Vitamina K: benefícios para o organismo e como obter

A vitamina K pode ser obtida através da alimentação, nomeadamente, os vegetais de folha verde. Conheça a importância que esta vitamina tem no nosso organismo.

Vitamina K: benefícios para o organismo e como obter
Uma vitamina muito importante na coagulação normal do sangue.

vitamina K é uma vitamina lipossolúvel, ou seja, precisa de gordura para ser absorvida. Refere-se a um grupo de vitaminas que desempenham um papel na coagulação do sangue, no metabolismo ósseo e na regulação dos níveis de cálcio no sangue.

O corpo precisa de vitamina K para produzir protrombina, uma proteína e um fator de coagulação que é importante na coagulação sanguínea e no metabolismo ósseo.

A sua deficiência é rara, mas, em casos graves, pode aumentar o tempo de coagulação, levando a hemorragia e sangramento excessivo.

Benefícios da vitamina K


A vitamina K é o nome que se dá às diversas substâncias necessárias à coagulação normal do sangue. Existem de três tipos:

  • A vitamina K1 é o principal tipo de vitamina K dietética. Pode ser encontrada nos alimentos de origem vegetal, como as plantas.
  • A vitamina K2 está presente em alguns alimentos de origem animal e fermentados. Pode ser sintetizada pela flora intestinal.
  • A vitamina K3 é uma forma sintética da vitamina.

Alguns dos benefícios desta vitamina no organismo são:

1. Saúde óssea

vitamina k e ossos saudaveis

Vários estudos sugerem que a vitamina K ajuda na manutenção de ossos fortes, melhora a densidade óssea e diminui o risco de fraturas.

2. Saúde cognitiva

seniores com boa saude cognitiva

O aumento dos níveis sanguíneos de vitamina K tem sido associado à melhoria da memória em adultos mais velhos.

3. Saúde do coração

medicao da pressao arterial

A vitamina K pode ajudar a manter a pressão arterial mais baixa, impedindo a mineralização, onde os minerais se acumulam nas artérias. Isso permite que o coração bombeie sangue livremente através do corpo. A mineralização ocorre naturalmente com a idade, e é um importante fator de risco para doenças cardíacas.

4. Pode prevenir diabetes tipo 2

teste da diabetes

Esta vitamina pode ter um papel importante na prevenção de diabetes tipo 2, e isto deve-se ao facto de melhorarem a sensibilidade à insulina.

5. Ajuda na perda de peso

perda de peso

Como a vitamina K melhora a sensibilidade à insulina, pode ter um papel importante na perda de peso. Isto porque a insulina é uma hormona poderosa que sinaliza a necessidade de armazenar gordura.

6. Promove a boa saúde do sistema digestivo e imunitário

imunidade forte

Estudos mostraram que a suplementação com vitamina K pode ter um papel importante na melhoria do sistema imunitário, assim, como no sistema digestivo.

Esta vitamina é fundamental para a coagulação e para o crescimento e manutenção da massa óssea, sendo que a sua carência pode causar hemorragias graves, osteoporose e insuficiência hepática.

Ingestão alimentar de referência (DRI)


A ingestão diária recomendada de vitamina K depende da faixa etária e também do sexo da pessoa. Nas alíneas seguintes, encontra-se a dose que deve ser tida em consideração:

  • Bebés até aos 3 anos: 30 μg por dia
  • Crianças até dos 4 aos 8 anos: 55 μg por dia
  • Crianças dos 9 aos 13 anos: 60 μg por dia
  • Crianças dos 14 aos 18 anos: 75 μg por dia
  • Mulheres adultas (> 18 anos): 90 μg por dia
  • Homens adultos (> 18 anos): 120 μg por dia

Deve-se conseguir a quantidade necessária através da alimentação variada e equilibrada. A vitamina que o corpo não precisa no imediato é armazenada no fígado para uso futuro, e por esse motivo não precisa da sua presença diária na dieta.

Fontes de vitamina K


brocolos ricos em vitamina k

Se pretende aumentar a ingestão desta vitamina, saiba que existem alimentos que nos fornecem este micronutriente em boa quantidade.

Os vegetais de folha verde, como folhas de nabo, espinafres, brócolos, espargos, couve, chá verde e alface parecem ser aqueles que nos dão mais desta vitamina. Em menor quantidade, encontramos esta substância em produtos fermentados, como o iogurte, kefir, repolho fermentado, entre outros. Outras fontes interessantes são as sementes de soja e os cereais integrais.

A deficiência de vitamina K


hematomas na pele

1. Sintomas

É muito raro o organismo ter falta desta vitamina apenas por questões nutritivas, uma vez que está presente em variados alimentos e é naturalmente produzida pelas bactérias da flora intestinal.

Contudo, a deficiência de vitamina K pode acontecer devido à ingestão de medicamentos que entrem em conflito com a sua absorção ou devido a problemas intestinais como a colite ou doença de crohn. Estes são alguns dos sintomas que mostram que o organismo não está a absorver uma quantidade suficiente de vitamina K:

  • Sangramento difícil de estancar
  • Hematomas no corpo
  • Sangue na urina e/ou nas fezes
  • Sangramento do nariz
  • Sangramento das gengivas
  • Menstruação muito intensa

2. Consequências

  • Hemorragias e sangramentos descontrolados
  • Calcificação da cartilagem
  • Má formação dos ossos (fraturas frequente e osteoporose)
  • Depósitos de sais de cálcio insolúveis nas artérias

Consiga aqui um plano de treinos gratuito de acordo com os seus objetivos e fique em forma!

Ler mais