A melhor dieta para engordar

A melhor dieta para engordar

Saiba como ganhar peso de forma saudável.

Nem todas as pessoas procuram (ou precisam) de emagrecer, há quem – por outro lado – procure ganhar algum peso. E também para esses casos há uma dieta que pode ajudar. 
 

Alguma vez pensou numa dieta para engordar? Não tem um nome da moda, nem aparece nas revistas ou internet, mas é algo que interessa a muitas pessoas. É que se há quem passe a vida numa luta constante contra o peso, há quem tente aumentar o peso. Sim, é mesmo verdade. Há pessoas que têm dificuldade em ganhar peso, mas que adorariam ganhar uns quilinhos extra, para não só terem o corpo que tanto gostariam e também para melhorar a sua autoestima, mas – em certos casos – para alcançarem o peso ideal, já que muitas pessoas estão abaixo do peso indicado, por exemplo.

Mas engordar (tal como emagrecer) nem sempre é tarefa fácil. E mais: esta dieta para engordar também deve ser feita de forma saudável. Se o seu problema é a falta de peso (e não o excesso) veja as nossas dicas para e ganhar peso com saúde.

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Engordar com cuidado

A dificuldade em ganhar peso está associada ao consumo rápido de calorias, em muitos casos, em pessoas com metabolismo acelerado, que acabam por perder peso até nas atividades mais básicas do dia-a-dia. Mas aquilo que poderia constituir um sonho para muitos, para estas pessoas é (muitas vezes) um pesadelo, já que – por norma – estão abaixo do peso desejado. São estas a que procuram (ou precisam) da dieta para engordar.

A parte boa desta “dieta da engorda” é que não tem muitas restrições em termos de alimentos, mas ainda assim deve ter alguns cuidados. Repare. Se quer ganhar uns quilinhos, enveredar pelo caminho do chamado "lixo" nutricional não é de todo a solução. Fritos ou alimentos demasiadamente gordurosos, devem ser evitados (senão mesmo riscados das suas ementas) e os doces, refrigerantes ou fast food em demasia não são a resposta para o seu problema. Aliás, ainda lhe podem é trazer uma carga de problemas, já que aumentam o risco de vir a sofrer de doenças como diabetes, hipertensão ou doenças cardiovasculares, para citar apenas alguns exemplos. Lembre-se que, tal como acontece com quem pretende perder peso, deve fazê-lo de forma saudável e equilibrada para não prejudicar a sua saúde.
 

Dieta para engordar: o segredo

Se quer engordar deve apostar em consumir mais calorias do que aquelas que gasta, mas para isso não tem que fazer más escolhas. O objetivo para aumentar de peso não passa por ganhar massa gorda, mas sim massa muscular. Desde modo, a conjugação de uma alimentação consistente com a atividade física regular vai ser a chave fundamental para conseguir aumentar o peso pretendido de forma saudável.
 
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Deve, por isso, comer com mais frequência (idealmente de duas em duas horas) e tentar aumentar gradualmente o volume das suas refeições. Previligiar alimentos ricos em hidratos de carbono, proteínas é essencial para ganhar massa muscular. Peixe, ovo, carnes magras (como frango, coelho ou peru, por exemplo), queijos magros e iogurtes, são alguns exemplos de alimentos proteicos que pode (e deve ingerir). As massas, o arroz, a batata e o pão (preferencialmente integral) vão ser os maiores aliados no fornecimento de energia, e são nestes hidratos de carbono complexos que deve realmente apostar. Alimentos ricos em fibras e gorduras insaturadas vão ser fundamentais para a manutenção das boas funções do organismo.
 

Aconselhe-se com um profissional

Nada de criar a sua própria dieta. A regra de ouro desta (ou de qualquer outra) dieta: aconselhe-se junto do seu médico ou nutricionista, que poderão avaliar o seu caso específico e indicar a dieta mais adequada para si e assegurar que ganha peso da forma mais saudável possível.



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