Porque deve fazer um treino de alta intensidade

Quando pratica exercício físico, não deve fazê-lo permanentemente na sua zona de conforto. Conheça aqui 10 razões pelas quais deve optar por um treino intensivo.

Porque deve fazer um treino de alta intensidade
Os benefícios para a saúde são incalculáveis.

Como sabemos, um treino de alta intensidade consiste em períodos curtos de atividade muito intensa, alternados com compassos de atividade mais relaxada ou mesmo de total descanso.

Este conceito pode ser aplicado aos mais variados tipos de exercício, mas podemos dar um exemplo concreto: correr à velocidade máxima durante 30 segundos e depois caminhar durante um minuto, repetindo esta sequência durante 10 minutos.

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A adesão a este treino exige que se esforce ao máximo em cada exercício que faz, evitando que a sua rotina física se transforme apenas nisso mesmo: uma rotina.

Além disso, estão ainda inerentes ao treino de alta intensidade uma série de outros benefícios inegáveis, que o irão convencer a alterar a forma como encara o universo do fitness.

Descubra abaixo as 10 razões específicas que identificámos para si.
 

Melhoria do aspeto físico




1.    Perda de gordura corporal e queima de calorias pós-treino

Não só já se provou que o exercício de alta intensidade estimula a perda de maior quantidade de gordura corporal do que o exercício moderado e do que o treino de resistência, como também ficou estabelecido que este assegura uma maior queima de calorias no período de 24 horas após o exercício ter terminado.

O que se passa é que a intensidade aplicada leva a que o ciclo reparador do corpo entre em velocidade de cruzeiro para reparar as células, restabelecer as reservas de glicogénio muscular e hepático, reoxigenar o sangue, etc., provocando um efeito designado por EPOC (capacidade de o organismo queimar calorias mesmo depois do treino).
 

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2.    Manutenção e definição da massa muscular

Um dos grandes desafios de uma dieta é perder gordura sem perder também massa muscular. Contrariamente ao que acontece com os exercícios de cardio, o treino de elevada intensidade, tal como a musculação, ajuda a preservar e definir os músculos, assegurando que o peso perdido provém sobretudo de depósitos adiposos.
 

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3.    Aceleração do metabolismo e aspeto mais jovem

Além de queimar gordura e preservar o músculo, quando o treino é intenso, estamos ainda a estimular a produção de uma hormona chamada HGH (hormona do crescimento humano) em cerca de 450% durante as 24 horas após o término do exercício. 

Esta fabulosa hormona não só promove a queima de calorias extra, como é ainda responsável por desacelerar o processo de envelhecimento, assegurando uma aspeto bem mais jovem.
 

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4.    Supressão do apetite e padrões alimentares mais equilibrados

Estudos realizados na Austrália sugerem que, apesar de se pensar que o exercício provoca fome, o treino intensivo pode, pelo contrário, atuar como um supressor de apetite, reduzindo a motivação para comer. Isto porque a hormona que estimula a dita fome parece ser suprimida nos indivíduos que praticam este tipo de exercício físico.

Além disso, o treino de alta intensidade tem ainda a vantagem de influenciar positivamente os seus padrões de alimentação, uma vez que favorece o equilíbrio energético.

 

Adaptação aos desafios da vida moderna




5.    Pode treinar a qualquer hora e em qualquer lugar

O treino intensivo é a escolha ideal para quem tem uma vida ativa, com uma agenda preenchida. A pesquisa prova que com um treino de apenas 15 minutos pode ficar em melhor forma do que correndo na passadeira durante uma hora! 

Além disso, como o conceito assenta num esforço levado ao máximo num curto período de tempo, seguido de um período de relaxamento e nova repetição, pode ser adaptado a qualquer constrangimento de espaço que venha surgir.
 

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6.    Não há necessidade de qualquer equipamento

O que interessa aqui é colocar o coração em funcionamento. Assim, qualquer treino pliométrico, como lunges com salto ou flexões, pode resultar tão bem ou melhor do que os habituais exercícios intensivos, como correr, andar de bicicleta ou saltar à corda.
 

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7.    Treinos físicos menos aborrecidos

Quando se opta por um treino de elevada intensidade, não é necessário passar tanto tempo no ginásio a praticar sempre os mesmos exercícios: bastam 20 a 30 minutos para estar despachada! Mas não são só os tempos que saem beneficiados: os próprios treinos tornam-se mais divertidos e animados, eliminando qualquer fator de aborrecimento.

 

Melhoria do estado de saúde em geral




8.    Capacidade cardiovascular intensificada

Em comparação com o exercício moderado, o exercício de alta intensidade melhora significativamente a sua capacidade cardiovascular. O que isto significa, além dos benefícios óbvios na vida do dia a dia, é que as suas sessões de treino vão poder ser bastante mais longas e intensas, uma vez que vai conseguir transportar e usar uma maior quantidade de oxigénio durante as mesmas.
 

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9.    Estado de espírito mais animado

Quando o treino é feito com elevada intensidade e existe um esforço consciente no sentido de atingir e quebrar todos os limites, os níveis de endorfina vão disparar de forma significativa, isto é: dá-se uma libertação de químicos associados à felicidade e ao bem-estar. Assim, a sua disposição psicológica vai melhorar inevitavelmente.
 

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10.    Melhoria da saúde e redução da mortalidade

Este será, provavelmente, o melhor argumento de todos: afinal, quem não quer viver mais tempo e, acima de tudo, mais saudável? Se, por uma lado, a intensidade do exercício está relacionada com a redução de doenças cardiovasculares, por outro também está relacionada com a redução da mortalidade, seja qual for a causa. 

Resumindo: aparentemente, quanto mais intensidade imprimir ao seu treino, menor será o seu risco de morte prematura.
 

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Ficou convencido a aderir ao treino de elevada intensidade? Esperamos que sim. No entanto, dado o investimento físico necessário, recomendamos apenas que faça um check up junto do seu médico para determinar se está em condições de praticar uma rotina de exercícios baseada neste conceito. Boa sorte e bons treinos!
 
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