Como escolher entre as variedades de batata doce

Existem diversas variedades de batata doce que se distinguem essencialmente pela cor exterior: roxa ou branca. Saiba aqui quais as diferenças mais significativas.

Como escolher entre as variedades de batata doce
Venha descobrir a melhor opção.

A batata doce é uma planta herbácea de raízes tuberosas. Originária da América do Sul, conhecem-se muitas variedades de batata doce, sendo estas diferenciadas pela sua forma e principalmente pela sua cor.

Em Portugal é possível encontrar uma grande produção deste alimento na costa alentejana, o local propício ao seu desenvolvimento uma vez que apresenta condições favoráveis, tais como o clima moderado, os solos arenosos e o facto de ser próximo do mar onde as geadas não são tão frequentes. 

Composição nutricional


Falando da batata doce no geral, pode-se dizer que é uma excelente fonte de vitaminas, especialmente a vitamina A, e minerais.

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Adicionalmente, é uma boa fonte de proteínas de alto valor biológico, uma vez que contêm os aminoácidos essenciais que o organismo necessita, ainda que a quantidade de proteína seja pequena.

Os antioxidantes são parte integrante das batatas doces, sendo desta forma um alimento que ajuda no combate ao envelhecimento precoce e na prevenção de determinados tipos de cancro.


► Saiba mais aqui sobre os benefícios da batata doce


Batata doce roxa vs batata doce branca


batata doce roxa e branca
As duas grandes variedades de batata doce são:

1. Batata doce roxa;
2. Batata doce branca.

Vamos tentar explicar qual a melhor alternativa em diferentes objetivos de dieta.
 

1. Perda de peso

Se tem como objetivo perder peso, a batata doce branca leva uma ligeira vantagem sobre a roxa no que diz respeito à quantidade de calorias que fornece.

Contudo, essa diferença é mínima e por isso qualquer que fosse a escolha não seria um problema precisamente pela diferença não ser assim tão significativa.   

 


2. Construção de massa muscular

Ambas as variedades de batata doce possuem um baixo índice glicémico, portanto, conseguem manter os níveis de açúcar no sangue estáveis durante o período de atividade física, oferecendo continuamente uma boa quantidade de energia, melhorando o desempenho e evitando hipoglicemias (que são comuns durante a pratica de exercício físico).

 


3. Obtenção de mais nutrientes

A batata doce roxa ganha neste tópico. É o tipo que oferece mais vitaminas e minerais, mas apenas se for consumida com a casca, local onde se concentram estas mais valias.

Do ponto de vista da quantidade de nutrientes, a roxa ganha comparativamente à branca, mas apenas se for consumida integralmente, caso contrário não é relevante este diferença nutricional.
 
 


4. Melhor sabor

Tal como o nome indica, este alimento possui um sabor adocicado relativamente á batata tradicional que se consome. Mas esse sabor é mais percetível na batata doce roxa, a variedade que também tem uma textura mais agradável.
 

Como comer a batata doce?


batata doce assada
É um alimento de fácil e rápida confeção e com o seu magnífico sabor adocicado, pode ser preparada de inúmeras formas – cozida, grelhada, assada, salteada ou frita e há até quem a aprecie crua.
 
O mais indicado é levá-la ao forno ou usar a grelha, já que se se cozer poderá perder nutrientes para a água do cozimento e assim não é tão agradável do ponto de vista nutricional.
 
É considerado um excelente snack entre refeições, com as suas caraterísticas naturais, sabor doce e textura suculenta e crocante, é ideal para uma pausa repleta de sabor.

Pode ser usada em diversas receitas, que incluem sopas, saladas, purés e chips de vegetais.

► Veja aqui receitas saudáveis de batata doce
 

Mensagem a reter…


  • Independentemente das variedades de batata doce que escolher, recorde-se que são ambas bastante benéficas para o organismo, contribuem para a construção muscular e auxiliam na perda de peso;
  • São excelentes alimentos para regular e estabilizar a glicemia, quer seja durante o exercício físico ou não;
  • O modo de confeção é importante, por isso, lembre-se que do ponto de vista nutricional, o ideal é assar a batata doce ou grelhá-la, e assim mantem o alimento saudável sem que operca muitos nutrientes;
  • É um alimento versátil que pode ser utilizado em diferentes receitas.

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