos no chão à largura dos ombros e os cotovelos estendidos;
  2. Coloque os pés e a parte inferior das pernas na fitball, o corpo reto e numa posição horizontal, paralelo ao chão;
  3. Leve os joelhos em direção à cabeça deslizando a parte inferior das pernas sobre a bola e flectindo os joelhos e as ancas;
  4. Retorne até que as pernas fiquem estendidas e o corpo reto e repita o movimento.

Nota: Estes são alguns exemplos de exercícios que solicitam o trabalho dos abdominais inferiores.

Contudo, é importante trabalhar todas as zonas que constituem o abdómen e se quer ter os músculos abdominais bem visíveis, além do processo completo de treino é imprescindível que tenha uma alimentação adequada.

Solicite a ajuda de um profissional da área para uma prática segura dos exercícios e para atingir os seus objetivos.

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Personal Trainer Sara Tomás Personal Trainer Sara Tomás

Sara Tomás, Personal Trainer, trabalha atualmente no Health club Welldomus Fitness and Spa. Colabora na Clínica Bússola da Saúde no Marco de Canavezes. Licenciada em Ciências do Desporto na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, pós-graduada em Atividade Física e Saúde pela mesma instituição. Pós graduada em Reabilitação em Medicina do exercício e Desporto pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

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