Cãibras musculares: como combater?

Cãibras musculares: como combater?

A alimentação tem um papel importante para evitar as cãibras musculares

Aparecem de repente, sem dar qualquer sinal prévio e são dolorosamente intensas. Descubra os motivos que provocam as cãibras musculares e aprenda a evitá-las.

As cãibras musculares são espasmos localizados que os nossos músculos sofrem, ou seja, contracções involuntárias muito fortes, geralmente nos gémeos.

Porém, estes espasmos podem acontecer em qualquer parte do nosso corpo, normalmente quando os atletas não estão na sua melhor condição física ou não estão bem alimentados.

Mas se acha que só os atletas poderão padecer com este problema, engane-se. Pode acontecer com qualquer pessoa.
 

Qual a origem das cãibras musculares?


cãibras musculares
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Compreender por que motivo, ou motivos, ocorrem as cãibras musculares, irá ajudá-lo a perceber como combater e, mesmo, até evitá-las.
 
  • Esforço físico intenso - Um atleta ou uma pessoa que não pratique desporto se forçar demasiado os músculos, pode acontecer que os músculos não estejam preparados para tal intensidade, daí o aparecimento das cãibras musculares;
     
  • Desidratação ou excesso de água - Outra das causas generalizadas de cãibras musculares é a desidratação, é fundamental estar bem hidratado durante o esforço físico, principalmente no verão.

    No entanto, de acordo com Vítor Hugo Teixeira, professor da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, o excesso de água pode ser igualmente prejudicial: “18% dos triatletas acabam o treino com uma concentração no plasma de sódio muito baixa, porque bebem mais do que aquilo que devem. (…) Idealmente, o atleta até deve terminar o treino ligeiramente desidratado”;
     
  • Gravidez;
     
  • Fratura óssea - como autoproteção, os músculos que rodeiam a lesão contraem-se involuntariamente, provocando uma cãibra muscular;
     
  • Alterações metabólicas como diabetes, hipotiroidismo, alcoolismo e hipoglicemia;
     
  • Problemas de saúde - doença de Parkinson, insuficiência venosa e varizes nas pernas, cirrose hepática, anemia;
     
  • Longos períodos de inatividade - ficar sentado em posição inadequada ou praticar um estilo de vida excessivamente sedentário.



Como prevenir o aparecimento de cãibras musculares?


1.  Comer sopa às refeições

A junção da quantidade ideal de sal (sódio), bem como de líquidos, faz com que a probabilidade de ocorrência de cãibras musculares seja significativamente reduzida, se incluir a sopa no seu regime alimentar.
 

2.  Sumo de pickles

Este truque, também revelado pelo nutricionista Vitor Hugo Teixeira, é bastante curioso para o combate de cãibras musculares localizadas. Se um atleta ingerir 80ml de sumo de pickles em 40 segundos desaparece a cãibra, sendo que, em alguns casos, bastará até bocejar apenas com o sumo. De imediato ocorre “um reflexo neuronal que nos resolve o problema”. 
 

3.  Bebidas desportivas

Se um atleta bochechar com uma bebida desportiva durante 5 a 10 segundos, além de melhorar a performance, mantém os níveis de energia no ponto para aguentar o treino sem qualquer problema. 
 

4.  Leite

Vitor Hugo Teixeira está a levar a cabo um estudo que refere que o leite, preferencialmente achocolatado, hidrata melhor que uma bebida desportiva, ajuda a melhorar a performance e, “mesmo para quem quer ganhar massa muscular é tão ou mais eficaz que suplementos proteicos”. Além disso, ainda pode ser vantajoso para reduzir a massa gorda. 
 


O mito dos suplementos com magnésio


De acordo com o nutricionista Vitor Hugo Teixeira, um em cada dois atletas portugueses utiliza suplementos com magnésio para diminuir o risco de ocorrências de cãibras musculares. E isto acontece, porque o aparecimento da cãibra está relacionada com a carência de nutrientes no organismo, principalmente o magnésio.

No entanto, os benefícios na toma de suplementos para este efeito são comprovadamente a 0%. Apenas em grávidas se verifica uma ligeira propensão para a não ocorrência de cãibras com a ingestão de suplementos à base de magnésio.

As cãibras musculares podem ser evitadas se seguir as dicas do Vida Ativa. Sendo ou não um atleta profissional, é importante que nunca se esqueça de alongar bem os músculos antes e depois do exercício, para evitar não só as cãibras, mas também lesões indesejadas.
 
 

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