Suplementos para fortalecer o Sistema Imunitário

Os suplementos para fortalecer o sistema imunitário ajudam a proteger o seu organismo contra os microrganismos causadores de doenças. Descubra os mais eficazes.

Suplementos para fortalecer o Sistema Imunitário
O sistema imunitário é um conjunto de estruturas e processos biológicos que protege o organismo contra doenças.

No seu conjunto, o seu sistema imunitário faz um trabalho notável ao defendê-lo contra os microrganismos causadores de doenças.

No entanto, às vezes, podem ocorrer falhas: um microrganismo invade com sucesso o organismo, deixando-nos doentes. É possível intervir neste processo e fortalecer o sistema imunitário? E se melhorar a alimentação? Fazer outras mudanças de estilo de vida, quer através de hábitos saudáveis, alimentação ou pela toma de suplementos para fortalecer o sistema imunitário pode conduzir a uma resposta imunitária mais capaz e quase perfeita.

COMO ADOTAR UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL?


como adotar um estilo de vida saudavel

A primeira linha de defesa ao alcance de cada um, é escolher um estilo de vida saudável. Este é um passo de extrema importância para manter o sistema imunitário naturalmente forte e saudável. Atente nestas medidas:

Plano de Saúde Grátis
Cuide da sua saúde. Obtenha consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médicas gratuitas.Peça aqui o seu plano grátis.

  • Não fumar;
  • Adotar uma dieta rica em frutas, vegetais, leguminosas, e com baixa gordura saturada;
  • Exercitar-se regularmente;
  • Manter um peso saudável;
  • Controlar a pressão arterial;
  • Beber álcool com moderação;
  • Dormir adequadamente;
  • Tomar medidas para evitar a infeção, como lavar as mãos com frequência e cozinhar completamente as carnes;
  • Fazer exames médicos regularmente.

 

OS 6 MELHORES SUPLEMENTOS PARA FORTALECER O SISTEMA IMUNITÁRIO


1. VITAMINA C

suplementos para fortalecer o sistema imunitario e vitamina C

Este é um clássico suplemento para fortalecer o sistema imunitário. Níveis baixos de vitamina C enfraquecem o sistema imunológico, por isso é recomendável consumir vitamina C em conjunto com o medicamento para combater a gripe, ou preferencialmente, antes da gripe, de forma preventiva.

De acordo com agências europeias, a recomendação de consumo diário de vitamina C para um jovem saudável e não fumante é 80 mg. Está estudado que 30% da população não consome esta quantidade na sua alimentação normal. Além disso, esta quantidade não é suficiente para restaurar um sistema imunológico comprometido.

Quando na presença de um estado gripal, recomenda-se a suplementação com 1 a 2g de vitamina C diariamente. Como exemplo de alimentos ricos em vitamina C temos o camu-camu, acerola e caju com mais vitamina C por porção que a laranja e limão.

2. ZINCO

suplementos para fortalecer o sistema imunitario e zinco

Este mineral essencial, que atua como um antioxidante no corpo, mantém o sistema imunitário fortalecido. Estudos também demonstram que o zinco pode ajudar a reduzir a duração das gripes e constipações.

Boas fontes alimentares de zinco incluem carnes magras, peixe, marisco, ovos, sementes de abóbora, e girassol, centeio, aveia, cereais integrais, leguminosas, gengibre, salsa, cogumelos, levedura de cerveja e gérmen de trigo.

As doses diárias recomendadas de zinco são 10–12 mg /dia, e as doses máximas para a população geral rondam as 40 mg/dia.

3. PROBIÓTICOS

suplementos para fortalecer o sistema imunitario e probioticos

Bastantes conhecidos essencialmente por ajudar a promover a saúde intestinal adequada, os probióticos também têm alguns benefícios menos conhecidos, mas comprovados, como a capacidade de fortalecer seu sistema imunitário.

Cerca de 70% das células do sistema imunitário estão no nosso intestino. Os probióticos ajudam a torná-los significativamente mais fortes e melhores na luta contra a infeção.

O probiótico mais comum, L. acidophilus, está presente naturalmente em alimentos como iogurte, kefir, mas também estão disponíveis em forma de cápsula ou saquetas nas farmácias.

4. SPIRULINA

suplementos para fortalecer o sistema imunitario e spirulina

É uma microalga extremamente rica em proteínas, contém cerca de 85% a 95% de proteína digerível. Possui ainda vitaminas A, D, B2, B6 e B12 e é forte em antioxidantes (betacaroteno, clorofila e ficocianina).

A toma de spirulina é útil na manutenção da saúde, como fonte de energia, na desintoxicação do organismo, na prevenção de acidentes vasculares e infeções e no alívio de sintomas menstruais. Constitui, assim, um completo suplemento para fortalecer o sistema imunitário.

É possível comprar a spirulina em pó e comprimidos. Seja qual for a forma de administração selecionada, a dose recomendada é de 8g por dia.

5. GENGIBRE

suplementos para fortalecer o sistema imunitario e gengibre

Usado principalmente na Índia, tem uma variedade de benefícios comprovados, desde a regulação do açúcar no sangue até ao fortalecimento do sistema imunitário.

Como planta medicinal, é uma das mais antigas e populares do mundo. Possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados como em doces. Pode ser usado de diversas formas: fresco, seco, em conserva, em cápsulas (em pó) ou cristalizado.

6. ALHO

suplementos para fortalecer o sistema imunitario e alho

Numerosos estudos mostram que o alho possui propriedades antivirais e anti-inflamatórias que podem ajudar a estimular o sistema imunitário. Na verdade, um estudo na revista Advances in Therapy informou que os indivíduos que tomavam um suplemento diário de alho tinham menos constipações.

Devemos assim adicionar o alho fresco às refeições, cortados ou picados. Existem também diversos suplementos de alho com a dose diária ideal que ajudam de forma mais direta a fortalecer o sistema imunitário.

Cuide da sua saúde. Consiga aqui consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médica gratuitas!

Veja  também:

Ler mais
Cátia Rocha Cátia Rocha

Cátia Rocha é farmacêutica. Como apaixonada pela profissão, acredita na importância da educação para a saúde e num papel interventivo dos profissionais de modo a transmitir conhecimentos que considera importantes e fundamentais para o bem-estar da população. É Mestre em Ciências Farmacêuticas pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte e exerce atualmente o cargo de farmacêutica na Farmácia Agra.