15 Dicas práticas de nutrição

15 Dicas práticas de nutrição

Alguns truques para começar a mudar.

Comece aos poucos a introduzir as nossas dicas de nutrição e, daqui a nada, vai notar os primeiros efeitos. A primeira dica muda tudo. 

Pode melhorar a sua alimentação, com estas simples dicas de nutrição. Nada se consegue sem esforço mas quando se trata de fazer uma alimentação equilibrada é até muito simples. Pode comer as mesmas coisas, só precisa fazer escolhas mais saudáveis e diversificadas.

15 Dicas práticas de nutrição


1. Faça entre 6 e 7 refeições por dia. Para isso faça pequenos lanches a cada duas horas. Evite ficar com fome, tenha sempre água e fruta por perto.

2. Pare e faça as suas refeições calmamente, mastigando devagar. Não coma ao computador enquanto despacha mais um e-mail.

3. Coma alimentos ricos em vitamina C, como citrinos, abacate, maracujá, pimentos ou tomate, quando consumir outros ricos em ferro, como carne, peixe ou leguminosas. Isto porque a vitamina C ajuda a absorver o ferro e assim, a prevenir a anemia.


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4. Para preservar os nutrientes, cozinhe os legumes ao vapor ou em pouca água. Quanto mais água usar, mais vitaminas perde. Aproveite a água para um caldo de legumes.


5. Coma mais fruta com a casca e não coe os sumos naturais. Assim, consome mais fibras, o seu intestino agradece a ajuda e sente-se saciado por mais tempo.


6. Evite os fritos. Isto para não usar outro verbo, como abolir. Prefira pratos assados, grelhados, cozidos ou estufados com pouca gordura. Se adora panados e batatas fritas, experimente fazê-los no forno.


7. Prefira alimentos integrais e magros. Como arroz integral, laticínios magros, carnes brancos como peru, coelho ou frango.


8. Antes de sair de casa, se sabe que vai passar muito tempo fora, leve algo para petiscar. Uma peça de fruta, um iogurte, bolachas de água e sal, conforme preferir e, claro, água. 


9. A maioria dos portugueses já aderiu à marmita mas nunca é de mais lembrar os benefícios desta opção quando comparada com almoços fora. Não só é mais saudável, como é mais amiga da carteira.


10. Reduza no sal e tempere a sua comida com várias especiarias, ervas, pimenta, cebola e alho.


11. Evite produtos de pastelaria e confeitaria, refrigerantes, bebidas alcoólicas, fumados e enchidos, enlatados, bolachas, comida pré-confeccionada, folhados e salgadinhos.


12. Não coma sempre a mesma coisa. Varie a sua dieta para receber tudo o que precisa para se manter saudável e em forma. 


13. Prefira alimentos biológicos. Pode começar por plantar ervas aromáticas na sua varanda, compre batatas ao seu vizinho ou prefira as maçãs toscas do pomar da sua tia.


14. Esteja atento aos rótulos das embalagens, se não reconhece a maioria dos ingredientes, não coma.


15. Faça exercício. Sim, está tudo ligado. Especialmente quando se fala de nutrição. O seu corpo precisa tanto de exercício como de vegetais, água, oxigénio e sol para viver feliz e saudável.


Antes de quaçquer mudança radical nos seus hábitos alimentares, faça um check-up com um nutricionista. Poderá fazê-lo aqui de forma gratuita.


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