Morangos: 7 surpreendentes benefícios

Os morangos são por norma, um dos frutos favoritos de todos, especialmente dos mais pequenos. Saiba mais sobre este frutos e quais os seu benefícios para a saúde.

Morangos: 7 surpreendentes benefícios
Descubra de que forma os morangos melhoram a sua saúde.

Os morangos são uma das guloseimas mais populares, refrescantes e saudáveis do planeta.

Quando chega a época mais quente do ano, não há quem não se lembre desta saborosa fruta.

Mas além do seu sabor, os morangos também nos trazem uma série de benefícios para a saúde e estão dentro do grupo dos melhores alimentos com conteúdo antioxidante.

Composição nutricional dos morangos


Os morangos são uma excelente fonte de vitamina C e fornecem uma boa quantidade de folatos e fibra. Estes devem fazer parte de uma alimentação saudável devido ao seu potente efeito antioxidante e anti-inflamatório.

Por cada 100g de morangos, obtém-se:

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Os morangos devem ser brilhantes, com uma cor vermelha brilhante e folhas verdes intactas. Podem ser armazenados no frigorífico entre um a três dias e não devem ser lavados até ao momento do seu consumo.

Recomenda-se que sejam consumidos dentro da sua época sazonal para que os seus atributos nutricionais sejam mantidos.

Os benefícios dos morangos…


Este fruto apresenta diversos benefícios para o organismo. Vamos enumerar de seguida os principais.

1. Prevenção de doenças do coração

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O consumo regular de antocianinas, uma classe de flavonóides encontrados neste tipo de bagas, pode reduzir o risco de ataque cardíaco em 32% em mulheres jovens e de meia-idade.

O alto teor de polifenóis encontrado nos morangos também pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, evitando a acumulação de plaquetas e reduzindo a pressão arterial através de mecanismos anti-inflamatórios.

2. Prevenção de AVC e crescimento tumoral

prevencao de AVC

Os antioxidantes quercetina, kaempferol e antocianinas ajudam a reduzir a formação de coágulos sanguíneos prejudiciais relacionados com os acidentes vasculares cerebrais.

O alto consumo de potássio também está associado a um risco reduzido de acidente vascular cerebral.

Como mencionado acima, os morangos contêm poderosos antioxidantes que trabalham contra os radicais livres, inibindo o crescimento tumoral e diminuindo a inflamação no corpo.

3. Melhoria da hipertensão arterial

melhoria da hipertensao arterial

Devido ao seu elevado teor de potássio, os morangos são recomendados para aquelas com hipertensão arterial para ajudar a negar os efeitos do sódio no organismo.

Uma baixa ingestão de potássio é um fator de risco para o desenvolvimento de pressão arterial elevada da mesma forma que o consumo exagerado de sódio.

4. Controlo da diabetes

controlo da diabetes

Os morangos são um alimento com baixo índice glicémico e alto em fibras, o que ajuda a regular o açúcar no sangue e mantê-lo estável evitando picos de glicemia.

Os indivíduos diabéticos devem ingerir morangos, pois o seu indicie glicémico é inferior a algumas das frutas que estão disponíveis todo o ano, como por exemplo a banana.

5. Protege o feto durante a gravidez

protege o feto na gravidez

A ingestão de ácido fólico durante o período gestacional é essencial para proteger o bebé contra defeitos no tubo neural.

Os morangos são uma boa fonte de ácido fólico, e por isso devem ser consumidos por mulheres grávidas para assegurar a ingestão adequada desta substância.

6. Ajuda a eliminar a obstipação

ajuda a eliminar a obstipacao

Comer alimentos com alto teor de água e fibra ajuda não só a manter a pessoa hidratada, como também ajuda a manter os movimentos intestinais regulares.

A fibra é essencial para minimizar a obstipação e adicionar volume às fezes.

7. Combate alergias e asma

combate alergias e asma

Devido aos efeitos anti-inflamatórios da quercetina, o consumo de morangos pode ajudar a aliviar os sintomas de alergias.

Vários estudos já demostraram que a incidência de asma é menor com uma alta ingestão de certos nutrientes, estando a vitamina C no topo da lista. 

Como incorporar o morango na dieta


iogurtes e morangos

São uma fruta de fácil preparação e consumo, sendo facilmente integrada em lanches e snacks.

Os morangos estão disponíveis de diversas formas: frescos, congelados, liofilizados, em gelatinas, xaropes e geleias. Contudo, os frescos são a opção mais saudável e que nos trazem mais nutrientes.

Deixamos aqui algumas dicas saudáveis:

  • Faça umas saborosas espetadas de frutas com morangos, banana e uvas.
  • Faça seu próprio cocktail de frutas com frutas frescas e inclua abacaxi, pêssegos e morangos.
  • Corte morangos e adicione-os ao iogurte natural simples com frutos secos.
  • Coloque como topping nas suas panquecas matinais.
  • Congele alguns morangos e quando precisar deles insira-os num liquidificador com banana, leite e gelo e obtenha um batido delicioso.

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