Causas da celulite: conheça as 11 mais comuns

A celulite é uma realidade no corpo de muitas mulheres. Surge frequentemente em regiões que acumulam gordura com facilidade. Quais são as causas da celulite?

Powered by: BodyScience
Causas da celulite: conheça as 11 mais comuns
Por que é este inestético problema tão comum nas mulheres?

Um estilo de vida sedentário e a alimentação rica em açúcar e sal, predisposição genética familiar ou hereditariedade são algumas das causas da celulite.

Embora a celulite não seja uma condição médica grave, causa desconforto e afeta a autoestima. Assim, é importante perceber o que a causa, para depois saber como a eliminar e prevenir o seu aparecimento.

11 CAUSAS DA CELULITE


1. Género feminino

causas da celulite

Sim, é um facto. Este é um problema muito mais frequente nas mulheres. Mas porquê?

  • Existe mais gordura na mulher – 20 a 25% – contra 10 a 15% no homem;
  • As células adiposas (grupo de células responsável pelo armazenamento de gordura) na mulher estão organizadas de uma forma diferente relativamente aos homens permitindo, assim, armazenar mais gordura;
  • As alterações hormonais femininas podem levar a uma maior acumulação de gordura, coincidindo com momentos como a puberdade, a gravidez e a menopausa.

2. Fatores genéticos

A genética determina a localização e quantidade de células adiposas. Certas pessoas são, de facto, mais propensas ao desenvolvimento da, temível, celulite do que outras.

3. Idade

Com o avançar dos anos, as fibras perdem consistência e tonicidade. Assim, a idade mais avançada é uma das causas da celulite.

4. Roupa apertada

roupa apertada

Evite utilizar roupa muito justa pois, ao dificultar a circulação do sangue, pode contribuir para o desenvolvimento de celulite.

5. Alterações hormonais

Alterações hormonais associadas, por exemplo, à toma de um contracetivo oral, podem ser causas da celulite. Esta propensão pode ainda ser exacerbada em alturas em que se verifiquem alterações hormonais, como é o caso da puberdade, gravidez ou menopausa.

6. Metabolismo lento

Em pessoas com metabolismo mais lento, o desgaste das gorduras é retardado, o que favorece a sua acumulação, causando celulite.

7. Tabaco

tabaco

Os malefícios do tabaco já são amplamente conhecidos. Podemos ainda acrescentar um outro, uma vez que os cigarros prejudicam a circulação sanguínea e impedem a formação correta de colagénio, danificando assim o tecido conjuntivo, fazendo “saltar à vista” a gordura.

8. Stress

mulher em stress

O stress é responsável por alterações hormonais que, por sua vez, são uma das causas da celulite.

9. Estar muito tempo sentada

Permanecer sentada, por tempo prolongado, prejudica a circulação sanguínea no local, diminuindo a drenagem de líquidos que aí se acumulam, favorecendo a deposição de gordura e contribuindo para atrofia da musculatura, se não houver compensação com exercícios noutros momentos.

10. Estilo de vida sedentário

O exercício físico é, sem dúvida, uma das mais potentes armas no combate à celulite. A prática regular de exercício físico ajuda na prevenção e redução da celulite.

Uma vez que a celulite se localiza maioritariamente na parte inferior do corpo, os exercícios devem ter o seu foco para essa área. Sugestões eficazes passam por movimentos de flexão da coxa, incluindo lunges à frente, que irão ajudar a ativar a circulação sanguínea e trabalhar os músculos das coxas e joelho. Correr e utilizar o simulador de escadas, também são ideais para trabalhar os glúteos e coxas.

11. Má alimentação

alimentacao saudavel e celulite

À semelhança do que acontece com o exercício físico, também a alimentação saudável e equilibrada é uma das melhores ferramentas para combater a celulite. Esta é talvez uma das causas da celulite mais fáceis de contornar e que mais ganhos lhe traz em termos de saúde.

Pratique uma alimentação equilibrada, favorecendo o consumo de legumes (por exemplo brócolos), as frutas (como melancia, laranja, toranja ou papaia), as proteínas magras (aves e peixe) e os hidratos de carbono de libertação lenta (como o arroz e as massas integrais), evitando as gorduras saturadas, o sal e o açúcar.

Tratamento para a celulite


A celulite tem tratamento e passa, maioritariamente, pela mudança dos hábitos acima descritos. Além disso, a aplicação de determinados tratamentos pode ser uma grande ajuda para atenuar o aspeto de casca de laranja.

Nas Clínicas BodyScience dispõe de vários tratamentos de ponta que vão ajudar a combater este problema. A primeira consulta de avaliação é gratuita onde serão determinados os melhores tratamentos para cada caso.

Para o tratamento da celulite, a clínica dispõe de:

>> Contacte agora os profissionais da BodyScience e esclareça todas as dúvidas. 

Veja também:

Farmacêutica Cátia Rocha Farmacêutica Cátia Rocha

Cátia Rocha é farmacêutica. Como apaixonada pela profissão, acredita na importância da educação para a saúde e num papel interventivo dos profissionais de modo a transmitir conhecimentos que considera importantes e fundamentais para o bem-estar da população. É Mestre em Ciências Farmacêuticas pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte e exerce atualmente o cargo de farmacêutica na Farmácia Agra.