Como tomar Whey?

Como tomar Whey é a questão que agora se levanta. Venha esclarecer todas as suas dúvidas no nosso artigo!  

Como tomar Whey?
A Whey é o suplemento proteico de excelência, tanto para atletas profissionais como recreativos.

Apesar de a proteína ser um nutriente que se encontra bem disperso nas diferentes fontes alimentares, há alturas em que é necessário recorrer a suplementos proteicos, nomeadamente à proteína Whey, para suprimir as necessidades proteicas diárias.

Neste contexto, a questão que se levanta é “ Como tomar Whey ?”

Proteína Whey: o que é?


whey

A proteína Whey não é, nada mais, nada menos, do que a proteína de soro de leite, que é extraída no processo de transformação do leite em queijo, e, posteriormente, transformada em pó.

Temos 10% de desconto em TODOS os produtos Prozis!
Utilize o código VIDA-ATIVA e comece já a treinar como um profissional. Usufrua agora do desconto!

Esta proteína é um suplemento de altíssima qualidade, capaz de ser absorvida rapidamente pelo organismo.

É um suplemento muito usado para promover o ganho de massa muscular e para ajudar na perda de peso, visto que possui pequenas concentrações de gordura e hidratos de carbono e alta taxa de aminoácidos, incluindo os de cadeia ramificada (BCAAs), os mais importantes para a síntese de massa muscular.

Neste sentido, é também importante clarificar a ideia de que um suplemento de proteína é um produto alimentar natural, tal como qualquer outro derivado do leite.

Tipos de proteína

tipos de proteina

Outro ponto importante a salientar é que existem 3 tipos de proteína Whey: a concentrada (que além de proteína contém alguns hidratos de carbono e gordura), a isolada (que é praticamente isenta de hidratos de carbono e gordura) e a hidrolisada (que é uma proteína de qualidade superior, já pré-digerida por enzimas digestivas para facilitar a absorção).

A melhor proteína para si será aquela que for mais de encontro ao seu objetivo e tipo de treino. Exemplificando: se o seu objetivo for perder peso, deverá optar pela versão isolada. Caso deseje uma hipertrofia marcada, a sua escolha deverá recair sobre a versão concentrada. A hidrolisada justifica-se, essencialmente, caso seja atleta.

Mas afinal, como tomar Whey?


Antes de saber como tomar Whey, é importante saber se não é alérgico a nenhuma substância derivada do leite ou intolerante à lactose. Caso não seja, indicamos-lhe, de seguida, como deverá tomar este tipo de proteína.

Como tomar Whey – Momento ideal

como tomar whey momento ideal

À luz do conhecimento atual, sabe-se que o consumo de proteína deve ser regular ao longo do dia, sendo aconselhado ingerir cerca de 20-30g de proteína de 3 em 3 horas, seja através de alimentos ou de suplementos, particularmente quando o objetivo é a hipertrofia muscular.

Como tal, não existe um número de vezes por dia standard para tomar proteína. Tudo vai depender da sua alimentação, desgaste físico, objetivo, entre outros fatores.

Contudo, sabe-se que o período pós-treino, pois é a altura em que tira maior partido de toda a sua riqueza nutricional e estará a promover uma melhor recuperação muscular, pois o seu organismo está mais recetivo aos nutrientes.

No entanto, a proteína também pode servir para assegurar uma ingestão proteica suficiente, podendo ser consumida em qualquer momento do dia.

Como tomar Whey – Com Água ou Leite?

como tomar whey agua ou leite

A proteína, por norma, pode ser tomada de duas formas: juntamente com água ou com leite/iogurte/bebidas vegetais.

Tomar proteína com leite/ iogurte/ bebidas vegetais atrasa a absorção da mesma pelo organismo, o que pode ser uma vantagem na refeição pré treino (a absorção será mais lenta e terá proteína disponível quando realmente precisa) ou na ceia (de modo a minimizar o catabolismo muscular).

No pós-treino, a situação ideal passa por promover uma digestão e absorção rápida da proteína, sendo mais interessante a sua ingestão com água ou sumo de fruta natural.

Assim, o modo de tomar proteína vai depender do momento de ingestão e do objetivo.

Como tomar Whey – Quantidade

como tomar whey quantidade

Da mesma forma que o modo de utilização deve ser adequado ao seu plano alimentar, a dose também deve ser ajustada às suas necessidades e não deve generalizada a 1 scoop para toda a gente e em qualquer altura do dia.

A quantidade diária recomendada de proteína para atletas varia entre 1,2 a 2g de proteína/Kg. Como tal, a ingestão de 20-25g de proteína (~1 scoop) por refeição é vista como a quantidade mais interessante. Todavia isso é válido para um indivíduo de 70Kg. Se for uma senhora de 55Kg ou um homem de 105Kg, isso pode mudar.

Nota final


O ideal é que se aconselhe com um nutricionista antes de iniciar a toma de qualquer suplemento, incluindo a proteína, de modo a que a sua ingestão diária seja equilibrada e lhe permita atingir todos os seus objetivos.

Usufrua de um desconto de 10% em TODOS os produtos Prozis com o código VIDA-ATIVA

Veja também:

Rita Lima Rita Lima

Rita Lima é nutricionista e trabalha, atualmente, nos ginásios Urban Fit de Ermesinde, Antas Prime Fitness e CulturaFit Club no Porto. Durante 2 anos colaborou no projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto e com o Boavista Futebol Clube. É licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade.