Como aumentar o metabolismo e facilitar a perda de peso

Como aumentar o metabolismo e facilitar a perda de peso

Descubra 7 dicas para aumentar o seu metabolismo e estar sempre em forma!

Privilegiar o consumo de proteína, comer a cada 3 horas, beber chá verde, apostar nos alimentos termogénicos… estas são algumas dicas para aumentar o metabolismo! 

Como aumentar o metabolismo? Esta será uma das perguntas mais valiosas e questionadas, cuja resposta depende de vários fatores: idade, género, constituição física... No entanto, há algumas regras comuns para conseguir acelerar o seu metabolismo. 

Para além da receita equilibrada de não ingerir mais calorias do que aquelas que consome e procurar conhecer os benefícios dos alimentos que consome, deixamos-lhe algumas dicas de como aumentar o metabolismo. 

 

7 Dicas para aumentar o metabolismo


 

1. Intensificar a prática de exercício físico

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As pessoas mais musculadas queimam mais calorias do que as pessoas obesas.

Isto porque o músculo gasta mais energia do que a gordura para se sustentar.

Por isso, manter-se em forma, ou pelo menos conseguir uma boa estrutura muscular garante-lhe um processo metabólico mais eficiente.

Atividades físicas como a musculação prolongam o dispêndio de energia até algumas horas após terminar a atividade física. E isso permite-lhe queimar calorias extra, com o metabolismo no seu melhor.
 


2. Coma de 3 em 3 horas

É importante fracionar as refeições ao longo do dia para aumentar o seu metabolismo e não gerar picos de fome, em que acaba por comer calorias vazias. Se não o fizer, o seu organismo vai desacelerar e armazenar gorduras que não precisa. 

Para além disso, nunca deixe de tomar o pequeno almoço. É a refeição mais importante do dia e coloca o organismo a trabalhar logo pela manhã. 
 


3. Aposte nos alimentos termogénicos 

Como aumentar o metabolismo? Aumentando o consumo de alimentos termogénicos. Este tipo de alimentos aumenta a sua temperatura corporal e consequentemente aumentam o seu metabolismo. Se quer queimar mais calorias, há alguns alimentos que deve ingerir.  Gengibre, chá verde, pimenta caiena, canela... são alguns exemplos de alimentos que aumentam o metabolismo basal, ajudam a eliminar toxinas, ao mesmo tempo que dão sabor aos seus cozinhados. 

► Fique a conhecer mais alimentos termogénicos aqui.
 


4. Beba água fria

A hidratação é fundamental para o seu organismo. Para além de ajudar a eliminar toxinas, também promove a queima de gordura e ajuda no aumento do metabolismo até 40%. Uma das causas poderá estar no esforço do organismo para manter a temperatura do corpo normalizada. Além disso, muitas vezes a sensação de sede pode ser confundida com a sensação de fome.
 


5. Atenção às dietas

Eis o que não quer fazer: desacelerar o metabolismo. Eis o que não pode fazer: deixar de comer. Dietas extremamente restritivas ou a falta de ingestão de refeições principais vão simplesmente desplotar mecanismos de reserva que, por sua vez, intimidam o metabolismo.
 


6. Invista nas proteínas magras, com prudência

A lógica é simples: a energia que o organismo despende para digerir a proteína é maior, o que vai fazer com que tenha de trabalhar mais. Sendo assim, optar por fontes poteicas magras como peixe, carnes brancas, e laticínios é o ideal. O consumo diário de iogurtes, idealmente magros, ajuda a regularizar a flora intestinal o que promove a absorção de nutrientes.
 

► Calcule aqui o seu metabolismo basal e descubra se precisa de o aumentar
 


7. O stress é o pior inimigo

Uma pesquisa nos Estados Unidos comprovou que estar submetido a um stress diário desacelera o metabolismo. Estar em stress faz com que os níveis de cortisol no organismo disparem. Esta hormona é responsável pela acumulação de gordura e aumentar a sensação de fome. 


Não há receitas milagrosas, mas com uma rotina alimentar equilibrada aliada a uma boa atividade física, tem a receita de como aumentar o metabolismo. 
 
Saiba as melhores dicas para ficar em forma !


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