Alimentos sem glúten: saiba quais são

Alimentos sem glúten: saiba quais são

Se é intolerante ao glúten, estes são os alimentos que pode consumir sem preocupações.

Se precisa de excluir esta proteína da sua dieta, saiba quais são os alimentos sem glúten.

Começou a falar-se de glúten e de intolerância ao glúten como nunca se falara antes.

Os alimentos sem glúten são atualmente muito procurados, quer por motivos de saúde, quer por quem está a fazer uma dieta de emagrecimento. Mas sabe quais são eles?


O que é o glúten?


O glúten é uma proteína que não faz parte da composição da carne, peixe ou ovos. Responsável pela elasticidade da massa da farinha e pela consistência esponjosa dos pães e bolos, esta proteína é de origem vegetal e, como tal, apenas existe em alguns cereais, como trigo, cevada, centeio, aveia, espelta e kamut. 

No entanto, além das fontes alimentares naturais, o glúten existe em muitos outros alimentos sem darmos por isso. Sabia, por exemplo, que esta proteína pode ser utilizada para dar estrutura a outros alimentos, como salsichas, cubos de caldos, sopas e molhos? 



Atenção: ele está em (quase) todo o lado


Ler os ingredientes dos rótulos dos alimentos é a regra essencial para identificar os alimentos sem glúten. Em destaque na lista de ingredientes, o glúten é um dos agentes alergénicos que deve procurar de imediato se tem alguma intolerância ou doença celíaca. 
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Sendo assim, caso não encontre o símbolo "Sem glúten" no produto, verifique a sua lista que ingredientes para garantir que o produto alimentar não contém glúten nem vestígios.

► Saiba aqui quais são os alimentos com glúten.



5 Alimentos sem glúten


Alimentos sem glúten
Alguns alimentos são óbvias fontes de glúten, outros nem por isso. Carne, peixe, ovos, fruta, vegetais, produtos lácteos, feijão, batatas, trigo-sarraceno são alguns dos alimentos naturalmente isentos de glúten, mas existem mais. Veja na lista abaixo outros alimentos sem glúten que poderá consumir como alternativa no caso de ter de excluir esta substância da sua dieta alimentar.


1. Amaranto

O amaranto é um cereal originário da América Central, conhecido como o alimento dos astecas. Por não conter glúten, os seus grãos são usados na preparação de refeições ou como farinha para confecionar bolachas, barras e pães.



2. Arroz e milho

Quase todos os produtos que são designados de “sem glúten” acabam por ter na sua constituição os cereais arroz e milho, pois são os que mais se utilizam como alternativa. Além de serem usados nas refeições principais, também poderá consumi-los na forma de bolachas, flocos, barritas, bebidas vegetais, pães. Basta procurar no supermercado e estar atento aos rótulos. 



3. Quinoa

Isenta de glúten, a quinoa é também uma excelente alternativa aos hidratos de carbono que, geralmente, vamos buscar à massa ou à batata. Quando comprada na forma de grão, pode ser cozinhada como se fosse arroz, mas também pode ser encontrada na composição de bolachas, barritas, flocos, pães e algumas bebidas. 



4. Millet

De aparência semelhante à quinoa, o millet é um cereal muito nutritivo e uma ótima alternativa à massa, batatas ou arroz. Pode ser servido como acompanhamento de uma refeição à semelhança do arroz ou da quinoa, mas também já existem à venda bolachas, barritas, flocos, pães e bebidas que possuem este cereal na sua composição.



5. Sorgo

Com origem em África, o sorgo tem uma composição nutricional semelhante à do milho, embora apresente maiores quantidades de proteína e gordura e menores níveis de vitamina A. Não é muito fácil encontrar produtos que contenham este cereal na sua composição, mas pode usar a farinha de sorgo para confecionar pães e bolachas ou utilizar o próprio grão para refeições principais. 

Mas damos-lhe uma dica: quando cozinhar com a farinha de sorgo enquanto substituto direto da farinha de trigo, deve adicionar outros ingredientes para compensar a consistência seca que esta confere aos alimentos.


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