Esqueci-me de tomar a pílula! E agora?

Esquecer-se de tomar a pílula é, ao contrário do que pensa, uma situação comum. No entanto, se isto lhe aconteceu veja os cuidados que deve ter para não engravidar.

Esqueci-me de tomar a pílula! E agora?
Se se esqueceu de tomar a pílula deve ter algumas precauções.

Com a correria do dia-a-dia é muito fácil que se esqueça de tomar a pílula. No entanto, se a intenção é evitar uma possível gravidez, isto torna-se um problema.

O esquecimento da toma da pílula pode causar uma desregulação no ciclo menstrual e aumenta a probabilidade de ocorrer uma ovulação fora do tempo que pode resultar em gravidez.

Como funciona a pílula


como funciona a pilula

A pílula é um método contracetivo com elevado nível de eficácia. Se for administrada corretamente, este método apresenta um grau de eficácia de cerca de 99%. Cada comprimido contém hormonas sintéticas similares às produzidas nos ovários: o estrogénio e a progesterona.

Plano de Saúde Grátis
Cuide da sua saúde. Obtenha consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médicas gratuitas.Peça aqui o seu plano grátis.

Estas hormonas fazem com que os ovários fiquem em repouso. Por este motivo, inibem a ovulação e a mulher que toma a pílula não tem período fértil e assim, não engravida.

Eficácia da pílula

Para que o efeito contraceptivo da pílula seja eficaz, esta deve ser tomada todos os dias à mesma hora. No entanto, também há a possibilidade de tomar algumas horas antes ou depois sem que a sua eficácia seja alterada de forma significativa.

A eficácia é alterada de forma considerável se a mulher a toma mais de 24 horas depois da hora habitual. No entanto, o importante é não parar de tomar os comprimidos. O fato da mulher se esquecer de tomar um comprimido em qualquer altura do ciclo, não é considerado problema. Caso isto aconteça, a mulher continua protegida.

Contudo, se se esqueceu de tomar a pílula durante 2 dias seguidos, ou se iniciar a carteirinha 2 ou mais dias depois do habitual, isto pode diminuir o seu efeito contracetivo.

Como atuar em caso de esquecimento?


como atuar em caso de esquecimento de tomar a pilula

1. Esqueceu-se de tomar um comprimido

Deve continuar a tomar os comprimidos como o habitual.

Neste caso não há a necessidade de usar nenhum método contracetivo adicional. No entanto, se já tiverem passado mais de 24 horas desde que devia ter tomado a pílula, deve tomar 2 comprimidos de uma vez.

2. Esqueceu-se de tomar dois ou mais comprimidos

Se a carteirinha ainda tiver 7 ou mais pílulas para aministrar, deve tomar 2 comprimidos imediatamente (o esquecido e o do próprio dia). Após isto, deve continuar a tomar a pílula, como habitualmente.

Se restam menos de 7 comprimidos, deve acabar a carteirinha e iniciar uma nova no dia seguinte. Isto deve ser feito sem o intervalo habitual de 7 dias de entre embalagens.

No caso de se ter esquecido de 2 ou mais pílulas, deve recorrer a um método contracetivo adicional como o preservativo ou não ter relações sexuais durante os 7 dias seguintes. Nesta situação, corre o risco de uma possível gravidez.

3. Esqueceu-se de tomar a pílula na primeira semana

Se o esquecimento foi na primeira semana da toma da pílula, deve usar um método contracetivo adicional ou abster-se de sexo durante os 7 dias seguintes ao dia do esquecimento. Se teve relações sexuais desprotegidas durante esta semana, está sob o risco de gravidez. Neste caso, pode recorrer a contraceção de emergência.

4. Esqueceu-se de tomar a pílula na segunda semana

No caso de se esquecer de tomar 2 ou mais comprimidos na segunda semana da toma da pílula, não precisa de utilizar a pílula do dia seguinte (contracetivo de emergência). No entanto, deve utilizar preservativo ou  abster-se de ter relações sexuais durante os 7 dias seguintes para evitar uma gravidez não desejada.

5. Esqueceu-se de tomar a pílula na terceira semana

Se se esqueceu de administrar a pílula na terceira semana, não precisa de tomar o contracetivo de emergência. Contudo, é necessária a utilização de um método contracetivo adicional, como o preservativo ou a abstinência, durante os 7 dias subsequentes ao esquecimento. É recomendado ainda que termine a embalagem atual e inicie uma nova no dia seguinte. Deve fazer isto sem fazer a interrupção habitual de 7 dias entre as embalagens.

Cuide da sua saúde. Consiga aqui consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médica gratuitas!

Veja também:

Ler mais
Isabel Silva Isabel Silva

Isabel Silva é enfermeira por paixão, licenciada pela Escola Superior de Enfermagem do Porto. Sempre quis seguir a área da saúde e acredita que a informação é uma ferramenta essencial para a saúde da população, e que cabe aos profissionais de saúde transmiti-la de forma relevante e fidedigna para que cada indivíduo seja capaz de tomar decisões importantes relativamente à sua saúde e ao seu bem-estar.