A importância da Vitamina A

A importância da Vitamina A

Saiba tudo já de seguida.

Quais as suas funções, as principais fontes ou o que as consequências da carência de Vitamina A? 
 

Quem nunca ouviu a expressão: “come a cenoura que te deixa os olhos bonitos”. A expressão certamente fez (ou faz) parte da vida de muitas pessoas e é apenas um exemplo de frases bem conhecidas de mães e avós que procuram cuidar da alimentação e saúde dos seus familiares. Isto serve apenas para mostrar que todos passaram (muito provavelmente) grande parte da sua vida a ouvir falar da importância das vitaminas ou dos alimentos que deveria comer porque fazem bem a isto ou àquilo. E quem quer que lhe tenha dito isso, não estava a enganá-lo. No caso da cenoura, pode não deixar os olhos mais bonitos, mas certamente contribui para o seu bom funcionamento, por exemplo. E tudo graças à Vitamina A, essencial para o organismo. Mas os seus benefícios não se ficam por aqui. Saiba qual a importância desta vitamina para o seu organismo e onde pode encontrá-la.

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O que é a Vitamina A?


A vitamina A integra o grupo das vitaminas lipossolúveis e encontra-se sob a forma de retinol, quando tem origem em fontes animais, ou carotenóide, uma provitamina, quando provém de fontes vegetais. Este último é considerado um percursor da Vitamina A e é o responsável pela cor dos frutos e vegetais, sendo o mais conhecido o betacaroteno.
 

Para que serve?


As funções da Vitamina A são inúmeras. De facto, esta vitamina atua em várias vertentes do organismo e é essencial em todas as fases da vida. Entre os seus principais benefícios destacam-se:
  1. Saúde ocular (a Vitamina A é responsável pela proteção da córnea e contribuiu para o bom funcionamento da retina, podendo por isso melhorar a visão noturna ou prevenir casos de cegueira);
  2. Prevenção de infeções respiratórias;
  3. Reforça o sistema imunitário;
  4. Ação antioxidante (retarda o envelhecimento celular e combate os radicais livres);
  5. Estimula o crescimento e desenvolvimento dos ossos, pele, cabelo, dentes e gengivas;
  6. Previne o envelhecimento e elimina as manchas da pele;
  7. Ajuda a tratar problemas de acne, úlceras cutâneas ou rugas, por exemplo;
  8. Importante para a gestação, visto que é essencial para o desenvolvimento do embrião (contribui para a formação do coração, olhos e ouvidos; desenvolvimento dos ombros; e estimula a formação da hormona do crescimento);
     

Sintomas de carência de Vitamina A


A falta de Vitamina A no organismo tem várias consequências como pode perceber (a julgar pelas suas funções). Entre os principais sintomas de carência de Vitamina A, podem enumerar-se:
  1. Dificuldade na visão noturna ou fotofobia;
  2. Secura ou dor ocular;
  3. Dificuldades na perceção das cores;
  4. Problemas de pele (como acne);
  5. Boca ou pele seca;
  6. Dor de cabeça;
  7. Falta de apetite;
  8. Cabelos sem brilho;
  9. Problemas imunológicos (como gripes constantes, por exemplo);
  10. Problemas de fertilidade.
     

Onde encontrar?


Encontrar fontes de Vitamina A não é difícil. Cenoura, batata-doce, espinafres, agrião, manga, couve portuguesa, pimento, brócolos, diospiros, meloa ou melão, couve-lombarda, abóbora, papaia, laranja, abóbora, pêssego, fígado de aves e de outros animais, gema de ovo, queijo ou leite, são apenas alguns exemplos de alimentos ricos em Vitamina A.
 

Dose diária Recomendada


A dose diária de Vitamina A recomendada varia consoante diferentes critérios, como a idade ou o sexo (entre outros). Ainda assim, para homens adultos está indicada uma dose de 2,0 mg por dia, sendo de 1,6 mg para as mulheres.

Já sabe, não se esqueça de tomar hoje a sua Vitamina A.

 

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