Dieta para engordar de forma saudável: em que consiste?

Quer fazer uma dieta para engordar de forma saudável? Então este artigo é para si! Conheça os alimentos e os princípios mais importantes para ser bem-sucedido.

Dieta para engordar de forma saudável: em que consiste?
Desengane-se se pensa que fazer uma dieta para engordar é fácil.

Enquanto muitos lutam para conseguir emagrecer, outros têm o problema oposto e desesperam por ganhar algum peso, precisando de uma dieta para engordar.

Dieta para engordar de forma saudável: em que consiste?


dieta para engordar

A fórmula para engordar tem a lógica inversa da que se utiliza para emagrecer. Ou seja, tem de consumir mais energia (calorias) do que aquela que gasta (balanço energético positivo).

Troque uma caipirinha por uma ida ao ginásio
Treine no Solinca por apenas 3,99€ por semana e volte a ficar em forma. Aproveite já!

Mas desengane-se se pensa que isso é uma tarefa simples e que significa que pode comer tudo o que lhe apetece! Ser bem-sucedido no ganho de peso, pode ser ainda mais difícil do que ser bem-sucedido na perda.

Além disso, é importante clarificar que, neste contexto, quer-se que o ganho de peso seja à custa de ganhos em massa muscular (hipertrofia muscular) e não em aumentos excessivos de massa gorda, que seria o verdadeiro significado da palavra engordar.

A solução passa, então, por fazer uma “ dieta para engordar ” de forma saudável, que inclua alimentos de elevada densidade nutricional e com um valor energético mais elevado e aliar também o estímulo do treino para haver aumento da massa muscular.

No entanto, importa salientar que mesmo promovendo um balanço energético positivo, algumas pessoas continuam sem conseguir aumentar de peso, devido a fatores como o metabolismo mais acelerado, predisposição genética, stress, doenças como o hipertiroidismo, entre outros.

Dieta para engordar de forma saudável: Princípios gerais


sumos de fruta naturais e deita para engordar

1. Aumentar o valor energético total em cerca de 500-1000kcal diariamente

Visto que o objetivo é aumentar de peso, é necessário promover a ocorrência de processos anabólicos (síntese de novos tecidos). Para isso, a ingestão energética (calorias) diária tem de ser superior ao gasto de energia.

A melhor forma de conseguir esse balanço energético positivo é aumentar ao valor energético da alimentação, ou seja, ingerir maior volume de alimentos por refeição.

2. Fazer várias refeições por dia

Para conseguir o excedente calórico referido no ponto anterior, recomenda-se a ingestão de mais refeições por dia (6-8 refeições por dia), com intervalos regulares de cerca de 3 horas, sendo que cada uma delas deverá ter maior volume de alimentos do que aquilo que está habituado a fazer.

Se saltar refeições, os seus órgãos vão continuar a trabalhar, mas “em seco”, visto que não têm os nutrientes disponíveis. Consequentemente, o organismo vai buscar aquilo que precisa às reservas: a gordura armazenada e ao músculo.

3. Incluir alimentos saudáveis de elevado valor energético

Para levar a avente uma dieta para engordar de forma saudável tem de incluir alimentos que, no seu conjunto, lhe forneçam os 3 macronutrientes essenciais: hidratos de carbono, proteína e lípidos.

Dentro destes, salientam-se:

Além destes, também carne, peixe, ovos, laticínios, pão, arroz, massa, batata e batata-doce, legumes, fruta, entre outros, desempenham um papel essencial ao organismo e não podem, de todo, ser negligenciados.

> Saiba mais sobre os alimentos para engordar de forma saudável aqui.

4. Fracionar a ingestão proteica ao longo do dia

Para impedir o catabolismo de massa muscular (e de peso!) e, consequentemente, promover a hipertrofia, é extremamente importante ingerir cerca de 20g de proteína de elevado valor biológico (carne, peixe, ovos, lacticínios) de 3 em 3 horas, ou seja, em todas as refeições do dia.

Entre as principais refeições, pode introduzir o pão com peito de frango, atum, claras de ovo ou ovo mexido por exemplo.

Note-se que, as necessidades proteicas diárias quando se pretende aumentar a massa muscular rondam as 1,5-2g por kg de peso corporal por dia.

5. Não beber muita água às refeições

Não deve beber muita água às refeições porque a água não apresenta valor energético, logo não contribui para o aumento de peso, e além disso enche muito o estômago, impedindo a ingestão de mais alimentos com valor energético associado.

6. Fazer ceia

Ingerir uma fonte de proteína e alguns hidratos de carbono antes de deitar, ajuda a minimizar o catabolismo muscular que ocorre naturalmente durante a noite, que poderá conduzir a perda de peso.

7. Procurar aconselhamento de um nutricionista ou dietista

Deve sempre procurar um profissional da área antes de iniciar qualquer dieta para engordar, de modo a obter um plano alimentar para ganhar peso adequado às suas necessidades e objetivos.

Exemplo de plano alimentar para ganhar peso (~2700 Kcal)


plano alimentar para ganhar peso

1. Pequeno-almoço – 8h

  • 1 Pão de cereais integrais (100g) com 2 Ovos mexidos (em azeite) +
  • 1 Iogurte líquido magro de aromas +
  • 1 Maçã

2. Meio da Manhã – 10h30

3. Almoço – 13h

  • Sopa de legumes (sem batata; com leguminosas)
  • Prato: 100g Arroz + 100g Peito de peru grelhado + 100g Brócolos + 1 Colher de sopa de azeite para temperar +
  • 1 Sumo de fruta natural (sem adição de açúcar)

4. Meio da tarde 1 – 16h30

  • 100g Pão integral com 1 Queijo fresco magro e 1 colher de chá de manteiga de amendoim 100% +
  • 1 Iogurte Skyr (150g) +
  • 1 Punhado de Frutos secos (nozes, amêndoas, avelãs)

5. Meio da tarde 2 (pós treino) – 19h

  • 1 Pacote de leite achocolatado ou 1 Iogurte líquido magro de aromas +
  • 1 Ovo cozido ou ½ lata de atum ao natural +
  • 1 Banana

Nota: Caso faça treino de força com o objetivo de aumentar significativamente a massa muscular, tome 1 dose de proteína Whey em água + 1 banana como pós treino.

6. Jantar – 21h

  • Sopa de legumes (sem batata; com leguminosas) +
  • Prato: 100g Pescada grelhada + 100g batata-doce assada + 100g de salada de alface, tomate, pepino e cenoura + 1 Colher de sopa de azeite para temperar

7. Ceia – 23h30

  • 100g de Queijo Quark 0% ou 150g de Iogurte grego ligeiro +
  • 1 Colher de sopa de flocos de aveia

Troque uma saída à noite por uma ida ao ginásio. Inscreva-se já no Solinca por apenas 3,99€ por semana!

Veja também:

Ler mais
Rita Lima Rita Lima

Rita Lima é nutricionista e trabalha, atualmente, nos ginásios Urban Fit de Ermesinde, Antas Prime Fitness e CulturaFit Club no Porto. Durante 2 anos colaborou no projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto e com o Boavista Futebol Clube. É licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade.