Overnight de framboesa e groselha: pequeno-almoço para o regresso às aulas

Overnight de framboesa e groselha é um exemplo de um pequeno-almoço completo, cheio de vitaminas e bastante fácil de fazer, indicado para as crianças no regresso às aulas.

Overnight de framboesa e groselha: pequeno-almoço para o regresso às aulas
A refeição mais importante do dia para um regresso às aulas saudável e fortificado.

O ano letivo está prestes a começar e uma das nossas preocupações prende-se com o facto de haver um número considerável de crianças e jovens que não tomam o pequeno-almoço quando vão para a escola. Este comportamento vai refletir-se na falta de atenção nas aulas e a sonolência associada. Mais preocupante ainda é no intervalo das aulas saírem da escola (normalmente os adolescentes) para se dirigirem ao café mais próximo e comprarem um pedaço de pizza, ou um pacote de batatas fritas ou mesmo um bolo fazendo aumentar as estatísticas de obesidade infantil e juvenil.

Com o intuito de reduzir este comportamento sugerimos um overnight de framboesa e groselha, um pequeno-almoço preparado no dia anterior.

Mas o que é um overnight?


Overnight oats significa que os flocos de aveia são mergulhados num líquido, geralmente leite, e ficam durante toda a noite no frigorífico. A ideia é fazer com que as propriedades dos ingredientes se soltem durante a noite (como no caso da aveia, das sementes de chia, entre outras) e juntar a esse preparado fruta, iogurte, sementes e frutos secos, que se dispõem em camadas.

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Quem experimenta fica fã e não há desculpa para não tomar o pequeno-almoço em casa. Também pode optar por fazer o overnight oat num frasco com tampa hermética e levá-la na marmita. Muitos dos overnight levam pudim de chia (mistura de iogurte com sementes de chia).

Receita de Overnight de Framboesa e Groselha


overnight oats de framboesa e groselha

Maria Inês Mendes (blogue: Ananás e Hortelã)

– Ingredientes –

  • 3 colheres de sopa de flocos de aveia
  • 1 mão cheia de framboesas
  • 1 e ½ iogurte grego ligeiro
  • 1 colher de sopa de sementes de chia
  • 3 colheres de sopa de granola
  • Groselhas a gosto

– Modo de Preparação –

  1. Comece por misturar ½ iogurte com as framboesas e a aveia e triture.
  2. Encha um terço dos copos com o batido acabado de fazer.
  3. Faça camadas começando por colocar duas colheres de granola em cada copo e a seguir divida o iogurte pelos dois overnights.
  4. Termine com mais um pouco de batido de framboesas.
  5. No topo coloque algumas groselhas.

> Encontra várias receitas no livro “Crianças Saudáveis, Famílias Felizes”, da autora Luísa Fortes da Cunha, do blog My Casual Brunch e da Raquel Fortes, do blog It’s Up to You.

Pode acompanhar esta e outras receitas através do:

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Luísa Fortes da Cunha Luísa Fortes da Cunha

Licenciada em Educação Física, Mestre em Gestão da Formação Desportiva, Autora do Blog My Casual Brunch e escritora de literatura juvenil da popular série Teodora, com 16 livros publicados. Co autora do livro “Crianças Saudáveis, Famílias Felizes”, com Raquel Fortes, do blogue It’s Up to You, editado pela Lua de Papel, do Grupo Leya.