Aveia: propriedades e benefícios

Aveia: propriedades e benefícios

Inclua este cereal na alimentação de uma forma regular.

Altamente nutritiva e versátil, a aveia tem imensos benefícios na saúde. Conheça-os e saiba como disfrutar deste super cereal.

Desvalorizada durante muitos anos por alguns países, onde era utilizada apenas como alimento para animais, a aveia tem características que lhe conferem o título de superalimento.

Sendo um dos hidratos de carbono complexos mais interessantes do ponto de vista nutricional, é um ótimo alimento a incluir ao pequeno-almoço e em refeições intermédias. Veja o que este cereal pode fazer por si.
 

 

Razões para a incluir na sua dieta


Com um perfil nutricional invejável, este cereal é uma excelente fonte de energia. Destacamos o facto de reforçar o sistema imunitário e ajudar a prevenir doenças cardíacas e, também, a diabetes. 

Contém ainda um alto teor de fibra, o que faz com que este cereal tenha uma ação reguladora do trânsito intestinal, evitando a prisão de ventre, enquanto impede a proliferação de células cancerígenas no cólon. Ainda ajuda a baixar os níveis de colesterol, ao mesmo tempo que reduz a pressão arterial.

A libertação prolongada de energia deste hidrato de carbono e o reforço de glicogénio muscular faz com que seja a opção ideal para uma refeição pré-treino, prova ou mesmo para um pequeno-almoço. É por isso que este é um dos alimentos de eleição dos adeptos do exercício. 

É ainda recomendada em estados de anemia, fraqueza e fadiga crónica. Também é muito útil quando incorporada na alimentação de grávidas ou a amamentar, lactentes e na recuperação de doenças.




8 Benefícios da aveia 


  1. Emagrece
  2. Regula os níveis do colesterol
  3. Regula o intestino
  4. Regula os valores de açúcar no sangue
  5. Controla a pressão arterial
  6. Reduz o risco de cancro do cólon
  7. Anti-inflamatória
  8. Energética

 


Propriedades da aveia - Valor nutricional


O melhor: o seu valor nutricional. Tome nota dos seguintes valores, por 100 gramas:
 
  • Calorias: 366 Kcal
  • Lípidos: 5,8 g
  • Hidratos de carbono: 61,7 g
  • Proteína: 13,5 g
  • Fibra: 6,7 g
 

Minerais


Vitaminas

  • Vitaminas do complexo B
  • Vitamina E
  • Folatos
  • Tiamina
 

Aveia e colesterol


Importa destacar a sua importância na regulação dos valores do colesterol. Na sua composição contém uma fibra solúvel, o beta-d-glucano, que foi considerado pela Food and Drug Administration (FDA), um componente responsável pela diminuição do colesterol total e do colesterol LDL, se ingerido numa alimentação diária na proporção de 3g/dia de beta-d-glucano (o equivalente ao consumo de 40 g de farelo de aveia ou de 60 g de farinha de aveia). Concluindo, se quer livrar-se do colesterol, esta é a arma certa.

Existe ainda evidência científica relativamente aos seus benefícios na redução do risco do cancro de cólon, no controlo das glicemias, na regulação do trânsito intestinal e no aumento da sensação da saciedade.

 

A aveia emagrece ou engorda?


Flocos de aveia


Se o peso é uma preocupação na sua vida, saiba que este cereal emagrece e pode ajudar nessa batalha. Composta por hidratos de carbono complexos, vitaminas, minerais, é um dos maiores aliados que pode ter no controlo do peso e do apetite. Como se trata de um hidrato de carbono de absorção lenta e de um alimento rico em fibra, sacia durante longos períodos de tempo e ajuda-nos a manter um peso saudável. 

Além disso, é um excelente aliado para controlar impulsos alimentares e desejos “indesejados”, uma vez que a sua libertação lenta para o sangue faz com que os níveis de glicemia (açúcar no sangue) se mantenham estáveis no sangue.

No entanto, e como acontece em todos os alimentos, quando ingerida acima das suas necessidades e das quantidades necessárias, como hidrato de carbono que é e com valor energético, pode efetivamente levar a um aumento de peso. Portanto, mantenha o seu consumo moredado dentro daquilo que são as suas necessidades energéticas dárias.

 

 

Receitas de aveia que tem que experimentar


Disponível sob a forma de flocos, farelo ou farinha, pode ser consumida de inúmeras formas, como em papas com leite, água ou com iogurte. Também pode triturar e usá-la em batidos, como farinha para fazer pão e porque não em panquecas? Temos dezenas de receitas para experimentar e tirar todo o partido deste cereal.

 

Receitas para o pequeno-almoço 

Panquecas de aveia 
Overnight oats 
Pão, panquecas, scones e queques 
Leite de aveia 
Aveia com iogurte
Panquecas de banana e aveia

 

Receitas de snacks saudáveis

Bolachas de aveia
Flocos de aveia pré-treino 
Lanches saudáveis 
Bolo de aveia 
Queques de aveia
Crepes de aveia


Receitas de papas

Mingau de aveia 
Papas de aveia 
Papas de aveia para fazer na Bimby

 
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