Quem pode praticar pilates?

Quem pode praticar pilates?

Marque já uma aula para experimentar!

Quem pode praticar? Novos? Velhos? Grávidas? A resposta a todas estas perguntas assim como todos os benefícios está aqui. 

Quem pode praticar pilates? A resposta é simples: qualquer pessoa, independentemente do sexo ou idade.

A técnica desenvolvida por Joseph Pilates teve a sua explosão nos 40, quando atletas o procuraram para resolver algum problema postural ou lesão provocada pela prática de desporto.

No entanto, pela sua versatilidade, este método, permite que a prática seja adaptada às necessidades de cada indivíduo.

Cada exercício pode ser adaptado de acordo com as limitações e necessidades de cada pessoa e, independentemente, da intensidade, os resultados surgem.

Assim, o verdadeiro método de Pilates é personalizado para garantir resultados a quem pratica.

O pilates segue seis princípios: centralização (músculos do core), respiração, concentração, controlo, precisão e fluidez. 

Quem pode praticar pilates?


Assim, quem pode praticar pilates abrange uma grande espectro, do atleta de alta competição a grávidas, da terceira idade a adolescentes, de mulheres a homens com ou sem patologias posturais (escoliose, hiperlordose, etc.) ou outros problemas.

Pronto para malhar pesado?
Obtenha um plano de exercícios para atingir os seus objectivos! Saiba tudo aqui !
Desde que sejam respeitadas a limitações de cada um, qualquer pessoa pode e deve praticar pilates - à exceção das crianças pelo nível de concentração que é exigido.
 

Principais benefícios do pilates para cada indivíduo


1. Pilates na gravidez

pilates gravidez
O pilates é especialmente indicado na gravidez, uma vez que as alterações que corpo sofre resultam muitas vezes em dores na região lombar e alterações nos músculos centrais.

O pilates fortalece e alonga os músculos abdominais, os glúteos e zona lombar que sustenta a coluna vertebral.

Como resultado, torna o parto mais fácil e diminui a sensação de desconforto na gravidez, nomeadamente: inchaço, dores nas costas e nas pernas.
 
 


2. Pilates na terceira idade 

pilates terceira idade
Nesta fase da vida, os benefícios do pilates são inúmeros! Numa altura em que o corpo acusa o peso de uma vida, o pilates auxilia no equilíbrio, na coordenação motora, na flexibilidade, no alívio das dores, no fortalecimento muscular e das articulações, na circulação sanguínea, na capacidade respiratória e no aumento da autoestima.

Com um corpo mais forte, o pilates trabalha na prevenção da osteoporose.

 


3. Pilates na adolescência

pilates adolescencia
Podemos dizer que é na adolescência que o pilates é absolutamente fundamental como método preventivo.

Numa fase de crescimento intenso e rápido, o corpo está mais permeável a erros posturais que, mais tarde, podem traduzir-se em dores penosas.

Na adolescência, o pilates trabalha de forma a prevenir escolioses, cifoses e hiperlordoses, muito comuns neste idade e que, se não forem corrigidas, podem trazer inúmeros problemas na fase adulta.
 
 


4. Pilates no desporto

pilates no desporto
O pilates promove um aumento da forma, da resistência, da flexibilidade, do equilíbrio, da potência que, não só melhoram a performance como reduzem as hipóteses de lesão.

Além disso, permite uma maior consciência do seu corpo, das suas capacidades e limitações, logo, um uso mais adequado do mesmo.

Não é de estranhar que alguns dos melhores atletas do mundo, como Cristiano Ronaldo, sejam praticantes assíduos do método.
 
 


5. Pilates na reabilitação

pilates reabilitacao
Lado a lado com a fisioterapia, o método pilates é uma importante ferramenta na recuperação depois de um trauma físico.

Os professores de pilates estão preparados para auxiliar no tratamento de dor cervical ou lombar, hérnia de disco, ou discopatia degenerativa, com exercícios de baixo impacto, adaptados a cada caso para proporcionar alívio e impedir o reaparecimento de novas dores.


A pergunta não é "quem pode praticar pilates" mas antes... "porque é que ainda não experimentou"?

Receba aqui um plano com exercícios para malhar e ficar em forma !

 

Veja também: